O currículo flexível é uma resposta à demanda por inovação e adaptação na educação, especialmente no ensino superior.
O formato tradicional de ensino, preponderantemente expositivo, vem da Idade Média. De lá para cá a sociedade, o mercado e as tecnologias mudaram muito. Portanto, não faz mais sentido manter um modelo sem aderência ao momento atual.
Diante disso, há alguns anos, diversas mudanças e avanços foram feitos nas metodologias de ensino e nos modelos de educação.
Muitos deles culminaram com o currículo flexível, que objetiva personalizar a experiência de aprendizado do aluno, fornecendo a ele a possibilidade de montar suas trilhas de aprendizado, escolhendo as disciplinas que alinham-se às suas aspirações profissionais e seus interesses.
Nesse contexto, as instituições de ensino superior que proporcionam esse tipo de experiência para o aluno desenvolvem um grande diferencial, que torna-se ainda mais valioso quando contextualizado em um mercado altamente competitivo, como é o nicho de ensino superior no Brasil.
A seguir, descubra mais sobre o currículo flexível e sobre os benefícios potenciais que ele pode trazer para a sua IES. Acompanhe.
Potenciais impactos do currículo flexível em instituições de ensino superior
O currículo flexível é um desejo dos alunos e uma necessidade dos docentes, além de traduzir exigências do mercado.
Como vimos, a educação clama por mudanças, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais alinhado às demandas atuais e às atualizações de nossa sociedade.
E uma das soluções desenvolvidas para isso foi o currículo flexível. Com ele, sua instituição de ensino superior consegue ter um processo de captação de novos alunos mais facilitado. Afinal, estará oferecendo a experiência que eles estão buscando.
Além disso, terá discentes e docentes mais engajados, um mercado mais receptivo à proposta de sua IES e, com isso, resultados mais satisfatórios.
E, ao oferecer diversos caminhos para que o aluno decida sua rota de formação e suas trilhas de aprendizado focadas não em conteúdo, mas em habilidades e competências, o estudante ganhará maior poder de competir por meio do desenvolvimento de habilidades únicas.
E isso refletirá diretamente na reputação da sua IES no mercado, tornando-a referência em termos de altos níveis de empregabilidade de seus alunos. Ainda, isso pode se traduzir na diminuição da evasão e em melhores índices de retenção.
Outro impacto importante é que, sem turmas sequenciais, minimiza-se o problema das turmas deficitárias e consegue-se melhorar o ensalamento. Com isso, a margem operacional da instituição é elevada.
Nesse ponto, vale salientar que, com o currículo flexível, consegue-se também um aproveitamento melhor de carga horária entre cursos e a viabilização de novos cursos sob custos muito mais baixos. Dessa forma, é possível economizar expressivamente com horas-aula.
Além disso, com esse modelo, é possível ter mais entradas de novos alunos por ano, realizando o dobro de vestibulares, o que representa um ganho potencial expressivo para a IES.
Como uma plataforma pode facilitar a implementação do currículo flexível?
A plataforma é o modo de tangibilizar e colocar em prática a estratégia de currículo flexível nas instituições de ensino superior.
Com esse tipo de tecnologia, sua IES poderá organizar o currículo de modo atrativo, permitindo que o aluno formate sua grade conforme seus interesses. E mais: ela ajudará a resolver a demanda por organização das turmas nesse modelo flexível.
Por meio de dashboards e relatórios variados, será possível ter um controle eficiente dessa dinâmica, realizando os ensalamentos de forma prática e assertiva.
Ainda, ela garantirá a experiência aprimorada, personalizada e gamificada que os alunos de hoje tanto procuram, fornecendo uma maneira mais prática e interativa de acompanhamento de seu desempenho e de suas conquistas pedagógicas.
Além disso, plataformas como o Blox, são integráveis a qualquer ERP educacional que seja utilizado por sua instituição, por meio de APIs (Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicação).
Desse modo, a implantação e a adoção tornam-se muito facilitadas e sua IES não terá problemas como redundância de dados e retrabalhos com a alimentação de informações nos sistemas.
Com essa plataforma, em específico, será mais fácil também melhorar a performance da instituição, uma vez que o ensalamento dinâmico proporcionado por ela poderá trazer incremento de até três vezes na margem de contribuição operacional.
Para descobrir mais sobre a proposta e os diferenciais do Blox, visite a página da plataforma de flexibilização curricular no site oficial da Pearson Higher Education!
Deixe um comentário