Entenda quais os desafios da internacionalização da educação a distância e os avanços tecnológicos que impulsionam o acesso ao ensino.

  1. Internacionalização da educação a distância
  2. 4 benefícios da internacionalização da EAD
    2.1 Dupla formação
    2.2 Empregabilidade
    2.3 Receita para as universidades
    2.4 Parcerias com universidades internacionais
  3. O Brasil como epicentro da transformação educacional
  4. Brasil e Hispanoamérica
    4.1 Tecnologias que impulsionam
  5. A Pearson Higher Education no caminho do futuro

Responsável por reunir grandes nomes da educação, a 30ª edição do Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED), realizada entre os dias 7 e 10 de maio de 2025, no Viasoft Experience em Curitiba/PR, apresentou novidades e tendências para as Instituições de Ensino Superior.

A Pearson Higher Education acompanhou o CIAED desde as primeiras edições — e com essa não seria diferente. Como aliada de um ensino inovador e acessível para todos, a Pearson Higher Education esteve presente no evento como patrocinadora, com estande, palestras e workshops, além de aproveitar a visibilidade para lançar a sua nova identidade visual.

Considerado o principal congresso de educação a distância da América Latina, o evento traz uma oportunidade para explorar as inovações do mercado e também garante insights sobre o que está por vir. Para a Pearson Higher Education, parceira consolidada da ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância), também representa um espaço ideal para relacionamento e networking com profissionais do setor.

A sua equipe compareceu com grandes nomes da marca que subiram no palco durante esses quatro dias para compartilhar conhecimento, apresentar as novidades e promover conexões. Entre eles, estão dois líderes globais da Pearson International Higher Education, do Reino Unido, que trouxeram conteúdos valiosos.

As palestras internacionais foram conduzidas no auditório do evento por Brian Gibson, vice-presidente global de vendas, sobre o tema “Leading International and Multicultural Groups in Education”; e Ebrahim Matthews, vice-presidente sênior, que falou sobre a “Internationalization of Higher Education at Pearson”.

Kassandra Carvalho, especialista em treinamentos da Pearson Higher Education LATAM, e Prof. Alexandre Gracioso, porta-voz da Pearson Higher Education e especialista no desenvolvimento de soft skills, também enriqueceram o evento com a palestra “Educação 5.0: a nova força moldando o futuro do ensino superior”.

Além disso, a Pearson Higher Education esteve no CIAED com um grande estande, apresentando soluções educacionais inovadoras para o ensino a distância. Localizado na Expo-EAD, a equipe trouxe produtos digitais que auxiliam no processo de aprendizagem dos estudantes do ensino superior.

Internacionalização da educação a distância

Transformação digital: destaques do CIAED 2025

Neste ano, o tema central do CIAED englobou a internacionalização da educação a distância, com foco na transformação da mobilidade acadêmica, impulsionada pelos avanços tecnológicos e pela expansão dos polos virtuais de formação.

Desse modo, o papel crescente da tecnologia no ensino superior permitiu a reflexão de como atender um cenário tão plural dentro da sala de aula. Assim, identificar novas soluções educacionais para prover materiais didáticos eficientes é fundamental para engajar os estudantes de qualquer país em questão.

Essa nova cultura internacional vai de acordo com a Pearson Higher Education, uma vez que é uma empresa que tem origem britânica, mas atua globalmente em diversos países espalhados pelo mundo. Assim, é possível perceber um cenário heterogêneo, com culturas e experiências diversas.

Tendo em vista que a internacionalização da educação é um tema em alta, a demanda de intercâmbio está aumentando exponencialmente. E a Pearson Higher Education integra esse processo fazendo a ponte entre as universidades com interesse em proporcionar oportunidades como essa para seus estudantes.  

4 benefícios da internacionalização da EAD

A educação a distância propicia o reconhecimento das instituições no cenário global e sua internacionalização proporciona novos caminhos para os estudantes. Confira abaixo os principais benefícios para universidades e estudantes!

1. Dupla formação

Dominar o idioma é um dos passos principais para conectar o estudante com a cultura do país. Diante disso, a Pearson Higher Education entende a importância de preparar esse estudante para estudar fora do seu país de origem, oferecendo soluções nas universidades parceiras que auxiliam na sua jornada.

Assim, o estudante é formado no seu idioma local e também em idiomas internacionais, tendo proficiência, por exemplo, na língua inglesa ou espanhola, que são algumas das mais requisitadas pelo mercado mundial.

2.      Empregabilidade

A empregabilidade é um fator decisivo na hora de escolher uma universidade. Com a internacionalização, as instituições podem proporcionar aos seus estudantes a capacidade de ter excelentes empregos, e assim uma ótima carreira profissional no Brasil e em qualquer lugar do mundo — abrindo ainda mais oportunidades à medida que eles circulam por diferentes empresas.

Dessa maneira, além de beneficiar os estudantes, também é importante para a colocação das universidades no mercado e seu reconhecimento. Logo, evidencia seu valor e cuidado com os estudantes além da sala de aula.

3.      Receita para as universidades

Assim como a empregabilidade, os benefícios da internacionalização vão além dos estudantes e impactam também as universidades. Desse modo, a geração de receita é vista como uma oportunidade para as Instituições de Ensino Superior que adequam sua grade curricular a esse modelo.

Com a dupla formação, as universidades se destacam das concorrentes, atraem estudantes que buscam reconhecimento internacional e ampliam sua presença global. Essa estratégia tem como finalidade o aumento do número de matrículas.

4.      Parcerias com universidades internacionais

A educação transnacional permite parcerias com universidades de diferentes países, levando o ensino além das fronteiras. A Pearson Higher Education apoia o crescimento dos estudantes fora de sua geolocalização, possibilitando experiências ricas e conhecimentos diversos para eles.

Essa oportunidade de parceria, por meio da EAD, expande a sua presença internacional com cursos planejados em conjunto às outras universidades. Desse modo, o estudante é privilegiado com um conhecimento de mundo que, com certeza, vai fazer a diferença por toda a sua vida.

O Brasil como epicentro da transformação educacional

Como o maior país da América Latina, o Brasil tem grande influência no cenário global de educação. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país tem hoje mais de 212 milhões de habitantes, sendo o quinto maior do mundo em extensão territorial, apenas atrás da Rússia, Canadá, China e Estados Unidos.

Dividido em cinco regiões, o Brasil compreende uma população vasta e diversa, com culturas diferentes, o que impacta na grande quantidade de estudantes. Para atender essa demanda, o número de Instituições de Ensino Superior acompanha o crescimento do país.

Para a Pearson Higher Education, o Brasil tem um potencial enorme na educação a distância, estando posicionado no centro dessas transformações. Por essa razão, o investimento em inovação e tecnologia para a EAD em um país abrangente é tão importante — recebendo ainda a presença de grandes executivos globais da Pearson Higher Education no CIAED, como Brian Gibson e Ebrahim Matthews (já citados acima).

Leia também: CIAED 2025: confira os melhores momentos

Brasil e Hispanoamérica

Devido ao seu papel estratégico por conta da sua dimensão territorial, populacional e cultural, o Brasil tem a capacidade de influenciar políticas educacionais em países vizinhos, no caso, a Hispanoamérica.

México, Peru e Venezuela são alguns dos 20 países que compõem a Hispanoamérica. Com essa influência, o Brasil pode liderar uma transformação educacional na América Latina, com modelos de internacionalização que servem de referência.

Com o avanço da EAD, a produção de materiais didáticos personalizados para cada cultura é fundamental para o entendimento do conteúdo. Apesar de existirem temas centrais para serem abordados globalmente, a Pearson Higher Education planeja pedagogias respeitando as nuances locais específicas de cada país para, assim, oferecer soluções que primam pela qualidade.  

Tecnologias que impulsionam

Nossa equipe acompanhou de perto o que há de novo no segmento de ensino superior e as novas tecnologias que impulsionam o aprendizado dos estudantes. Nesse contexto, a inteligência artificial conquista seu espaço nas soluções educacionais inovadoras.

O avanço da IA Generativa está cada vez maior. Sua utilização cria muitas oportunidades para instituições em todo o Brasil, tanto no ensino quanto na aprendizagem. Essa tecnologia já é considerada uma vantagem competitiva para impulsionar o sucesso das universidades.

A Pearson Higher Education, como sempre na vanguarda da inovação educacional, integra a IA nas soluções para o ensino superior. Atualmente, as ferramentas de estudo com inteligência artificial estão incorporadas em mais de 200 títulos globais. Uma pesquisa realizada pela empresa afirma que os estudantes que utilizam tecnologias como essa têm quatro vezes mais engajamento em comparação aos outros.

Quando bem direcionada, a IA Generativa pode impulsionar a EAD, representando hoje a revolução da educação. Para os docentes, pode ser usada para desenvolver planos de aula de forma mais rápida e criar conteúdos inovadores que engajem ainda mais os estudantes.

Com a internacionalização e as tecnologias emergentes, a IA tem o poder de auxiliar os estudantes a estudarem de forma eficaz, com resumo de textos, fichamentos de artigos e com perguntas estratégicas, por exemplo.

Navegando a favor dessa movimentação, a Pearson Higher Education usa a IA Generativa para acelerar a tradução de produtos renomados da marca, para que sejam disponibilizados em idiomas como inglês, espanhol e outros no continente asiático. Assim, uma solução que foi pensada para o Brasil, nesse caso, pode ser reconhecida internacionalmente.

Dessa maneira, o objetivo é levar inovação além do Brasil, abrangendo países, continentes e oferecendo aprendizado personalizado em grande escala. A inteligência artificial tem um potencial gigante para revolucionar o ensino superior globalmente e as universidades devem aproveitar ao máximo esse impacto da tecnologia no ensino.

banner pearson higher education inscreva-se em nossa newsletter

A Pearson Higher Education no caminho do futuro

A presença da Pearson Higher Education no cenário global impacta estudantes e universidades do mundo todo. Durante o CIAED, a empresa aproveitou para lançar a sua nova identidade visual que caminha de acordo com essa jornada de transformação digital.

“Aprenda mais. Viva mais.” é o novo slogan da marca, que reafirma sua liderança no cenário mundial e estabelece seu posicionamento em relação à aprendizagem ao longo da vida, também chamada de “lifelong learning”.

O novo branding reforça o conceito do aprendizado ser inerente ao ser humano, como algo essencial para quem busca a felicidade. Cada indivíduo está condicionado a aprender desde os primeiros meses e essa necessidade e desejo se estendem durante toda a vida.

Com essa nova identidade visual, a Pearson Higher Education evidencia seu compromisso com o aprendizado ao longo da vida na era digital, oferecendo soluções educacionais que garantem inúmeras oportunidades de crescimento e realização para os estudantes.

No CIAED, a empresa apresentou produtos focados no engajamento dos estudantes e divulgou seu novo lançamento: TRACK – Trilhas de Recursos Acadêmicos, Competências e Know-How, integrado à Biblioteca Virtual Pearson e às microcertificações.

A nova solução permite o aperfeiçoamento de habilidades direcionadas para o trabalho, fortalecendo a estratégia da Biblioteca Virtual Pearson, que tem como objetivo ser mais que uma estante de livros digitais, mas também uma plataforma de recursos que apoia o processo de aprendizagem.

Em um cenário globalizado, e agora internacionalizado, a Pearson Higher Education desenvolve soluções que estejam alinhadas às necessidades das Instituições de Ensino Superior. Com isso, o novo branding comprova sua presença na revolução da EAD, com tecnologias voltadas para a aprendizagem, acessibilidade e engajamento.

A Pearson Higher Education acredita na transformação da educação na era digital, uma vez que é mais do que uma provedora de soluções, mas uma facilitadora da aprendizagem, possibilitando um oceano inteiro a ser desbravado pelos estudantes e universidades de cada lugar do mundo. 

 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados