Aumentar a margem de lucro nas IES sem perder a qualidade dos serviços oferecidos aos alunos é um desafio para os reitores e gestores. Porém, tomando algumas medidas, isso é perfeitamente possível.

Além de reduzir itens de consumo, como água, energia e papel, você também pode fazer investimentos em tecnologia, que tragam um bom custo-benefício para a faculdade ou universidade.

Ideias para aumentar a margem de lucro no Ensino Superior

Listamos algumas dicas para que você possa reorganizar os custos e aumentar a margem de lucro da sua IES. Confira a seguir!

Faça um mapeamento de custos

O primeiro passo para executar um plano de aumento da margem de lucro é fazer um mapeamento. Liste todos os custos que a IES tem, separando por fixos e variáveis.

Os custos fixos são aqueles de todos os meses, como pagamento das contas de água, energia, internet, salário dos funcionários etc.

Já os custos variáveis são aqueles que ocorrem eventualmente, como uma reforma no prédio da instituição ou a compra de novos equipamentos, entre outros.

A partir desse levantamento, veja quais são os custos que podem ser diminuídos. Se a IES gasta muito com telefonemas corporativos, por exemplo, uma boa ideia é conversar com a operadora de telefonia e renegociar os pacotes.

Implemente uma cultura voltada para a economia

É importante que uma cultura voltada para a economia seja incentivada na IES, para que professores, funcionários e até mesmo alunos gastem menos recursos. Por exemplo, práticas simples como apagar a luz e desligar os computadores quando se sai de uma sala podem reduzir muito a conta de energia.

A IES também pode utilizar os seus departamentos de pesquisa para desenvolver projetos que reduzam custos. Alunos e professores dos cursos de engenharia, por exemplo, podem criar sistemas de captação de água da chuva e a instituição pode fazer testes de usabilidade e aplicação.

O uso do papel e tintas de impressora pode ser moderado. Oriente os educadores a utilizarem mais o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para publicarem conteúdos digitais, em vez de distribuírem folhas impressas com materiais de leitura para os alunos.

Intensifique as práticas EAD

A metodologia EAD é cada vez mais popular e, portanto, é uma aposta interessante para muitos cursos das IES. É claro que algumas atividades devem ser presenciais, mas a grande maioria das tarefas já podem ser conduzidas a distância.

Uma aula gravada em vídeo ou uma produção de conteúdo textual podem ser distribuídas diversas vezes para diferentes alunos. Isso gera economia com o pagamento de professores, recursos de energia, infraestrutura etc.

Em uma disciplina EAD, o professor assume o papel de tutor, orientando o aluno e esclarecendo dúvidas. As aulas e os conteúdos propriamente ditos são executados a distância.

Conte com uma biblioteca virtual

As bibliotecas virtuais são uma excelente maneira de aumentar a margem de lucro no Ensino Superior. Isso porque não será necessário investir na compra de diversos exemplares de livros para deixar na biblioteca física da IES.

Ao contratar um serviço de biblioteca virtual, os seus alunos terão um imenso acervo de livros e revistas científicas das mais diversas áreas do conhecimento à disposição.

E o melhor: tudo disponível para acesso digital, por meio de computadores, tablets ou smartphones.

Considere a utilização de um laboratório virtual

Para as IES que oferecem cursos que necessitam de práticas com produtos químicos em laboratórios, também é possível investir em tecnologia e otimizar os gastos.

Já existem laboratórios virtuais que garantem aos alunos a realização de experiências, inclusive usando materiais raros, que além de caros, são difíceis de encontrar.

Tudo é feito de forma virtual, sem que seja necessário gastar com infraestrutura, manutenção e limpeza dos espaços físicos.

Em suma, para aumentar a margem de lucro no Ensino Superior, é necessário otimizar gastos e investir em soluções que tragam um melhor custo-benefício. Coloque isso em prática e opere a sua IES sempre no azul!

Continue a se informar! Leia agora o nosso artigo que traz 5 maneiras de tornar a sua IES mais inovadora!

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados