Descubra cinco ideias que o ajudarão a motivar seus alunos a tirar o máximo proveito da biblioteca virtual na aprendizagem on-line.  

  1. Quais vantagens a Biblioteca Virtual oferece às instituições de ensino superior?
  2. Como sabemos se a Biblioteca Virtual está funcionando corretamente?
  3. Por que os alunos ainda preferem a internet a uma biblioteca virtual?
  4. 5 estratégias eficazes para motivar os alunos a aproveitar a biblioteca virtual  
    4.1. Vincular seu plano de aulas ao conteúdo da biblioteca
    4.2. Personalizar o conteúdo da biblioteca para seus alunos
    4.3. Estabelecer trilhas de leitura por meio de uma lista de obras
    4.4. Organizar círculos de leitura coletivos on-line
    4.5. Gravar um “unBookxing” com livros da biblioteca virtual

O elemento mais importante da aprendizagem on-line é a Biblioteca Virtual: atualmente, as instituições de ensino superior no Brasil utilizam esse recurso como parte fundamental para melhorar a qualidade da aprendizagem. No entanto, muitos alunos nem sempre têm o conhecimento ou a motivação ideais para colher os benefícios da plataforma. 

Convidamos você a conhecer cinco estratégias eficazes para motivar os estudantes do ensino superior quanto ao uso inteligente de uma Biblioteca Virtual. Quer conhecê-los? Acompanhe!

Quais vantagens a Biblioteca Virtual oferece às instituições de ensino superior?

vantagens-a-Biblioteca-Virtual-oferece-às-instituições-de-ensino-superior

Nos últimos anos, e especialmente durante a crise na saúde, a educação on-line se posicionou como o ambiente de aprendizagem mais adotado pelas universidades, e a Biblioteca Virtual se tornou o recurso mais importante para fornecer apoio acadêmico às instituições. 

Uma biblioteca virtual é uma plataforma projetada para fornecer conteúdo bibliográfico, jornalístico e documental, seja em formato textual (livros eletrônicos) ou multimídia. Diferentemente das bibliotecas físicas, as versões virtuais cumprem funções mais complexas, uma vez que a interação com a tecnologia demanda maior integração com a educação a distância. 

Além de responder à demanda por conteúdo de estudantes e da população em geral, as bibliotecas virtuais também funcionam como um ponto de comunicação global entre a comunidade universitária. A aceleração das comunicações hoje requer das bibliotecas virtuais um alto nível de resposta imediata na busca, na análise e na coleta de arquivos digitais.  

Entre as vantagens mais relevantes da biblioteca virtual, podemos destacar as seguintes:

  1. Acesso fácil e rápido ao conteúdo acadêmico de qualquer lugar.
  2. Maior diversidade de conteúdo.
  3. Ferramentas de pesquisa e seleção.
  4. Integração orgânica a plataformas de gestão educacional (LMS).
  5. Vários formatos de leitura interativos, bem como arquivos multimídia.
  6. Maior acessibilidade a partir de qualquer dispositivo ou leitor de e-book.
  7. Redução significativa de recursos para a instituição e a comunidade acadêmica.
  8. Atualização rápida e constante das coleções.  
  9. Material confiável e de qualidade, projetado especificamente para fins acadêmicos.  
  10. Adaptação à dinâmica pedagógica dos ambientes virtuais.

No entanto, apesar da eficiência e da grande utilidade das bibliotecas virtuais, é essencial considerar que, em muitas ocasiões, os alunos não conseguem visualizar os benefícios que elas oferecem, ou simplesmente não têm a motivação necessária para acessá-los e aproveitá-los ao máximo. 

Leia também: 👉 10 vantagens das bibliotecas virtuais para sua instituição de ensino

Como sabemos se a Biblioteca Virtual está funcionando corretamente?

Como-sabemos-se-a-Biblioteca-Virtual-está-funcionando-corretamente

Não podemos achar que as bibliotecas virtuais motivarão os alunos a usá-las espontaneamente. Para que ofereçam melhores resultados, uma das condições necessárias é criar estratégias a fim de que os alunos e a comunidade educacional tenham interesse em acessar seus conteúdos.  

Assim como uma biblioteca física, uma biblioteca virtual deve ser avaliada por meio de diversos indicadores de desempenho, para que possamos saber se a qualidade ou eficácia do serviço está conforme o esperado. Dentre os indicadores mais importantes, podemos destacar os seguintes:

  • Número de arquivos ou títulos baixados ou em uso
  • Número de usuários que acessam a plataforma diariamente
  • Frequência de interações entre os utilizadores

Essas informações nos permitirão fazer registros oportunos para conhecer com mais precisão o comportamento dos usuários em nossa biblioteca digital, melhorando a mineração de dados a fim de analisar possíveis alternativas que nos ajudem a motivar os alunos a empregar esse recurso com mais frequência.  

Leia também: 👉 Conheça o acervo da Biblioteca Virtual da Pearson

Por que os alunos ainda preferem a internet a uma biblioteca virtual?

Por-que-os-alunos-ainda-preferem-a-internet-a-uma-biblioteca-virtual

O crescimento acelerado das bibliotecas virtuais (especialmente no ensino superior) tem gerado diversas mudanças nos hábitos de leitura e busca de informações dos estudantes universitários. 

Além disso, o ensino on-line transformou radicalmente os ambientes de aprendizagem, com a possibilidade de uso direto do conteúdo por meio de bibliotecas virtuais.  

No entanto, essas mudanças exigem um período de adaptação por parte dos alunos: geralmente, na nova era da tecnologia educacional, quando um aluno precisa de informação, ele continua a recorrer aos mecanismos de busca da internet em vez de aproveitar as enormes vantagens da biblioteca escolar.  

Essa prática não é muito eficiente, além de ser até prejudicial ao ensino superior, pois, diferentemente dos controles de qualidade das bibliotecas, é difícil verificar a veracidade da maioria dos conteúdos da internet. De fato, de acordo com um estudo de 2021, o Brasil é o país que mais se preocupa com fake news, além de conteúdos de origem duvidosa na internet.

5 estratégias eficazes para motivar os alunos a aproveitar a biblioteca virtual  

estratégias-eficazes-para-motivar-os-alunos-a-aproveitar-a-biblioteca-virtual

Para romper com os maus hábitos dos universitários na hora de buscar informações e ajudá-los a aproveitar todos os benefícios da biblioteca virtual, precisamos de algumas estratégias didáticas que os motivem a fazer desse recurso seu melhor suporte educacional.  

1. Vincular seu plano de aulas ao conteúdo da biblioteca

Se você já conta com a Biblioteca Virtual Pearson em sua instituição de ensino superior, sabe que ela é uma das maiores plataformas de conteúdo bibliográfico e multimídia do Brasil, e que está organizada de maneira que professores de mais de 40 áreas do conhecimento possam elaborar um planejamento de aulas mais simples e eficiente. 

Vincular seu plano de aulas ao conteúdo da biblioteca impedirá que os alunos pesquisem conteúdo on-line, pois não faria sentido perder tempo navegando por milhões de páginas quando eles têm informações a apenas um clique de distância dentro de uma plataforma segura. 

[Coluna Inside Higher Educatioin] Biblioteca Virtual Pearson e os cartões de estudo

2. Personalizar o conteúdo da biblioteca para seus alunos

Uma das facilidades proporcionadas pela Biblioteca Virtual da Pearson é que, como usuário, você tem a opção de editar livros para personalizar informações: você pode usar uma marcação de texto digital, com o objetivo de destacar as citações mais importantes, deixar anotações e até mesmo criar listas de leitura.  

Esses recursos de edição são muito eficientes para motivar os alunos a pesquisar conteúdo específico ao próprio curso, a uma disciplina ou a uma área de estudo, uma vez que essa organização funciona como um guia de aprendizado que lhes permitirá saber o que estão procurando e encontrar. 

Nova call to action

3. Estabelecer trilhas de leitura por meio de uma lista de obras

Os livros não são objetos isolados (especialmente no ambiente do ensino superior). Isso significa que a maior parte do material bibliográfico universitário é produto de um longo processo de pesquisa e atualização.  

Seguindo essa mesma dinâmica, uma boa estratégia metodológica é gerar listas de livros cujos conteúdos se complementem, para incentivar os alunos a interagir com o conteúdo de diferentes autores. 

Além disso, o docente pode aplicar uma estratégia de conhecimento multidisciplinar, ou seja, apresentar aos estudantes obras de diferentes áreas do conhecimento, mas que complementam o tema abordado no plano de estudos.

4. Organizar círculos de leitura coletivos on-line

Para muitos professores, um dos problemas mais comuns é que os alunos não leem o conteúdo da aula. Obviamente, isso afeta a continuidade do plano de estudos, além do fato de que os alunos começam a ficar para trás na disciplina.  

Com o objetivo de evitar esse tipo de situação, nas aulas virtuais é possível realizar uma leitura coletiva, pegando fragmentos relevantes de um livro e compartilhando-o com os alunos, seguindo duas dinâmicas que os motivarão a ler em grupo:

  • Apresentar um questionário com perguntas que possam ser resolvidas por meio da leitura: dessa forma, os alunos irão melhorar a própria concentração e a compreensão de leitura, porque têm um objetivo definido e sabem o que procuram.
  • Parar de ler para fazer perguntas, comentários ou tirar dúvidas: essa é a parte que mais pode motivar os alunos, já que a leitura se torna um fórum de discussão no qual eles podem compartilhar as próprias ideias e impressões sobre elas, melhorando a participação ativa e incentivando o processo de aprendizagem coletiva.

Leia também: A leitura como recurso no ensino superior virtual para motivar alunos

5. Gravar um “unBookxing” com livros da biblioteca virtual

O “unbookxing” é uma adaptação do termo inglês unboxing, que se refere a apresentar um produto por meio de um vídeo em que se fala em detalhes sobre a utilização e as características dele, avaliando no final sua qualidade. 

UnBookxing é um processo semelhante: o livro é apresentado como um “produto” no mercado literário, mas, ao invés de falar diretamente sobre o conteúdo (como os booktubers regularmente fazem) ou tópicos que ele aborda, vamos falar sobre as vantagens que podemos obter nos estudos e na carreira após ler a obra. 

Como você pode ver, existem muitas maneiras de gerar incentivo para que os alunos aproveitem a Biblioteca Virtual, desde que encontremos as estratégias e dinâmicas certas, especialmente no ambiente de aprendizagem on-line. 

Ter uma Biblioteca Universitária Virtual é uma prioridade para todas as instituições de ensino superior, não só para melhorar o trabalho docente, mas também para facilitar o processo de ensino-aprendizagem aos alunos e, além disso, reduzir os custos operacionais envolvidos com uma biblioteca física. 

Descubra os benefícios da Biblioteca Virtual Pearson: o maior acervo de conteúdo bibliográfico com alta qualidade, atualizado, acessível e dinâmico. Os estudantes podem ter acesso a mais de 14 mil obras, de mais de 30 editoras renomadas.  

Faça o download da apresentação da Biblioteca Virtual da Pearson e descubra todos os seus benefícios!
BAIXAR A APRESENTAÇÃO

Referências

Valera, A. C. L., Leyva, A. R., & Delgado, L. R. (2011). La motivación por la lectura en los estudiantes de quinto grado de la educación primaria desde la biblioteca escolar. Cuadernos de educación y desarrollo, (27). 

Carrera Mora, O. Y., Delgado de los Santos, S. A., Ovando Chico, M. C., & Contreras Medina, E. (2017). Factores que incentivan el uso de la biblioteca virtual en los estudiantes universitarios: un estudio de caso de la Universidad de Gómez Palacio de Durango. Biblios, (66), 98-111. 

Luzardo Moreira, N. G., & Velez Veliz, K. N. (2021). La biblioteca virtual como espacio para estimular el hábito lector (Bachelor's thesis, Universidad de Guayaquil. Facultad de Filosofía, Letras y Ciencias de la Educación). 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados