Convenhamos: não há nada mais frustrante do que ter que assistir a uma aula a distância que seja pouco atrativa. Por isso, encontrar alternativas criativas e inovadoras para manter o engajamento dos alunos EAD é fundamental para a sua IES.

Inclusive, a motivação é um atributo essencial para que os alunos se mantenham ativos nas aulas, interagindo com professores e colegas, o que garante um aprendizado de excelência e afasta o fantasma da evasão escolar.

Precisa de algumas dicas para tornar o processo de ensino mais estimulante e prazeroso? Então, conheça técnicas eficientes para começar a aplicar. Boa leitura!

1. Invista na capacitação dos professores

Primeiramente, os professores precisam estar felizes em atuar no EAD. Eles devem se entusiasmar para buscar novas alternativas, que tornem o Ensino Superior a distância mais interessante e gratificante.

Para isso, uma alternativa é investir na capacitação deles. Quando a sua IES oferece opções que enriqueçam os currículos dos membros do corpo docente, os torna muito mais comprometidos com a causa.

Além disso, em cursos, workshops, oficinas e encontros, eles aprendem maneiras diferenciadas de conduzir o EAD, tendo novas ideias para implementar na sua instituição.

2. Trabalhe com materiais variados

O ambiente online proporciona uma infinidade de recursos inteligentes que tornam a aprendizagem no EAD mais interessante. Então, para que os professores criem um espaço atrativo, também é preciso apostar em conteúdos digitais incríveis.

Aquela velha aula em que o professor fica apenas parado na frente da câmera falando sem entusiasmo não é interessante para o crescimento da sua IES. Portanto, é importante investir em materiais variados, como o Educreations, que permite criar uma lousa virtual e diagramas para facilitar a explicação do conteúdo.

3. Crie um espaço para que os alunos EAD possam se expressar

Para você entender melhor o que dá certo e o que precisa ser aperfeiçoado para a construção de um curso de Ensino Superior de excelência, crie um espaço onde os alunos possam se expressar. Quando eles têm a oportunidade de compartilhar o que gostam e explicar o que têm dificuldade, fica muito mais fácil elaborar um plano de ação que realmente corrija as falhas do processo.

Portanto, providencie um canal para que eles possam apresentar as suas ideias e opiniões, relatar as suas dúvidas, falar sobre os seus anseios e as suas dificuldades e até mesmo elogiar e mostrar o que dá certo. Dessa maneira, os estudantes se sentem mais prestigiados e engajados, uma vez que entendem que a IES valoriza o que eles pensam.

4. Estimule as interações

Cada aluno tem a sua personalidade e interage de uma forma diferente.

Então, para ter a certeza de que todos aprendem e gostam do Ensino Superior, é importante estimular as interações — incluindo aqueles que são mais introvertidos ou não desenvolveram muito bem as habilidades sociais.

A interação social é muito importante para motivar os alunos EAD, uma vez que contribui para atingir os objetivos do curso.

5. Estabeleça metas

Outra alternativa bacana para motivar os alunos EAD é estabelecer metas e desafiar não só eles, mas também os professores.

Ao propor um desafio, fica mais fácil eles se engajarem para alcançar o resultado almejado.

Uma ótima dica é apostar na gamificação, que contribui para melhorar o aprendizado e tornar o ensino muito mais dinâmico e inovador.

6. Dê incentivos

Para estimular os alunos a avançarem nos estudos e se dedicarem mais à EAD, proporcione incentivos interessantes.

Por exemplo: você pode oferecer descontos em novos cursos da sua IES ou um bônus para comprar um livro virtual para os estudantes que mais se destacarem.

Confira quais são as possibilidades da sua IES e busque parcerias com diversas empresas. Dessa forma, é possível encontrar alternativas criativas para incentivar os seus alunos.

7. Surpreenda os seus alunos EAD

Quando você aposta em surpresas interessantes, deixa os alunos felizes e curiosos, estimulando a aprendizagem contínua e o protagonismo na educação.

Por isso, pense em detalhes que possam fazer a diferença e invista neles para cativar o público.

Caso você não tenha ideia do que fazer, aplique uma pesquisa de satisfação com os estudantes. Certamente, encontrará ideias brilhantes, que poderão orientar o planejamento estratégico da sua IES.

Você gostou de conferir as nossas dicas para motivar os alunos EAD? Se sim, complemente o seu estudo e aprenda também como um laboratório virtual pode transformar a experiência dos estudantes da sua IES. Boa leitura!

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados