A Biblioteca Virtual traz diversos benefícios para as instituições de ensino superior e para o desempenho dos estudantes!


  1. 4 benefícios da Biblioteca Virtual para o ensino superior
    1.1 Milhares de títulos para os estudantes
    1.2 Fácil controle e melhor administração
    1.3 Redução de custos para a instituição de ensino
    1.4 Fácil acesso para os alunos e professores

O uso das novas tecnologias no Ensino Superior foi potencializado durante a pandemia do novo Coronavírus. Com isso, os gestores de IES sentiram a necessidade de recorrer às técnicas e ferramentas de educação a distância, como a Biblioteca Virtual, para continuar oferecendo uma experiência de ensino de qualidade aos estudantes.

O sucesso dos recursos digitais para a educação foi tão absoluto que grande parte das faculdades e universidades continuarão utilizando em seus processos educacionais.

Nos próximos anos, muitas instituições devem seguir com um modelo de ensino híbrido para manter a flexibilidade de ensino.

Até aqui já podemos dizer que a Biblioteca Virtual é sim uma ferramenta que veio para ficar no ensino superior. Conheça alguns benefícios!

4 benefícios da Biblioteca Virtual para o ensino superior 

biblioteca virtual no ensino superior beneficios

As bibliotecas virtuais podem ser definidas como acervos de livros, revistas, e-books e artigos em formato digital, que os alunos das instituições de ensino têm acesso. Por meio desses materiais, é possível fazer pesquisas, encontrar fontes para trabalhos acadêmicos e também as leituras obrigatórias e complementares das disciplinas.

Veja, a seguir, 4 benefícios da Biblioteca Virtual para o ensino superior, que mostram como essa é uma ferramenta impulsiona o sucesso da IES e dos estudantes no mercado de trabalho!

1. Milhares de títulos para os estudantes 

A plataforma de Biblioteca Virtual reúne mais de 10 mil títulos, das mais diversas áreas do conhecimento. Aliás, é possível encontrar os exemplares de revistas e outras publicações acadêmicas, para que os alunos possam acompanhar as pesquisas mais recentes, feitas em todo o mundo.

Para uma biblioteca física, ter toda essa variedade de títulos pode ser bem mais complicado, não apenas pelo valor pago ao adquiri-los, mas também por uma questão de espaço, usabilidade e acessibilidade.

Além disso, para que todos os alunos tenham acesso às obras, é preciso comprar várias unidades do mesmo volume.

2. Fácil controle e melhor administração

As bibliotecas físicas exigem colaboradores que façam o controle das obras no acervo periodicamente, assim como o registro das retiradas pelos alunos, o monitoramento das devoluções e a organização das prateleiras e limpeza.

Tudo isso é dispensado com uma Biblioteca Virtual.

Para as faculdades e universidades, fica muito mais fácil ter o controle sobre as suas obras quando se utiliza uma plataforma digital e 100% online.

banner case de sucesso biblioteca virtual e PUC Minas

3. Redução de custos para a instituição de ensino

Além das praticidades em relação ao controle e administração do acervo, a Biblioteca Virtual também proporciona uma redução de custos significativa para as instituições de ensino.

Como explicamos, o número de profissionais responsáveis poderá reduzido, bem como a quantidade de exemplares que precisam ser comprados para a biblioteca física.

Uma faculdade pode adquirir poucas unidades do mesmo livro para deixar disponível para consulta no ambiente físico e orientar os alunos a continuar a pesquisa de forma online por meio de qualquer dispositivo.

4. Fácil acesso para os alunos e professores

biblioteca virtual no ensino superior tendencia

Os alunos e professores podem acessar a Biblioteca Virtual facilmente. Por meio de um login com usuário e senha, que podem ser cadastrados pela instituição de ensino, todos podem acessar de onde estiverem.

Com esses dados, os estudantes e o corpo docente poderão acessar os livros digitais em seus tablets, computadores, notebooks ou smartphones. Assim, fica muito fácil para adquirir conhecimentos e atualização na faculdade, em casa, no transporte público, etc.

Vantagens para os alunos

  1. Mobilidade e praticidade.
  2. Personalização do estudo.
  3. Busca avançada.
  4. Manual de apoio didático/ilustrativo.
  5. Impressão das obras.
  6. Text to speech.

Vantagens para a IES

  1. Atualização permanente do acervo.
  2. Integração com softwares de bibliotecas.
  3. Segurança contra cópias ou replicações ilegais.
  4. Apoio de consultoria pedagógica.
  5. Número ilimitado de acessos simultâneos.
  6. Acessibilidade para deficientes visuais.
  7. Economia.
  8. Ganho de espaço físico ao optar pelo acervo online.
  9. Relatórios de acompanhamento e análise.
  10. Interação dinâmica com os discentes.

Com todas essas vantagens, realmente não há como negar que a Biblioteca Virtual no ensino superior é uma ferramenta tecnológica que veio para ficar, não é mesmo? Por isso, fazer esse investimento é tão relevante para impulsionar o crescimento das faculdades e universidades.

Quer saber mais sobre o assunto? Quer saber mais sobre o assunto? Faça o download da apresentação completa da plataforma e tire todas as suas dúvidas!

BAIXAR A APRESENTAÇÃO

 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados