As Tecnologias de Aprendizagem e Conhecimento (TAC) oferecem ensino personalizado, acessível e focado nas habilidades dos futuros profissionais.
- O que queremos dizer com tecnologias de aprendizagem e conhecimento?
- TAC: aprendizagem adaptada às necessidades de seus estudantes universitários e também de seus professores
- Ensino multimodal que se adapta a todos os desafios disciplinares e estilos de aprendizagem
- Desenvolvendo habilidades digitais e sociais para o mundo do trabalho de hoje
- Avaliação contínua e em tempo real para otimizar a carga de trabalho de seus professores
- Mastering: uma das soluções TAC de que você precisa em sua universidade
O advento da digitalização não mudou o cenário educacional de uma só vez, mas exige que as instituições atualizem suas abordagens pedagógicas continuamente. As Tecnologias de Aprendizagem e Conhecimento (TAC), que podem ser entendidas basicamente como Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) orientadas para o ensino, desempenham um papel determinante nessa transformação contínua, facilitando o acesso a todos os tipos de recursos e também melhorando a forma como os alunos se preparam para enfrentar os desafios acadêmicos e de trabalho.
De plataformas de aprendizagem on-line a ferramentas de avaliação adaptativa, essas tecnologias permitem que os processos educacionais sejam mais dinâmicos, acessíveis e eficientes. E não é apenas uma moda passageira; na verdade, elas são tão eficazes que, de acordo com o relatório de Tendências Globais no Mercado de E-learning 2024, a indústria de TAC deve ultrapassar 375 bilhões de dólares até 2026, com um crescimento anual aproximado de mais de 8%.
Hoje, vamos nos aprofundar nos recursos e benefícios das TAC, bem como na aplicação delas para fortalecer algumas das principais habilidades de que seus alunos universitários precisarão.
O que queremos dizer com tecnologias de aprendizagem e conhecimento?
As tecnologias de aprendizagem e conhecimento são um conjunto de ferramentas que são utilizadas para melhorar os processos de ensino e aprendizagem, orientando o uso das TIC para um propósito mais formativo.
As TAC incluem uma ampla variedade de apresentações. Talvez o exemplo mais representativo sejam as Plataformas de Gestão de Aprendizagem (LMS), mas também aparecem na forma de recursos digitais, como simulações, conteúdo interativo e vídeos, ambientes virtuais colaborativos, ferramentas de avaliação on-line etc.
Graças às funcionalidades estendidas desses sistemas, é possível abordar tanto o aprendizado de conteúdos acadêmicos quanto o desenvolvimento de soft skills fundamentais, como pensamento crítico, resolução de problemas e colaboração em equipe. Em termos gerais, as tecnologias de aprendizagem e conhecimento são caracterizadas por:
- Concentrar-se na aprendizagem dos alunos, que são responsáveis pela construção e uso do conhecimento.
- Definir papéis novos e mais dinâmicos para professores, coordenadores e instituições.
- Permitir o design e o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem mais eficazes e enriquecedores.
- Oferecer uma ampla variedade de ferramentas que permitem criar conteúdo próprio e adaptado.
- Gerar processos automatizados e confiáveis que agilizem o processo de avaliação e ofereçam feedback imediato.
Leia também: 👉 O que é considerado em uma experiência de aprendizagem universitária?
TAC: aprendizagem adaptada às necessidades de seus estudantes universitários e também de seus professores
Um dos principais benefícios das TAC é a possibilidade de personalizar ao máximo a experiência educacional de cada aluno. Nem todos aprendem no mesmo ritmo ou da mesma forma, e as tecnologias de aprendizagem e conhecimento permitem que o conteúdo seja ajustado por meio de algoritmos de acordo com o desempenho de cada usuário. Isso é especialmente útil em ambientes universitários, nos quais o nível de conhecimento prévio pode variar muito entre os alunos, especialmente nos primeiros semestres.
Embora as plataformas avançadas permitam ajustar materiais de estudo, exercícios e até itens de avaliação com base no progresso e nas necessidades individuais, quando mencionamos termos como “algoritmos”, pode parecer que enormes habilidades de programação são necessárias para atingir esses objetivos. No entanto, uma das características das TAC é precisamente que elas se adaptam às habilidades digitais dos professores, designers instrucionais ou coordenadores acadêmicos.
Em outras palavras, as tecnologias de aprendizagem e conhecimento profissional, como as que oferecemos na Pearson Higher Education, são projetadas especificamente para que seus professores as aproveitem de maneira intuitiva e ágil. Mastering, uma de nossas soluções para o ensino de disciplinas científicas em universidades, é um exemplo claro desse tipo de inovações acessíveis, focadas 100% em abordar melhor alguns dos desafios mais complexos enfrentados por seus professores de formação profissional nas disciplinas mais desafiadoras que exigem um suporte mais personalizado.
Ensino multimodal que se adapta a todos os desafios disciplinares e estilos de aprendizagem
Uma das principais inovações das TAC é a possibilidade de combinar diferentes formatos de aprendizagem. Não é mais necessário depender exclusivamente de aulas ou palestras, pois as plataformas digitais permitem integrar vídeos, simulações, podcasts e exercícios interativos. Essa variedade de métodos não apenas torna o processo de aprendizagem mais envolvente, mas também melhora a retenção de conhecimento.
Foi demonstrado que os alunos aprendem melhor quando as informações são apresentadas de maneira diversificada. Por exemplo, aprender um conceito por meio de um vídeo interativo e depois colocá-lo em prática em uma simulação melhora muito a compreensão e a retenção a longo prazo. Além disso, essa abordagem permite aos alunos que apliquem conhecimentos em cenários mais realistas e conectados a seu cotidiano.
A aprendizagem multimodal também tem o potencial de atender a uma variedade de estilos de aprendizagem. Alunos visuais, auditivos e cinestésicos podem se beneficiar dos recursos das TAC que melhor atendem a suas preferências, aumentando as chances de sucesso acadêmico.
A flexibilidade é outro dos grandes benefícios oferecidos pelas TAC. Por meio de plataformas digitais, os alunos podem acessar o conteúdo a qualquer hora e de qualquer lugar, o que é especialmente útil para quem tem horários irregulares ou não pode frequentar as aulas presenciais.
Além disso, a flexibilidade das TAC democratiza o acesso à educação. Os alunos que antes eram limitados por fatores geográficos ou econômicos podem aproveitar essas tecnologias para acessar recursos educacionais de qualidade sem a necessidade de estar fisicamente presente em uma sala de aula.
[Notícia] IA na educação superior: Pearson traz múltiplas inovações para aprendizagem
Desenvolvendo habilidades digitais e sociais para o mundo do trabalho de hoje
As empresas procuram candidatos que possuam conhecimento técnico, mas que também sejam capazes de colaborar efetivamente em equipes e resolver problemas de maneira criativa. As TAC facilitam um ambiente de aprendizagem que promove essas competências essenciais para o mercado de trabalho.
No mundo de hoje, as habilidades digitais são indispensáveis, mas as soft skills também. As tecnologias de aprendizagem e conhecimento são caracterizadas por sua capacidade de ajudar os alunos a desenvolver simultaneamente as hard skills ou habilidades técnicas de cada disciplina. Os alunos que dominam as plataformas digitais de aprendizagem estão mais preparados para se adaptar à lógica operacional dos ambientes de trabalho que exigem rápida adoção de novas tecnologias e uma abordagem colaborativa.
Outro elemento importante das tecnologias de aprendizagem e conhecimento é que elas rompem com o paradigma típico de um professor à frente de uma turma orientando as atividades dos alunos em todos os momentos, e colocam muita ênfase na autogestão dos cursos e na capacidade de cada aluno de gerenciar como aprende o conteúdo da plataforma e como revisa os tópicos que são mais difíceis para eles. A capacidade de autogerenciar com plataformas on-line também está entre uma das soft skills digitais mais valorizadas pelos recrutadores atualmente. Além disso, as TAC promovem o aprendizado contínuo, característica fundamental para quem almeja crescer profissionalmente em um mundo em constante evolução.
Além das habilidades individuais, as TAC podem promover o trabalho em equipe, pois possibilitam a interação e o trabalho conjunto on-line, fortalecendo competências como comunicação, liderança e resolução colaborativa de problemas.
Avaliação contínua e em tempo real para otimizar a carga de trabalho de seus professores
Outro dos grandes benefícios oferecidos pelas tecnologias de aprendizagem e conhecimento em sua universidade é a capacidade de simplificar operacionalmente a avaliação dos alunos, mas ao mesmo tempo aumentar o nível de confiabilidade dessas avaliações, sem sacrificar o nível de complexidade que muitas delas exigem.
As avaliações automatizadas que não são integradas aos ecossistemas TAC geralmente são baseadas em questionários simples de múltipla escolha que não capturam o progresso real dos alunos ou refletem a profunda compreensão deles dos tópicos, especialmente quando estamos falando de disciplinas complexas, como matemática ou física. No entanto, com as ferramentas de avaliação contínua e adaptativa oferecidas pelas tecnologias de aprendizagem e conhecimento, é possível criar avaliações mais detalhadas e acompanhar o desempenho dos alunos com mais precisão, sem multiplicar o tempo que os professores gastam avaliando os exames.
Plataformas para aprendizado universitário de ciências, como o Mastering, oferecem ferramentas intuitivas para criar avaliações que ajustam o nível de dificuldade com base no progresso do aluno, permitindo uma avaliação mais justa e personalizada. Além disso, ao oferecer feedback em tempo real, os alunos podem corrigir erros imediatamente, o que reforça o aprendizado e permite a eles que melhorem o próprio desempenho ao longo do curso.
Mastering: uma das soluções TAC de que você precisa em sua universidade
Mastering é uma das plataformas mais inovadoras da Pearson Higher Education. É uma ferramenta projetada para fornecer metas claras de aprendizado e ajudar docentes e estudantes a melhorarem os próprios resultados.
O Mastering oferece a seus alunos uma experiência de aprendizado interativa com simulações, problemas práticos e feedback imediato que ajusta o conteúdo de acordo com as necessidades deles. Para seus professores, é tudo de que eles precisam em um só lugar, com acesso a conteúdo de alta qualidade que eles podem usar para personalizar seus cursos, ferramentas de avaliação automatizadas altamente confiáveis e análises em tempo real que permitem identificar e corrigir lacunas de desempenho antes que se tornem problemas acadêmicos.
Além disso, o Mastering inclui o Learning Catalytics, uma solução exclusiva da Pearson Higher Education que promove o engajamento e o aprendizado colaborativo em ambientes presenciais, on-line e híbridos.
O que você está esperando para garantir o ensino mais competitivo por meio das melhores tecnologias de aprendizagem e conhecimento? O Mastering se integra perfeitamente ao ecossistema digital da sua universidade. Ligue para nós e junte-se às universidades renomadas que já contam com o apoio da Pearson.
Acesse a nossa página de contato e solicite mais informações!
Referencias
Learning and Knowledge Technologies (LKT) to improve teaching processes in virtual education
De las de TIC a las TAC; una transición en el aprendizaje transversal en educación superior
Global E-learning Market Overview
Deixe um comentário