Quando percebi, eu já era usuária da Biblioteca Virtual Pearson e sabia que tinha tomado a melhor decisão no meu caminho de aprendizagem.


  1. O conflito do tempo de estudo com as metas de aprendizagem
  2. 3 coisas que a Biblioteca Virtual me proporcionou

Eu amo estudar, devo confessar. Eu me sinto ótima diante de tanto conhecimento que a humanidade gerou e eu posso conhecer tudo isso por meio dos livros.

Embora com as redes sociais eu também consiga aprender, os livros são uma grande possibilidade de abordar o conhecimento por conta da sua estrutura acadêmica, linguagem e perspectivas que estão ancoradas na autenticidade do trabalho de pesquisa de seus autores.

Eu sou uma daquelas pessoas que adoram cheirar um livro físico, gostam de olhar para as prateleiras de uma livraria, mas admiro ainda mais as coleções de uma biblioteca universitária!

O conflito de vincular o tempo de estudo com as metas de aprendizagem

metas-de-aprendizagem-com-biblioteca-virtual-pearson

Meses atrás, quando eu estava estudando para uma pós-graduação, eu descobri que o tempo nunca desistiu de mim

O tempo dedicado à instituição e as metas de estudo, para mim e meus colegas, eram um conflito mesmo que tentássemos distribuir os materiais e depois comentar e aprender juntos.

Para um dos projetos finais sentimos que não iríamos dormir por um mês! Assim como tinha sido ao longo do 1º ano escolar.

Então, procurando soluções descobrimos que um leitor de tela poderia nos ajudar, mas precisávamos ter os textos em formatos digitais.

Então pesquisamos na internet os textos que estávamos estudando e descobrimos que eles faziam parte do acervo da Biblioteca Virtual De Pearson, pois eram textos universitários de autores com reconhecimento acadêmico internacional.

Esta Biblioteca não só tinha os textos em digital, mas também tinha um leitor de tela! e com notas de trabalho colaborativas. Foi maravilhoso! Na primeira semana pensamos que não íamos dormir, fizemos progressos consideráveis no projeto.

Leitura complementar: 👉 Conheça o acervo da Biblioteca Virtual da Pearson

3 coisas que a Biblioteca Virtual me proporcionou

metas-de-aprendizagem-com-biblioteca-virtual-pearson-beneficios

1. Leitura em voz alta que reduziu o tempo de estudo

Em um único dia, meus colegas de classe e eu conseguimos revisar até dois capítulos de um texto universitário.

A velocidade da leitura poderia ser modulada e até mesmo existia a opção de escolher o gênero de voz que era mais agradável para nós ouvirmos e ao fazer pausas descobrimos que já tínhamos lido até 10 páginas.

Leia também: 👉 A leitura como recurso no ensino superior virtual para motivar alunos

2. Acesso a partir do dispositivo móvel

Pude acessar os materiais no dispositivo móvel no modo offline reduzindo consideravelmente o tempo de pesquisa e abrindo os espaços de trabalho, já que ao baixar o aplicativo da Biblioteca Virtual, os textos ficam disponíveis sem a necessidade de usar dados móveis.

Sem tentar saturar minha mente com várias atividades ao mesmo tempo, eu poderia simplesmente seguir em frente na leitura enquanto descansava a postura corporal, exercitando-me, cozinhando ou usando o tempo livre para outras atividades.

banner inovacao em bibliotecas no ensino superior

3. Notas compartilhadas

Isso nos permitiu construir o projeto em equipe porque incluímos notas que continham os links para os materiais que produzimos juntos armazenados em documentos na nuvem.

Agora é a minha ferramenta favorita para concluir projetos de aprendizagem. Então, se você está pensando em ir para a faculdade para aprender algo novo, certifique-se de que você tem a Biblioteca Virtual Pearson à mão ou comunique a direção da sua instituição. Se você é um docente ou diretor, coloque essa ideia no planejamento acadêmico, pois fará muita diferença no desempenho dos seus estudantes.

A Pearson Higher Education oferece um teste grátis por 30 dias! 👇

Teste Grátis!

 


Nova call to action

Gabriela Millán Meza
Gabriela Millán Meza

Criativa e promotora de soluções educacionais. É autora de materiais educativos na Pearson, no Instituto Politécnico Nacional do México e nas redes sociais. Socióloga, professora e pesquisadora; mestrado em Educação com especialidade em Docência; especialista em Ensino de Ciências Sociais pela FLACSO Argentina; especialista em Desenvolvimento de Competências Psicoafetivas no processo educacional e certificada em Docência em cursos presenciais pela CONOCER.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados