Biblioteca Virtual para empresas ajuda no desenvolvimento profissional, aumenta o engajamento dos colaboradores e valoriza a cultura organizacional.


  1. Biblioteca digital beneficia o futuro profissional do colaborador
  2. 7 razões para investir em uma Biblioteca Virtual para empresas
    2.1 Confiança e a automotivação
    2.2 Aumenta a taxa de retenção de talentos
    2.3 Colaboração e a motivação das equipes
    2.4 Aumenta a produtividade
    2.5 Aumenta a competitividade da companhia
    2.6 Desenvolve habilidades e capacidades essenciais
    2.7 Fomenta o hábito de leitura e atualização

As empresas já sabem que investir na área digital é uma forma de trazer mais funcionalidade e celeridade ao trabalho. Como parte desse processo e para engajar ainda mais seus colaboradores, muitas organizações têm implementado uma Biblioteca Digital Corporativa.

Afinal, não é de hoje que os recursos digitais já estão enraizados no mundo corporativo. A cada dia, eles ganham outras funções inovadoras, alinhadas à inteligência e à tecnologia de ponta.

Também conhecida como biblioteca corporativa ou biblioteca virtual para empresas, a ferramenta está mudando os hábitos de leitura e ajudando as organizações a implementar a cultura do lifelong learning.

É muito mais prático e rápido consultar livros e demais publicações de forma remota, por meio de computador, tablet ou smartphone.

Além de tudo isso, uma biblioteca corporativa para empresas somente vai disponibilizar conteúdos estratégicos, confiáveis e com foco no desenvolvimento de pessoas. E o melhor de tudo isso: a Biblioteca Virtual não necessita de espaço físico.

Biblioteca digital beneficia o futuro profissional do colaborador

Companhias que implementam um acervo online contribuem para o desenvolvimento e plano de carreira de seus profissionais. Além disso, garantem o próprio sucesso.

Ao oferecer uma biblioteca corporativa para os colaboradores, torna-se uma forma de investir na educação e no conhecimento de cada um.

Incentivar a leitura e facilitar o contato do profissional com materiais importantes para o seu crescimento é uma maneira de aumentar as oportunidades de ter na empresa uma equipe multidisciplinar e de alta performance.

O mais interessante é que sua empresa pode, ainda, integrar a biblioteca digital no seu programa de treinamento. Ou seja, é possível capacitar seus funcionários sem precisar disponibilizar outros aplicativos para isso.

Nova call to action

7 razões para investir em uma Biblioteca Virtual para empresas

Antes de mais nada, é fundamental que haja um planejamento e uma seleção de estratégias de motivação para incentivar seus colaboradores ao uso recorrente. O ideal é pensar em benefícios que os ajudem a evoluir e que façam realmente diferença na vida pessoal e profissional.

Tudo isso contribui para a formação e manutenção de um ambiente de trabalho mais propício ao alcance de metas profissionais.

Uma pessoa motivada realiza suas tarefas com qualidade superior e satisfação, tornando a sua empresa um dos melhores lugares para se trabalhar.

Investir em benefícios extras, aqueles não exigidos por lei, agregam valor à função do colaborador. Ao poder usufruir de uma Biblioteca Digital, ele vai se sentir mais valorizado, pois recebe incentivos por sua dedicação, esforço e resultados obtidos.

É desta forma que as grandes companhias buscam atrair e reter os melhores talentos do mercado. Afinal, gente produtiva e movida por desafios quer ter sempre oportunidade de alcançar voos mais altos. De preferência na empresa onde já estão trabalhando.

Importante lembrar, também, que uma plataforma de aprendizagem online, com sua tecnologia avançada e suas diversas funcionalidades que facilitam o aprendizado, apresenta um custo acessível para empresas de todos os portes.

Destacamos, a seguir, 7 razões para oferecer este benefício que aumenta o conhecimento dos seus colaboradores e dá o gás que eles precisam para produzir mais e melhor. Acompanhe!

1. Aumenta a confiança e a automotivação dos colaboradores

Os funcionários se sentem mais valorizados ao receber oportunidade para se qualificar profissionalmente e se sentem mais motivados em relação ao propósito da empresa em que trabalham.

Além disso, se tornam mais confiantes e assumem o protagonismo de suas carreiras, já que podem estar sempre aprendendo e se atualizando sem precisar pagar mais por isso.

2. Aumenta a taxa de retenção de talentos

biblioteca virtual corporativa para empresas

O entra e sai de funcionários, o famoso turnover, quando alcança taxas muito altas, é prejudicial à sobrevivência da empresa.

A Biblioteca Corporativa é um espaço de formação cultural e educacional que, sempre disponível a seus profissionais, ajuda a manter as melhores cabeças na companhia.

Usufruindo do acervo online, quem gosta de aprender e de reciclar conhecimentos não vai precisar buscar isso fora. Pelo contrário, vai otimizar seu próprio tempo e economizar recursos financeiros.

3. Estimula a colaboração e a motivação das equipes

Toda empresa precisa de um time de alta performance. Portanto, o trabalho em equipe é fundamental e gera excelentes resultados. Por ser uma inovação tecnológica, a Biblioteca Virtual possibilita mais agilidade com melhor rendimento.

Tendo à sua disposição um grande cabedal de conhecimento, os funcionários mantêm sua criatividade em alta. E o modelo de atuação baseado na colaboração e na interatividade das pessoas com a tecnologia se instala na empresa de forma orgânica.

Leia também: 👉 Conheça o acervo da Biblioteca Virtual da Pearson Higher Education

4. Aumenta a produtividade de todos os setores

Escolher uma biblioteca virtual para empresas é oferecer uma oportunidade exclusiva para o colaborador que deseja um futuro promissor.

É uma estratégia organizacional com potencial de melhorar o ambiente de trabalho e aumentar a produtividade de todos os setores.

Isso acontece na medida em que informações importantes para o negócio podem ser acessadas com apenas alguns cliques. Resultando, assim, na tomada de decisões mais assertivas e eficientes.

5. Garante maior competitividade da companhia

O fato de investir na transformação digital ajuda a companhia a enaltecer seus valores, sua marca e seu posicionamento no mercado como empresa inovadora e que alinha a tecnologia à inclusão de mais gente no mercado de trabalho por meio da renda.

Sem dúvida, é um diferencial importante que alavanca a competitividade e o destaque entre os concorrentes.

6. Potencializa o desenvolvimento de habilidades e capacidades essenciais

biblioteca virtual para empresas como escolher

É possível integrar a Biblioteca Digital com um programa de capacitação e treinamento da sua empresa, tornando a estratégia muito mais robusta. Trata-se de um acervo que facilita sobremaneira os estudos e pesquisas nas mais diversas áreas do conhecimento.

Os conteúdos de qualidade são sempre atualizados, e contribuem para o desenvolvimento das habilidades e capacidades essenciais para o futuro.

Além disso, a biblioteca corporativa é uma ferramenta extremamente útil para a empresa medir o grau de engajamento dos colaboradores. Isso em relação às atualizações e aos treinamentos contínuos e regulares fornecidos.

7. Fomenta o hábito de leitura e atualização de conhecimentos

O hábito de ler estimula a imaginação, a criatividade e amplia o conhecimento. A Biblioteca Digital permite que os profissionais sejam mais criativos no trabalho e melhorem o seu desempenho.

Além disso, é uma forma de estimular o compartilhamento e a gestão de conhecimento entre o público interno.

Quer levar todo esse potencial para a sua empresa? Conheça a Biblioteca Virtual Corporativa da Pearson Higher Education! Possui um acervo com mais 12 mil e-books e títulos de mais de 30 editoras parceiras sobre negócios em 40 áreas do conhecimento.

SABER MAIS!

 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados