Quer conhecer algumas ações para incentivar a leitura no Ensino Superior? Acesse o nosso post e aprenda tudo com a gente.


Incentivar a leitura sempre foi um grande desafio para quem trabalha com a educação. É que o brasileiro não tem o costume de ler. Só para você ter ideia, dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro este ano, informam um cenário um tanto preocupante. 

Segundo o estudo, o brasileiro tem uma média de leitura inferior a cinco livros por ano. Além disso, 30% das pessoas entrevistadas nesta mesma pesquisa, nunca comprou um livro.

No entanto, para que possamos ter profissionais realmente capacitados, este cenário precisa mudar.

E é aí que você que trabalha no ensino superior tem um papel importante na vida desses estudantes. Com simples atitudes, você conseguirá incentivá-los a buscar o mundo do conhecimento. Quer saber como? Confira essas 7 ações que listamos para você!

1. Tenha uma biblioteca virtual na Instituição de Ensino Superior

Ter uma biblioteca virtual é um dos passos mais eficientes para incentivar a leitura no ensino superior. Ela é uma iniciativa pioneira. A Pearson oferece como solução digital uma biblioteca que tem mais de 6 mil títulos de diversos autores e áreas do conhecimento.

A biblioteca pode ser acessada por meio de uma plataforma intuitiva, a qualquer lugar ou hora que você desejar. Entre as principais vantagens e benefícios desta solução tecnológica para a Instituição de Ensino Superior (IES), destacam-se:

  • Referência: o acervo digital é reconhecido pelo Ministério da Educação;
  • Desconto diferenciado: a IES tem desconto diferenciado no acervo físico;
  • Praticidade: os alunos têm mobilidade e praticidade, pois acessam a biblioteca virtual de qualquer lugar ou dispositivo;
  • Acesso ao conhecimento: a biblioteca virtual promove o conhecimento e incentiva a leitura de todos os universitários.

2. Faça com que os estudantes encontrem o prazer na leitura

Para incentivar a leitura no ensino superior, os universitários devem ler por prazer e não por necessidade. Você conquista o estudante ao tentar descobrir o que ele mais gosta. Vamos supor que ele é um fã de séries policiais.

Que tal você indicar um livro que tem a ver com o assunto? Pode ser uma obra literária. Assim, você estará, aos poucos, despertando o gosto dele pela leitura.

3. Promova debates para incentivar a leitura

Com as aulas presenciais, que tal propor aos professores que escolham temas para debater em sala de aula? Dependendo da área, dá para pensar em livros de filosofia ou sociologia para incentivar a leitura.

4. Tenha acesso às obras de vários campos do conhecimento

Uma biblioteca deve ter um catálogo multidisciplinar com pelo menos as quatro principais editoras de livros acadêmicos do país.

Assim, a instituição de ensino superior terá um acervo inovador com acesso a conteúdos técnicos e científicos de áreas de especialização como humanas, biomédicas e exatas.

5. Trabalhe a interpretação dos estudantes

Que tal propor uma leitura e criar uma peça teatral em cima do que aprendeu? O estudante pode até não ter muito interesse em ler, mas se você trabalhar juntamente com o professor de artes pode provocar o gosto pela leitura. Pense em envolver outras disciplinas e você ajudará a Instituição de Ensino Superior a colher muitos frutos com os universitários.

Estudantes de humanas, por exemplo, vão adorar a oportunidade de mostrar o seu talento artístico.

6. Promova visitas a bibliotecas

Para incentivar a leitura no ensino superior, é preciso desenvolver o hábito de ler cada vez mais com frequência e com qualidade. O estudante tem que ter contato com os livros. E então, quando retornar às atividades normais e todos puderem fazer visitas por aí, que tal propor um passeio até a Biblioteca que é referência na sua cidade?

Conte a história de como foi criada a biblioteca e quais as principais obras que têm no local a disposição de quem tem a carteirinha de sócio. Caso não seja possível visitar uma biblioteca diferente, vá com os estudantes na sua própria biblioteca e passe um dia por lá.

Mostre o quanto podem ser mais cultos ao buscarem o conhecimento. Saiba que organizar visitas em grandes bibliotecas, pode trazer excelentes resultados e você despertar o interesse da leitura nos estudantes.

7. Desenvolva projetos de leitura

Invista em projetos para incentivar a leitura no ensino superior. Neste sentido, você pode trabalhar em parceria com outros professores e promover uma semana de conhecimento na Universidade ou Faculdade. Quer um exemplo de atividade que despertará a leitura?

Elabore um projeto voltado para o cinema. Você pode escolher filmes baseados em fatos reais ou livros. Quer ver um filme que dar para você comparar com o livro?

Nossa dica é “Pearl Harbor”, que conta a história do bombardeio japonês na ilha havaiana de Pearl Harbor. Esse fato fez com que os Estados Unidos realmente entrassem na 2ª Guerra Mundial.

O filme pode levar o estudante de humanas a se interessar ainda mais pela história mundial. Em contrapartida, você pode sugerir um livro de História que mostre esse ataque na ilha havaiana.

Conclusão

Como você viu neste post, há várias ações para incentivar a leitura no ensino superior. Coloque-as em prática e tenha a certeza que você verá estudantes mais interessados a adquirir conhecimento.

E não se esqueça, pense em oferecer uma oportunidade para que os universitários tenham interesse pela biblioteca virtual. Afinal, com ela eles terão acesso a várias obras de qualquer lugar que quiserem!

Gostou do conteúdo? Quer ler mais? Acesse o nosso próximo post e saiba porque a biblioteca virtual é a escolha ideal para a sua Instituição de Ensino Superior.

 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados