O MEC planeja incluir empregabilidade e impacto social na avaliação das universidades. Mudanças podem ocorrer já em 2024, começando pelo ENADE. 

  1. Conheça as principais mudanças que sua IES deverá focar ainda nos próximos meses
    1.1. Microcertificação
    1.2. Certificações profissionais para o setor de tecnologia
    1.3. Acervo virtual multidisciplinar e multiplataforma
    1.4. Formação de professores  
  2. A IES que empregar mais terá maior avaliação do MEC

Não é de hoje que vemos a importância do alinhamento entre as universidades e as demandas do mercado de trabalho. É justamente com base nesse aspecto que o Ministério da Educação (MEC) começará a planejar mudanças nos critérios de avaliação para incluir a empregabilidade dos egressos e o impacto social que as graduações proporcionam. 

A notícia tornou-se pública na última divulgação dos dados indicadores referentes ao ano de 2022 dos cursos superiores pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). 

Vale ressaltar que ainda não existe um prazo de implementação das novas propostas de avaliação. Entretanto, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) já pode trazer as mudanças ainda em 2024. No final de março, o INEP apresentou às instituições de ensino superior uma proposta de reformulação da avaliação dos cursos de licenciatura. 

Além disso, está no radar do INEP realizar uma avaliação multidimensional, com base nas cinco novas dimensões propostas:

  1. Formação e empregabilidade: avalia a qualidade da formação e a empregabilidade dos egressos.
  2. Condições de oferta e organização didático-pedagógica: avalia instalações, corpo docente e estruturação do material didático-pedagógico.
  3. Pesquisa e desenvolvimento: avalia a proporção de estudantes de doutorado, referências, registros de patentes, iniciação científica e internacionalização.
  4. Extensão e participação social: avalia o impacto social das atividades realizadas pela instituição de ensino.
  5. Acesso, permanência e conclusão: avalia vagas não preenchidas, taxas de conclusão de curso e evasão.

Conheça as principais mudanças que sua IES deverá focar ainda nos próximos meses

Sobre-quais-mudanças-sua-IES-deverá-focar-ainda-nos-próximos-meses

Seguindo por um caminho de constantes mudanças, o cenário para o ensino superior está cada vez mais desafiador. Entretanto, podemos concordar com o fato de que os alunos estão exigentes, e isso se deve muito a um mercado de trabalho rigoroso e competitivo. 

Não podemos deixar de mencionar que a tendência da educação virtual está se desenvolvendo a passos largos, se tornando mais um desafio a ser superado. Então, podemos entender que o melhor caminho é criar uma cultura institucional de inovação para garantir a famigerada nota máxima do MEC. 

Destacamos alguns pontos a serem levados em conta nesse processo de reformulação e adaptação que a sua IES precisa avaliar ainda neste ano:

1 – Microcertificação

Quando falamos em alunos exigentes e em um mercado de trabalho competitivo, a microcertificação, também chamada de microcredencial, se converte na solução perfeita para atrair a atenção dos estudantes que desejam se qualificar rapidamente e, ao mesmo tempo, atender ao critério do MEC de empregabilidade

O aluno já sai da graduação com certificações digitais (badges) em diferentes especialidades, além do diploma da universidade.  

Aliás, a Pearson Higher Education já se antecipou a essa necessidade e desenvolveu o Personabilities, solução focada no desenvolvimento das 6 soft skills mais prestigiadas do mercado de trabalho: liderança, trabalho em equipe, comunicação, autogestão, pensamento crítico e responsabilidade social. 

É importante ressaltar que todos os certificados digitais de Personabilities têm o respaldo da Credly by Pearson, maior rede de credenciais digitais com mais de 25 milhões de usuários atendidos em todo o mundo.

2 – Certificações profissionais para o setor de tecnologia

Sabemos que o setor de tecnologia está em plena expansão e é uma grande aposta para as maiores empresas. Então, por que não aliar um programa de certificações profissionais de tecnologia ao rol de ofertas da instituição? 

O aluno sairá mais preparado e com um diferencial no currículo para garantia da empregabilidade. Novamente, a Pearson Higher Education sai na frente com a solução Certiport, líder global na emissão de certificados de competência em tecnologia.  

Cada instituição de ensino pode se tornar um centro certificador Certiport. Além disso, poderá obter um faturamento extra, já que cada exame de certificação é pago pelo próprio aluno. Veja abaixo quais são as principais ferramentas tecnológicas que o Certiport valida as certificações:

  1. IC3 Digital Literacy.
  2. Adobe Certified Professional.
  3. Meta Certification. 
  4. Cisco Certified Support Technician.
  5. Microsoft Office Specialist (MOS).
  6. Microsoft Certified Fundamentals.
  7. Microsoft Certified Educator.
  8. Autodesk Certified User (ACU).
  9. Comunication Skills for Business.
  10. Information Technology Specialist.
  11. Entrepreneurship and Small Business.
  12. PMI Project Management Ready.
  13. Coding in Minecraft.
  14. Pearson English Language Learners.

3 – Acervo virtual multidisciplinar e multiplataforma

Este tópico também está muito alinhado às necessidades emergentes dos estudantes, que estão cada vez mais digitais. Nos últimos anos, acompanhamos a transição da biblioteca física para a virtual, tanto para atender aos requisitos do MEC quanto para oferecer maior acessibilidade ao conhecimento. 

A tendência é que o acervo virtual ainda seja um fator de avaliação para o MEC como potencial inovador da IES, além de um fator crucial que pode gerar impacto social positivo da IES no mundo. Afinal, quanto maior o conhecimento adquirido, maior o poder gerador de mudanças. 

A Pearson Higher Education é detentora da Biblioteca Virtual, maior acervo virtual universitário do Brasil, que conta com mais de 15 mil livros e mais de 80 editoras. Com mais de 18 anos no mercado, a Biblioteca Virtual foi responsável por levar acessibilidade ao conhecimento a mais de 4 milhões de usuários.

4 – Formação de professores  

As condições de oferta, organização didático-pedagógica e corpo docente alinhado às últimas necessidades e inovações do universo da educação superior serão requisitos que o MEC estará de olho nas próximas avaliações. 

Sendo assim, é importante começar a preparar a sua universidade o quanto antes com o objetivo de atender aos requisitos, além de posicionar a sua IES como excelência, no que diz respeito à qualificação de professores para direcionar os alunos ao melhor futuro profissional. 

A Pearson Higher Education está desenvolvendo uma solução que atenderá, justamente, esta lacuna de preparação do corpo docente para o que há de novo e tecnológico no ensino superior. 

MyTeacherXp será lançada ainda neste ano e consiste em uma plataforma composta por cursos, palestras, artigos e entrevistas para desenvolvimento e atualização pedagógica de professores e gestores educacionais. 

Vale a pena antecipar o seu interesse com um dos consultores da Pearson Higher Education para que a sua IES seja uma das primeiras a ser contemplada com a solução.

A IES que empregar mais terá maior avaliação do MEC

A-IES-que-empregar-mais-terá-maior-avaliação-do-MEC

Empregabilidade e trabalhabilidade são palavras de ordem nos próximos anos e a sua IES não pode ficar de fora. Enquanto a empregabilidade se refere ao valor do profissional no mercado de trabalho, que o coloca como protagonista da sua carreira, a trabalhabilidade se refere às diversas formas que o profissional transfere o seu conhecimento por meio de diferentes oportunidades de atuação. 

Portanto, a IES que oferecer uma educação integral, com foco no desenvolvimento pleno dos estudantes, formará cidadãos que o mercado de trabalho precisa e que serão os futuros protagonistas por gerar impacto social positivo no mundo. 

O objetivo é ir além do ensino puramente acadêmico, integrando diferentes dimensões da vida do estudante para desenvolver talentos individuais. 

A Pearson Higher Education tem como propósito ajudar as pessoas a progredirem em suas vidas por meio da aprendizagem, extraindo o máximo do seu potencial. Com uma ampla visão de mercado e atenção às constantes mudanças da educação, a estratégia é desenvolver soluções tecnológicas que resultam em um ensino mais eficaz com aprendizagem personalizada em larga escala. 

As soluções educacionais da Pearson Higher Education refletem no sucesso profissional dos estudantes e no posicionamento das Instituições de Ensino Superior.  

Conheça o catálogo de soluções e agende uma apresentação para iniciar a jornada da sua IES na iminente transformação digital. Para as melhores perguntas, temos as melhores respostas. E as melhores respostas começam com P, de Pearson! 

catalogo de soluções Pearson Higher Education

 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados