As vantagens da aprendizagem personalizada para a sua IES

Tempo de Leitura: 3 min
vantagens da aprendizagem personalizada para ies jovem negra com o cabelo rosa estudando em casa no sofá com um notebook

A realidade das IES se transformou muito nos últimos anos, principalmente por conta das novas tecnologias. No entanto, essa não é a única mudança que se observa, tendo em vista que o acesso mais fácil ao ensino superior também impactou a forma como os alunos escolhem uma universidade.

Até poucos anos atrás, ter um diploma de nível superior era a garantia de uma boa empregabilidade, além de uma carreira promissora e um salário mais alto. Isso acontecia, principalmente, porque eram poucas as pessoas que tinham condições de ingressar em uma faculdade.

A inclusão social nas faculdades e universidades, por meio de programas como o ProUni e o Fies, fez com que o número de pessoas com diploma de nível superior crescesse muito no Brasil. Com mais profissionais formados no mercado, cresceu a competitividade e a busca pelos mais capacitados.

Por conta disso, os alunos passaram a ser mais críticos na escolha de uma IES. Nesse momento, a aprendizagem personalizada é um dos fatores observados.

Blox: conheça o novo conceito de currículo flexível para o ensino superior

O Blox é uma plataforma que permite às IES a implantação de um currículo personalizado. A ideia é que o aluno possa seguir o próprio caminho e escolher as disciplinas de acordo com o que deseja para o seu futuro profissional.

Por exemplo, um estudante de Direito que deseja atuar na vara de família pode cursar mais disciplinas voltadas para essa área. Isso não quer dizer que ele deixará de ter matérias obrigatórias, essenciais para a sua formação, mas que terá a opção de escolher o segmento em que deseja se aprofundar.

Confira as vantagens da aprendizagem personalizada para a sua IES

As instituições de ensino superior que adotam a aprendizagem personalizada também conquistam uma série de benefícios. Observe, a seguir, quais são os principais deles!

Maior captação de alunos

A aprendizagem personalizada é um grande diferencial, já que, na prática, o estudante sai da faculdade especialista em determinado segmento.

Por isso, essa é uma boa maneira de captar novos alunos, que enxergam nessa possibilidade um excelente benefício.

Com alunos mais satisfeitos, também cresce a propaganda boca a boca. Assim, o número de matrículas tende a aumentar. Isso permite que os investimentos em marketing sejam reduzidos.

Adaptação às necessidades do mercado de trabalho

O mercado de trabalho se reinventa constantemente, sendo necessário que as faculdades se adaptem às novas realidades, com um método de ensino inovador. Com a aprendizagem personalizada, os temas que estão em alta podem ser estudados.

Na prática, o aluno poderá cursar disciplinas variadas e ter um currículo próprio ao final do curso, se preparando para os desafios que virão após a conclusão da faculdade.

A sinergia curricular com o mercado de trabalho também é um critério utilizado pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar as IES. Portanto, você poderá ter um melhor desempenho junto ao órgão por conta desse diferencial.

Redução do índice de evasão

Muitos alunos acabam desistindo de seus cursos superiores no decorrer do caminho por julgarem a aprendizagem engessada ou não terem interesse nas disciplinas que são estudadas. 

Isso tende a diminuir com a adoção da aprendizagem personalizada. Afinal, o estudante poderá moldar o currículo de acordo com vontades, gostos e desejos que tem para a sua carreira. Com mais satisfação, a evasão é reduzida.

A aprendizagem personalizada, como você pode perceber, é excelente para as IES. Por isso, vale muito a pena investir em ferramentas que contribuam para essa nova realidade no ensino superior.

Gostou de saber sobre essa novidade? Então, veja agora como as ferramentas digitais podem fazer a diferença na sua IES. Certamente, você terá várias ideias que poderão ser implementadas!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ler notícia analise preditiva ajuda a evitar evasão ies Plataformas de Aprendizagem

Análise preditiva no Ensino Superior ajuda a reduzir a evasão escolar

14.out.2021

Entenda o que é a análise preditiva e como ela pode ajudar você a controlar a evasão escolar na sua instituição de ensino superior!

Ler notícia learning analytics na instituição de ensino superior Plataformas de Aprendizagem

Learning Analytics: 5 vantagens para o processo de ensino-aprendizagem

12.out.2021

Descubra o que é Learning Analytics e entenda como isso pode auxiliar professores e alunos na sua instituição de ensino superior! Conheça 5 vantagens!

Ler notícia tecnologia na educação Higher Education

Tecnologia na educação: 5 soluções para atrair, converter e reter alunos

30.set.2021

Quer modernizar a sua IES? Conheça algumas soluções de tecnologia na educação que ajudam a atrair, converter e reter alunos!