Análise preditiva no Ensino Superior ajuda a reduzir a evasão escolar

Tempo de Leitura: 3.5 min
analise preditiva ajuda a evitar evasão ies

Para entender a relação entre a análise preditiva e a evasão escolar, é preciso ter em mente como a desistência de alunos impacta todos os processos e decisões da instituição de ensino superior.

De acordo com o Mapa do Ensino Superior no Brasil, a quantidade de estudantes fora de faculdades e universidades privadas saltou de 30% em 2019 para 35,9% em 2020.

E isso referente apenas ao modelo presencial. Se considerarmos a educação a distância, esse número foi de 35% para 40%.

É claro que a pandemia teve um efeito significativo nesse resultado. No entanto, os números anteriores à crise sanitária já eram elevados.

A seguir, conheça uma abordagem completa sobre a estratégia de análise que poderá ajudar muito a sua IES a evitar a evasão escolar!

O que é a análise preditiva?

Vamos fazer uma analogia simples para avaliarmos como funciona na prática e de forma simples. Vamos pensar em um item indispensável em nosso dia a dia: o automóvel. Sempre que se fala em manutenção de veículos, recomenda-se três possibilidades:

    1. primeiro: realizar a medida preventiva, para amenizar o desgaste dos componentes e aumentar a vida útil deles;
    2. segundo: a medida corretiva, que é a interferência quando um problema já foi diagnosticado;
    3. terceiro: a preditiva, que é uma abordagem de monitoramento contínuo do veículo para identificar comportamentos e prevenir danos.

E o que tudo isso tem a ver com a educação superior?

Nos Estados Unidos é cada vez mais comum a implementação da análise preditiva no processo de ensino. Nessa abordagem, existe um processamento de dados que são selecionados minuciosamente e avaliados com foco na busca de padrões.

Quando transformamos esses dados em informações, permite ao gestor da instituição prever comportamentos dos alunos para que possa tomar decisões assertivas e estratégicas.

Por que a análise preditiva é útil para uma IES?

No geral, o monitoramento constante dos indicadores de performance (KPIs) serve para identificar tendências e realizar previsões comportamentais. Esse é o maior objetivo da análise preditiva no Ensino Superior.

Na realidade de uma IES, o gestor ou a equipe podem usar essa abordagem para compreender e melhorar o processo de tomada de decisão.

Consequentemente, conseguem agir em benefício da instituição, engajando alunos, aplicando inovação e se antecipando possíveis desistências.

Nessa lógica, o uso de um software ou plataforma virtual é fundamental. Isso porque será essa ferramenta a responsável por simplificar e automatizar o trabalho.

Na prática, a ideia é implementar um sistema capaz de coletar dados. Além disso, registrá-los e transformá-los em informações úteis para a tomadas de decisão.

Se considerarmos os diferentes setores de uma IES, você terá maior facilidade para saber, por exemplo:

  • o que pode estar por trás da insatisfação dos estudantes;
  • o que tende a atrair novos alunos;
  • quais são as dificuldades de aprendizado;
  • lacunas de comunicação entre IES e estudantes;
  • dificuldades no processo de pagamento das mensalidades;
  • insuficiência de atendimento ou suporte;
  • quais ações merecem destaque na sua estratégia de ensino.

É o caso de uma análise aprofundada a respeito do comportamento dos estudantes matriculados. Com ela, você pode identificar problemas de cadastro ou falta de informações, encontrar soluções e traçar estratégias que visem a retenção.

Se notar que o perfil deles é incompatível com determinado procedimento que a sua instituição adota, fica mais fácil mudar.

O importante é compreender que existem padrões de comportamento, principalmente quando falamos no ambiente educacional. Portanto, se você for capaz de aproximar suas soluções deles, aumenta as suas chances de melhorar a captação e a retenção.

Complemente a sua leitura!

👉 Learning Analytics: 5 vantagens para o processo de ensino-aprendizagem

Como uma plataforma de aprendizagem inovadora pode ajudar a implementar a estratégia educacional

Empresas dos mais variados setores se beneficiam de diferentes softwares de gestão para potencializar processos e resultados.

Então, por que uma IES não poderia aproveitar também? Basta investir em soluções especificamente voltadas para essa área de atuação.

É por isso que plataformas de gestão de aprendizagem inovadoras podem diferenciar a sua instituição das demais. É o caso da Brightspace DL2. Você já conhece?

Ela nada mais é do que um ambiente virtual de aprendizado desenvolvido para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem.

Para isso, a ferramenta combina uma série de recursos, serviços e suportes. Todos eles são bastante úteis, tanto para a IES quanto para professores e alunos.

Em resumo, trata-se de uma plataforma tecnológica completa. Mais do que armazenar, catalogar e disponibilizar os dados criteriosamente organizados para a gestão, a Brightspace D2L também:

    1. permite que alunos e professores avaliem o progresso do trabalho que está em desenvolvimento;
    2. facilita a colaboração e a integração virtual;
    3. viabiliza a gamificação no Ensino Superior;
    4. conta com assistentes virtuais que oferecem suporte;
    5. Possibilita análises de aprendizagem para ajudar cada instituição a elaborar uma estratégia para aprimorar utilizando dados;
    6. oferece excelência nas experiências de ensino e aprendizagem.

No geral, essa é a melhor ferramenta disponível no mercado para você atuar de maneira preditiva no combate à evasão escolar em uma IES. Além disso, reunir dados importantes para acompanhar a evolução de aprendizado dos seus estudantes.

Portanto, não deixe de considerar a solução da Pearson Higher Education para a sua instituição, pois será um diferencial muito grande para agregar valor à sua IES. Saiba mais sobre a Brightspace 2DL!

Fique por dentro das tendências e inovações educacionais! 👇

Siga-nos nas redes sociais!    

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ler notícia volta as aulas tendencias educacionais para 2022 Plataformas de Aprendizagem

Volta às aulas: 5 tendências educacionais para 2022

16.dez.2021

Conheça as tendências educacionais que marcarão a volta às aulas em 2022, incluindo as novas habilidades e ferramentas digitais que a IES deve oferecer.

Ler notícia ensino personalizado na IES Plataformas de Aprendizagem

Ensino personalizado na IES: 7 passos para implementar!

14.dez.2021

O ensino personalizado é uma tendência essencial para o modelo de ensino híbrido. Conheça 7 passos para implementar na IES.

Ler notícia avaliacao da aprendizagem no ead Plataformas de Aprendizagem

Avaliação da aprendizagem no EAD: desafios e 5 dicas para avaliação eficiente!

09.dez.2021

Conheça os desafios da avaliação da aprendizagem no EAD e saiba como superá-los com a capacitação e compreensão dos estudantes.