A leitura digital é uma ferramenta inestimável para alcançar muitas das metas de treinamento, desenvolvimento e bem-estar de sua organização.

  1. 8 vantagens de tornar a leitura digital parte de sua cultura organizacional
    1.1. Promove lifelong learning, ou aprendizagem ao longo da vida
    1.2. Facilita o reskilling e o upskilling
    1.3. Ajuda a desenvolver power skills
    1.4. Permite que você interaja mais rapidamente com o conteúdo
    1.5. Promove uma melhor gestão do conhecimento
    1.6. Garante a atualização dos conteúdos
    1.7. Pode se tornar parte do salário emocional
    1.8.  Fortalece a imagem corporativa da empresa 
  2. Como posso abraçar a cultura de leitura digital em minha empresa?

Graças à leitura digital, tanto as empresas como os indivíduos podem alcançar todos os benefícios da leitura e da formação contínua de uma forma muito mais fácil e prática.

De acordo com algumas estatísticas, de 2016 para 2022 o número de adultos que preferem ler livros em formato digital triplicou, um fenômeno que pode ter sido impulsionado pela pandemia e que, definitivamente, também ajudou mais pessoas a integrar a leitura no dia a dia.  

Segundo um estudo recente do LinkedIn, mais da metade das empresas de sucesso internacional investe recursos, além do esperado, no desenvolvimento de talentos de seus funcionários, e a leitura digital é uma peça-chave nesses esforços.

De fato, desde que a leitura digital se tornou uma realidade cotidiana, as organizações estão investindo cada vez mais recursos em sistemas de aprendizagem digital para tirar partido desse meio e colocá-lo a serviço de múltiplos objetivos, desde a formação profissional contínua até o aumento do salário emocional.  

Hoje, vamos rever oito vantagens que a leitura digital oferece à sua empresa em comparação com o treinamento fundamentado em materiais impressos e como você pode começar a tirar proveito de todas elas graças à Biblioteca Virtual Corporativa da Pearson.  

8 vantagens de tornar a leitura digital parte de sua cultura organizacional

vantagens-de-tornar-a-leitura-digital-parte-de-sua-cultura-organizacional

A leitura é um hábito que traz benefícios intermináveis a todas as áreas de nossas vidas, de modo que promover a leitura digital em sua empresa é uma peça fundamental que permitirá a toda a organização gerar sinergias positivas de modo transversal, para continuar crescendo e inovando.

1. Promove lifelong learning, ou aprendizagem ao longo da vida

Lifelong learning é uma filosofia de aprendizagem constante. Ou seja, a pessoa se torna aprendiz de temas relevantes ou interessantes ao longo de seu ciclo de vida, e não apenas durante sua educação formal.  

Empresas e organizações que promovem o lifelong learning de todos os seus colaboradores podem obter vantagens como: 

  • Aumento da proatividade no trabalho.
  • Maior competitividade, pois os funcionários têm acesso a informações e metodologias mais atualizadas.
  • Custos de contratação reduzidos, pois permite mais contratações internas.
  • Aumento da satisfação dos colaboradores com a empresa e até mesmo com a própria qualidade de vida.
  • Melhoria do ambiente de trabalho.
  • Impulsionamento da liderança e da inovação em toda a organização.  

A leitura digital é um dos pilares da educação corporativa e potencializa os efeitos do lifelong learning em sua empresa, uma vez que disponibiliza a seus colaboradores todo tipo de leituras altamente personalizadas de acordo com as expectativas de desenvolvimento profissional, e também com os interesses pessoais. 

Nova call to action

2. Facilita o reskilling e o upskilling

O termo upskilling refere-se à atualização e à melhoria das competências ou habilidades que um colaborador já possui e que lhe permitem subir posições na própria área ou especialidade.  

Por outro lado, reskilling significa a aquisição de novos conhecimentos que possibilitam a mudança para outras áreas ou o estabelecimento de ligações interdisciplinares.  

Ambos são igualmente importantes tanto para a empresa quanto para os colaboradores, pois estão associados à flexibilidade no trabalho e à possibilidade de obter uma posição melhor, e até mesmo à criação de novas oportunidades de negócios.  

Os desafios mais comuns enfrentados pelo upskilling e pelo reskilling são a falta de tempo por parte dos funcionários e a falta de orçamento por parte da empresa, mas, graças à versatilidade e à praticidade da leitura digital e pelo fato de os recursos digitais serem mais baratos que os físicos, ambos os obstáculos podem ser minimizados.  

3. Ajuda a desenvolver power skills

A leitura digital pode se tornar um acompanhamento inestimável para seus funcionários fortalecerem as soft skills, também chamadas de habilidades interpessoais, relacionadas a:

  • Comunicação
  • Assertividade
  • Gerenciamento do estresse
  • Liderança
  • Pensamento crítico
  • Responsabilidade social
  • Autogestão

Na Biblioteca Virtual Corporativa da Pearson Higher Education, você pode encontrar centenas de títulos relacionados ao desenvolvimento pessoal em todas as áreas, disponíveis a partir de qualquer dispositivo com internet, para que continue aprendendo a qualquer momento e de qualquer lugar.  

Leia também: 👉 4 benefícios da Biblioteca Virtual Corporativa para engajar os colaboradores

4. Permite que você interaja mais rapidamente com o conteúdo

Permite-que-você-interaja-mais-rapidamente-com-o-conteúdo

Os livros em formato digital possibilitam que o processo de aprendizagem seja muito mais flexível, ágil e interativo. Por exemplo, os usuários podem selecionar as informações mais relevantes ou pertinentes para a própria área, destacá-las, extraí-las, editá-las, manipulá-las e/ou replicá-las a fim de aplicá-las muito mais rapidamente em seus processos.  

5. Promove uma melhor gestão do conhecimento

A gestão do conhecimento institucional é uma tendência que vem ganhando cada vez mais relevância na cultura organizacional da Indústria 4.0. Refere-se à capacidade de administrar e concentrar informações relevantes e de qualidade, bem como de garantir que sejam transmitidas às pessoas certas para que causem um impacto positivo real no desempenho e na produtividade da empresa.  

Sua importância decorre do fato de que, hoje, a tecnologia e seu impacto no ambiente de trabalho estão evoluindo a uma velocidade cada vez maior, o que significa que, para nos mantermos competitivos, devemos encontrar maneiras de aprender melhor e mais rápido.  

Graças à leitura digital, a gestão do conhecimento e o capital intelectual nas empresas conseguiram se converter em uma experiência centralizada muito mais ágil, simples e intuitiva para todos os envolvidos, desde os responsáveis pela organização da informação até aqueles que a utilizam constantemente.  

De fato, se as bibliotecas virtuais e os livros digitais não existissem, essa seria uma tarefa de proporção titânica e muitas empresas não teriam nem o espaço físico, nem os recursos humanos necessários para categorizar, administrar, comunicar e aproveitar ao máximo as informações disponíveis, sem contar que a gestão e o deslocamento de livros impressos seriam uma dificuldade adicional aos colaboradores.   

Leia também: 👉 Gestão do conhecimento nas empresas com a Biblioteca Virtual da Pearson

6. Garante a atualização dos conteúdos

É infinitamente mais fácil atualizar um recurso digital com as informações e dados mais recentes do que substituir edições de livros impressos em uma biblioteca física.  

A leitura digital gerenciada por meio de uma biblioteca virtual corporativa tem essa vantagem, e o melhor é que já existe um grupo de profissionais atualizando permanentemente os títulos, para que sua equipe não precise se preocupar com isso.  

Leia também: 👉 7 razões para investir em uma Biblioteca Virtual para empresas

7. Pode se tornar parte do salário emocional

Pode-se-tornar-parte-do-salário-emocional

Promover a leitura digital com uma biblioteca virtual corporativa como a da Pearson oferece vantagens a seus colaboradores que podem ser consideradas parte de seu salário emocional, pois é uma forma de mostrar a eles que você está interessado no desenvolvimento pessoal e profissional deles e incentivá-los a continuar crescendo.  

Graças a uma biblioteca virtual corporativa, seus colaboradores podem formar um clube do livro, melhorar a comunicação e as relações internas, combater o estresse no trabalho e explorar vários tópicos de interesse com a tranquilidade de que estão acessando material de qualidade e 100% atualizado.  

8. Fortalece a imagem corporativa da empresa

Assim como um leitor tende a ter uma melhor reputação entre seus pares e é considerado alguém de confiança, uma empresa leitora também é mais atraente para toda uma classe de stakeholders ou público de interesse (funcionários, candidatos, clientes, clientes em potencial etc.) que compartilham os valores de treinamento constante e amor pelo conhecimento.  

Leia também: 👉 Leitura digital é a melhor forma de promover a aprendizagem na sua empresa

Como posso abraçar a cultura de leitura digital em minha empresa?

Como-posso-abraçar-a-cultura-de-leitura-digital-em-minha-empresa

Existem muitas maneiras de incentivar a leitura digital em sua empresa, você pode até mesmo criar a própria biblioteca virtual corporativa graças à tecnologia de computação em nuvem de hoje. No entanto, se você não tiver tempo ou equipe treinada para gerenciar essa quantidade de informações, sua melhor aposta é a Biblioteca Virtual Corporativa da Pearson.  

Trata-se de uma plataforma de livros digitais especialmente pensada para atender às necessidades atuais das empresas, de modo que nela você pode encontrar:

  • Os recursos mais inovadores em todas as áreas-chave da indústria.
  • Mais de 15.000 títulos de 30 editoras reconhecidas relacionados ao desenvolvimento profissional, acadêmico ou de entretenimento, disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Recursos que tornam a formação profissional e a leitura por prazer uma experiência muito mais dinâmica, divertida e interativa.
  • Pesquisas avançadas para encontrar rapidamente tudo do que você precisa.

Convidamos você a descobrir tudo o que essa ferramenta pode fazer por sua empresa. Envie-nos seus dados, e nossos consultores irão entrar em contato com uma solução de formação altamente personalizada para sua empresa.  

Nova call to action

Referencias

Bueno, E: Gestión del conocimiento, aprendizaje y capital intelectual, Boletín del Club Intelect, no. 1, enero. Madrid. 

Eisman, L. B., Moreno, E. M. O., & Gijón, G. G. (2009). Lifelong learning: diferentes contextos, diferentes situaciones. Revista de Investigación Educativa, 27(1), 185-202. 

Bustos, Alfonso. (2021). El futuro del trabajo y las capacidades humanas. Reskilling y Upskilling en las organizaciones.  

Instituto Nacional de Estadística y Geografía  (2021) la lectura en formato digital de libros, revistas y periódicos registra los incrementos más altos desde 2016. Extraído de: https://www.inegi.org.mx/contenidos/saladeprensa/boletines/2021/EstSociodemo/MOLEC2020_04.pdf 

Galina Russell, Isabel (2002). La lectura en la era digital. Extraído de: https://www.redalyc.org/pdf/285/28550103.pdf 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados