Cursos semipresenciais: como ter sucesso nessa modalidade?

Tempo de Leitura: 3 minutos
visao-de-costas-de-um-estudante-tendo-aula-com-professor-online

Oferecer cursos semipresenciais é uma estratégia muito inteligente para a sua IES.

Nesse formato, os alunos acompanham as disciplinas tanto a distância quanto de forma presencial. Então, em algumas aulas o estudante poderá participar no conforto da sua casa e em outras ele precisará comparecer à IES para realizar atividades — pode ser uma vez por semana, a cada quinze dias etc.

Notamos uma crescente busca por essa metodologia nos últimos anos. Afinal, os cursos semipresenciais estimulam o ingresso no Ensino Superior. Isso acontece porque muitas pessoas almejam um diploma de graduação; no entanto, não têm disponíveis todos os dias para se deslocarem até uma IES.

Portanto, eles oferecem mais facilidades ao dia a dia do estudante e aumentam as matrículas na sua instituição, sem perder a qualidade. Que tal conferir algumas dicas para oferecer cursos semipresenciais de sucesso na sua IES? Continue a leitura!

Siga as orientações do MEC

Um dos aspectos mais importantes em oferecer cursos semipresenciais na sua IES é seguir todas as normas e orientações impostas pelo Ministério da Educação (MEC).

De acordo com a Portaria nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004:

“As instituições de Ensino Superior poderão introduzir, na organização pedagógica e curricular de seus cursos superiores reconhecidos, a oferta de disciplinas integrantes do currículo que utilizem modalidade semipresencial, com base no Art. 81 da Lei nº 9.394, de 1996, e no disposto nesta Portaria”.

Para isso, é preciso ter atenção a algumas regras, como:

  • todas as modificações em projetos pedagógicos devem ser comunicadas à Secretaria de Educação Superior (SESU);
  • a oferta das aulas semipresenciais não pode ultrapassar 20% da carga horária total do curso;
  • todas as avaliações das disciplinas precisam ser presenciais;
  • dentre outras.

Conheça o perfil dos alunos para oferecer os melhores cursos semipresenciais

Se você quer oferecer cursos semipresenciais na sua IES, é necessário conhecer muito bem o perfil dos alunos. Somente assim será possível investir em opções que terão boas taxas de matrículas.

Para isso, uma dica interessante é aplicar uma pesquisa de mercado para o público-alvo desejado. Isso permite conhecer melhor o perfil dos estudantes e oferecer os cursos que eles realmente querem.

Pense em metodologias próprias para os cursos semipresenciais

Após definir os cursos semipresenciais que serão oferecidos e garantir que o plano pedagógico está de acordo com as orientações implementadas pelo MEC, você deve pensar em metodologias próprias para essa modalidade.

Isso significa que somente mesclar o ensino a distância e a modalidade presencial não é o suficiente. É preciso ir além. Portanto, crie um ótimo planejamento estratégico para que os possíveis alunos pensem: "nossa, essa instituição é demais! Preciso muito fazer parte dela".

Traçar estratégias diferenciadas de ensino é essencial para captar alunos com mais facilidade e destacar a sua IES da concorrência. Além disso, ao ser vista com inovadora, a sua instituição aumenta a autoridade no mercado, ampliando a visibilidade e o reconhecimento.

Capacite os professores

As ferramentas tecnológicas evoluem a cada dia que passa. Por isso, é preciso acompanhar o mercado, as tendências e as inovações para implementar novas estratégias na sua IES. Sendo assim, uma dica valiosa é: invista sempre na capacitação dos professores.

Os docentes se sentirão extremamente satisfeitos em trabalhar na sua IES porque notam que há um investimento no seu aperfeiçoamento profissional. Além disso, eles terão sempre ideias inovadoras para tornar o ensino muito mais dinâmico.

Aproveite a tecnologia ao máximo

Pesquise quais são as tecnologias aplicadas ao ensino que estão em alta, quais são as tendências internacionais e o que já é implementado no Brasil. Ofereça sempre o melhor aos seus professores e alunos.

Lembre-se: a tecnologia pode ajudar a tornar o ensino mais dinâmico, fácil, criativo, envolvente e eficaz.

Por exemplo, você pode apostar em diversos conteúdos digitais interessantes para os alunos; investir em uma biblioteca virtual com um bom acervo; implementar um conteúdo terceirizado e personalizado; e muito mais.

Gostou de aprender mais sobre os cursos semipresenciais? Sabia que nós, da Pearson, somos especializados em oferecer diversas soluções tecnológicas para IES?

Podemos ajudá-lo a ter sucesso com essa modalidade de ensino na sua instituição. Portanto, conheça as nossas soluções tecnológicas! ​

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ler notícia universitarios-estudando-em-sala-de-aula-com-tablet Gestão de IES

Estratégias para modernizar o ensino na sua IES

10.jun.2021

Você está disposto a modernizar o ensino na sua instituição? Então, acompanhe as principais estratégias que devem ser adotadas para requalificar e inovar.

Ler notícia estudantes-de-universidade-em-sala-de-aula-participando-do-conteudo-com-professor-presente Tecnologia e Inovação

O que é a flexibilização curricular?

08.jun.2021

A flexibilização curricular é uma maneira de tornar a sua IES mais inovadora para os alunos. Saiba mais!

Ler notícia alunos-universitarios-em-reuniao-para-debater-atividades-complementares Gestão de IES

Atividades complementares: qual é a importância delas para a IES?

03.jun.2021

Saiba o que são atividades complementares, como elas fazem diferença em uma IES e qual é a melhor forma de incentivá-las!