Como será o ensino superior no futuro?

Tempo de Leitura: 2.5 minutos
mulher-de-negocios-com-celular-e-notebook-planejando-futuro-de-sua-instituicao-de-ensino-superior

Afinal, como será a educação superior do futuro? Essa é a pergunta que muitos gestores das instituições de ensino se fazem. A resposta, no entanto, envolve diversos fatores. 

Recentemente, por conta da pandemia da Covid-19, pudemos ter uma noção maior sobre o futuro da educação, com foco no hibridismo e uma maior utilização da tecnologia.

6 tendências na educação superior do futuro

Existem algumas tendências que norteiam a educação superior do futuro. Confira, a seguir!

1. Flexibilização curricular na faculdade ou universidade

A educação superior deve ser cada vez mais personalizada, de modo que o aluno poderá ser mais participativo na formação do seu currículo. A oferta de disciplinas optativas tende a crescer, portanto.

A ideia é que os estudantes possam moldar os seus programas de disciplinas, de acordo com os seus projetos de carreira e interesses pessoais.

O Blox é um sistema tecnológico inovador que traz o conceito de currículo flexível! É a única ferramenta do mercado que permite a flexibilização curricular com sistema de créditos e uma educação personalizada. Acesse a página do Blox e saiba como otimizar os recursos da sua IES!

2. Laboratório virtual

O uso de recursos virtuais para aprendizagem deve crescer, juntamente com a popularização de recursos como a realidade aumentada e a realidade virtual.

A tendência é que os alunos possam trabalhar em laboratórios virtuais, para desenvolverem testes e experiências, da mesma maneira como fariam em um ambiente físico.

Os softwares do Virtual Lab da Pearson estão disponíveis para experimentos virtuais de Química, Física, Biologia e Química Orgânica. Descubra mais vantagens do Virtual Lab e saiba por quê escolhe-lo para sua instituição!

3. Biblioteca virtual

As bibliotecas virtuais são uma grande aposta para a educação superior do futuro. Tratam-se de plataformas digitais em que podem ser acessados uma infinidade de livros, revistas e artigos científicos.

Com a biblioteca virtual as instituições de ensino fazem economia de recursos, tendo em vista que não precisarão gastar com a aquisição de muitos livros. Já os alunos contam com o benefício de ter diversos títulos a disposição, para acessarem remotamente, quando e onde quiserem.

A Biblioteca Virtual da Pearson é a maior plataforma de eBooks universitários e de formação profissional do país! São mais de 8 mil títulos para enriquecer a bibliografia da sua instituição. Visite a página da Biblioteca Virtual da Pearson no site oficial da Pearson Higher Education e saiba mais!

4. Lifelong learning

Em tradução para a língua portuguesa, o termo “lifelong learning” significa “aprendizagem por toda a vida”. Essa também é uma tendência para a educação superior do futuro, tendo em vista que, hoje em dia, os conceitos e atividades de todas as áreas se atualizam muito rapidamente.

Isso quer dizer que a relação entre os alunos e as instituições de ensino não se encerrarão quando eles terminarem a graduação. Ao longo da carreira, o profissional poderá retornar para cursar uma pós-graduação, fazer treinamentos pontuais sobre novas tecnologias, etc.

5. Gestão mais moderna da sala de aula

As salas de aula serão mais modernas e com foco no ensino híbrido. Os jovens que estão ingressando nas faculdades são pessoas que já nasceram em ambientes totalmente digitais.

Isso quer dizer que, para eles, o modelo de sala de aula com um professor explicando as matérias em um quadro negro já está ultrapassado. A gestão moderna desses ambientes trará novidades, como o uso de conteúdos digitais, podcasts, videoaulas, etc.

6. Ensino híbrido e com conteúdos digitais

O ensino híbrido, ou seja, realizado em alguns momentos de forma presencial e em outros de forma remota, também deve crescer. Aulas on-line, síncronas e assíncronas, devem se popularizar.

Além disso, conteúdos digitais e interativos também devem se fortalecer nos próximos anos. É o caso dos fóruns digitais, em que os alunos podem trocar opiniões e debater sobre os assuntos estudados, por exemplo.

Conclusão

A educação superior do futuro está cada vez mais próxima de acontecer. Essa é uma mudança que ocorre aos poucos e que a sua instituição de ensino já deve começar a ficar de olho, para não se tornar ultrapassada.

E a sua faculdade ou universidade, já está preparada para a educação do futuro? É preciso se adequar às tendências e buscar soluções inovadoras. Afinal, a educação é um dos pilares da evolução social e sua IES deve estar na crista da transformação.

Veja algumas maneiras de torná-la mais inovadora, confira o artigo 5 maneiras de tornar a sua IES mais inovadora!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ler notícia Plataformas de Aprendizagem

Tecnologias digitais na educação: 6 motivos para aplicar na IES

05.ago.2021

Entenda a importância das tecnologias digitais na educação e conheça as principais razões para aplicá-las na sua instituição de ensino superior!

Ler notícia tecnologias educacionais no ensino superior jovem mulher aprendendo online em sua casa Plataformas de Aprendizagem

A importância das tecnologias educacionais para o avanço do Ensino Superior

03.ago.2021

O digital pode transformar a aprendizagem na instituição. Entenda as mudanças e praticidades que as tecnologias educacionais proporcionam para o Ensino Superior!

Ler notícia trilhas de aprendizagem tres colegas estudantes de diferentes etnias com notebook na mesa Plataformas de Aprendizagem

Trilhas de aprendizagem: você já conhece esse conceito?

29.jul.2021

As trilhas de aprendizagem combinam as necessidades dos estudantes com o conteúdo transmitido pelo discente. São fundamentais para o Ensino Superior.