A aprendizagem personalizada é uma metodologia pedagógica que pode fazer a diferença para a sua IES. Envolve gestão e corpo técnico para atender os alunos.
A realidade das IES se transformou muito nos últimos anos, principalmente por conta das novas tecnologias. No entanto, essa não é a única mudança que se observa, tendo em vista que o acesso mais fácil ao ensino superior também impactou a forma como os alunos escolhem uma universidade.
Até poucos anos atrás, ter um diploma de nível superior era a garantia de uma boa empregabilidade, além de uma carreira promissora e um salário mais alto. Isso acontecia, principalmente, porque eram poucas as pessoas que tinham condições de ingressar em uma faculdade.
A inclusão social nas faculdades e universidades, por meio de programas como o ProUni e o Fies, fez com que o número de pessoas com diploma de nível superior crescesse muito no Brasil. Com mais profissionais formados no mercado, cresceu a competitividade e a busca pelos mais capacitados.
Por conta disso, os alunos passaram a ser mais críticos na escolha de uma IES. Nesse momento, a aprendizagem personalizada é um dos fatores observados.
3 vantagens da aprendizagem personalizada para a sua IES
As instituições de ensino superior que adotam a aprendizagem personalizada também conquistam uma série de benefícios. Observe, a seguir, quais são os principais deles!
1 - Maior captação de alunos
A aprendizagem personalizada é um grande diferencial, já que, na prática, o estudante sai da faculdade especialista em determinado segmento.
Por isso, essa é uma boa maneira de captar novos alunos, que enxergam nessa possibilidade um excelente benefício.
Com alunos mais satisfeitos, também cresce a propaganda boca a boca. Assim, o número de matrículas tende a aumentar. Isso permite que os investimentos em marketing sejam reduzidos.
2 - Adaptação às necessidades do mercado de trabalho
O mercado de trabalho se reinventa constantemente, sendo necessário que as faculdades se adaptem às novas realidades, com um método de ensino inovador. Com a aprendizagem personalizada, os temas que estão em alta podem ser estudados.
Na prática, o aluno poderá cursar disciplinas variadas e ter um currículo próprio ao final do curso, se preparando para os desafios que virão após a conclusão da faculdade.
A sinergia curricular com o mercado de trabalho também é um critério utilizado pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar as IES. Portanto, você poderá ter um melhor desempenho junto ao órgão por conta desse diferencial.
Leia também -> 👉 Futuro da educação: 6 tendências que permanecerão pós-pandemia3 - Redução do índice de evasão
Muitos alunos acabam desistindo de seus cursos superiores no decorrer do caminho por julgarem a aprendizagem engessada ou não terem interesse nas disciplinas que são estudadas.
Isso tende a diminuir com a adoção da aprendizagem personalizada. Afinal, o estudante poderá moldar o currículo de acordo com vontades, gostos e desejos que tem para a sua carreira. Com mais satisfação, a evasão é reduzida.
Leia também: 👉 Retenção de alunos no ensino superior: projeto completo com 7 dicas!
A aprendizagem personalizada, como você pode perceber, é excelente para as IES. Por isso, vale muito a pena investir em ferramentas que contribuam para essa nova realidade no ensino superior.
Gostou de saber sobre essa novidade? Então, veja agora como as ferramentas digitais podem fazer a diferença na sua IES. Certamente, você terá várias ideias que poderão ser implementadas!
Fique por dentro das tendências e inovação educacional no Ensino Superior!
👉 Siga-nos nas redes sociais!
Deixe um comentário