Biblioteca online: qual é o método de avaliação do MEC?

Tempo de Leitura: 3 minutos
livro-fisico-e-notebook-abertos-na-sala-de-aula-simbolizando-a-modernizacao-da-biblioteca-virtual

Com o avanço do processo de digitalização do ensino, não são apenas as salas de aula que se tornam virtuais. As bibliotecas físicas também são substituídas por uma nova alternativa: a biblioteca online.

Essa ferramenta traz benefícios tanto para a IES quanto para os alunos. No entanto, é preciso estar atento aos requisitos do MEC para avaliar a biblioteca online.

Neste artigo, você vai entender melhor o que é uma biblioteca online, quais são as suas vantagens e qual é o método de avaliação do MEC para esse novo recurso. Acompanhe!

O que é a biblioteca online

Basicamente, a biblioteca online é uma plataforma com um acervo de obras (livros, TCCs, dissertações, teses e periódicos, entre outras) em formato digital.

A ferramenta pode ser acessada pelos estudantes por meio do navegador web ou de um aplicativo específico em computadores, tablets e smartphones.

Para isso, cada aluno utiliza um login exclusivo, vinculado à sua matrícula na IES. Dessa forma, pessoas que não são matriculadas não conseguem acessar o recurso.

Quais são as vantagens da biblioteca online

Para a instituição, a grande vantagem da biblioteca online é que a sua manutenção é muito mais simples e econômica, se comparada com a de uma biblioteca física.

Por exemplo, a IES não precisa se preocupar com a substituição anual de títulos antigos por novas edições, o que tem um custo bastante elevado. Outro gasto que deixa de ser um problema é o de reposição de exemplares perdidos ou danificados.

Para os estudantes, a vantagem reside na praticidade. Por meio de uma biblioteca virtual, eles podem ter acesso às obras que quiserem, a qualquer hora e em qualquer lugar.

Além disso, os alunos não precisam se preocupar com prazos de retorno de empréstimos, pois podem utilizar os livros pelo tempo que precisarem.

Eles não vão mais disputar exemplares com os colegas, uma vez que não existe limitação de quantas pessoas podem acessar um livro digital específico ao mesmo tempo. 

Quais são os requisitos do MEC para uma biblioteca online

O MEC já emitiu uma portaria que trata da biblioteca online. Vamos entender melhor como ele faz a avaliação dessa alternativa de acervo.

O documento em questão é a Portaria Normativa n° 11, de 20 de junho de 2017. Ela diz que os polos de EAD podem optar entre manter acervos de bibliografia básica e complementar no formato físico ou digital.

Porém, não são apenas as instituições que oferecem cursos EAD que podem adotar o acervo digital.

Nos cursos presenciais, a biblioteca online também é uma solução válida para complementar a biblioteca física.

Bibliografia básica

Vamos começar falando sobre a bibliografia básica.

Para as instituições que optarem por oferecer um acervo digital, as regras para o acervo físico ficam um pouco diferentes. A relação estudantes/exemplar será:

  • para obter Conceito 3, entre 13 a 19;
  • para obter Conceito 4, entre 6 e 13;
  • para obter Conceito 5, abaixo de 6.

Para que uma IES que só tem um acervo físico alcance o Conceito 3, ela deve assegurar um exemplar de cada livro para cada 10 a 15 alunos.

No entanto, se essa mesma instituição oferecer um acervo digital complementar, ela só precisa assegurar um exemplar para cada 13 a 19 estudantes.

Em outras palavras, ao adotar a biblioteca digital, o número de exemplares físicos dos livros que a IES precisará manter será menor.

Bibliografia complementar

Agora, vamos falar sobre o acervo de bibliografia complementar.

Nesse caso, para que uma instituição alcance o Conceito 5 na avaliação do MEC, ela deve oferecer pelo menos cinco títulos complementares por unidade curricular do curso. Eles podem ser oferecidos no formato físico ou virtual.

Perceba então que, no caso da bibliografia complementar, o acervo pode ser completamente digital. Por outro lado, se a IES optar pelo acervo físico, deve assegurar pelo menos dois exemplares de cada título.

Portanto, para que a instituição aproveite todos os benefícios de adotar uma biblioteca online, é fundamental que ela escolha uma solução que siga as normas do MEC.

A Biblioteca Virtual da Pearson está completamente adequada a essas normas. Além disso, ela conta com um acervo completo, com mais de 8 mil e-books de diversas áreas do conhecimento, produzidos por mais de 25 editoras parceiras.

Visite o nosso site para saber mais sobre a Biblioteca Virtual da Pearson e entender como ela pode beneficiar a sua instituição e os seus alunos! ​

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ler notícia professora-universitaria-dando-aula-pelo-notebook-para-alunos-ead Gestão de IES

7 maneiras eficientes de motivar alunos EAD

13.mai.2021

Quer aprender como motivar alunos EAD? Então, confira algumas dicas importantes que você precisa implementar na sua IES.

Ler notícia estudante-universitario-fazendo-anotacoes-em-aula-online-enquanto-estuda-em-casa Educação Superior

Digitalização: como impacta nos estudos dos alunos de ensino superior?

11.mai.2021

Você sabe o que é e qual é a importância da digitalização no ensino? Veja como ela impacta nos estudos e entenda mais sobre o assunto agora mesmo!

Ler notícia reuniao-de-gestores-universitarios-para-escolher-as-inovacoes-que-serao-implantada-no-campus Tecnologia e Inovação

4 soluções do Blox para os problemas da sua IES

06.mai.2021

Os principais desafios atuais das IES podem ser enfrentados bem mais facilmente com os benefícios das soluções do Blox. Entenda as razões.