Estratégias para modernizar o ensino na sua IES

Tempo de Leitura: 3 minutos
universitarios-estudando-em-sala-de-aula-com-tablet

Você já pensou como lidar com o novo cenário que se apresenta no setor da educação? Sua Instituição de Ensino Superior (IES) está preparada para se alinhar às demandas atuais e fazer a diferença no futuro? Como modernizar o ensino?

O mundo está mudando rápido e as transformações vão continuar acontecendo. A tecnologia caminha a passos largos e o papel da educação é fundamental nessa travessia para o futuro do ensino.

As decisões dos gestores que estão nas universidades são o que vão garantir as mudanças necessárias, principalmente em relação à personalização do ensino. 

Simultaneamente, é preciso prever um método que diminua a evasão escolar, que atraia mais alunos às salas de aula e que estimule os jovens a serem protagonistas nas suas jornadas de aprendizagem. Desafios não faltam, não é mesmo?

Modernizar o ensino é investir em recursos inovadores

A metodologia tradicional de ensino começa a dar lugar a formas inovadoras de educar. Um exemplo disso é a flexibilização curricular, que estabelece novas responsabilidades para professores e alunos. 

A sala de aula presencial que, aos poucos, já estava sendo substituída pelo ensino a distância (EAD) perdeu ainda mais força com a chegada da pandemia. Novas fontes de informação para os estudantes surgem a todo momento. Entre elas, as plataformas digitais são as que têm maior potencial pra modernizar o ensino.

Online, os alunos aprendem por meio de videoaulas. As avaliações são online e o feedback, automatizado. Gradativamente, a personalização do ensino, que leva em conta os reais interesses dos estudantes, seus pontos fortes e sua história de vida, faz cada vez mais sentido. 

Estratégias para modernizar o ensino na sua IES

É preciso fazer novos investimentos para abranger todo o aparato tecnológico. Este vai desde o uso de aplicativos e dispositivos eletrônicos até as ferramentas que possibilitem o pensamento criativo e o desenvolvimento das competências exigidas pelo mercado de trabalho atual. 

Sai o formato mecânico e obsoleto e entra uma nova forma de aprender. E para dar conta de tudo isso, você terá que adotar diversas estratégias que veremos a seguir.

Pratique bechmarking 

Visite algumas Instituições de Ensino Superior que tenham cumprido seu plano para modernizar o ensino. Com certeza, elas já estão colhendo bons resultados.

Procure tirar todas as suas dúvidas, desde como foi feito o planejamento das mudanças até como estão enfrentando os dias atuais. 

Desta forma, você aprende com eventuais erros e corre menos riscos ao inovar. 

Faça um levantamento tecnológico

É importante que você desenhe a situação atual da sua IES. Comece listando todo o aparato tecnológico que sua Instituição já dispõe. Anote tudo o que está novo, o que precisa de manutenção e o que está ultrapassado.

Ao lado destes dois últimos aspectos, avalie o quanto de investimento será necessário.

Capacite seu corpo docente 

Por meio de pesquisa, conheça quais são as capacidades individuais de cada um dos professores que integram o corpo docente da sua IES atualmente. Veja quais são os gaps. E pense como você pode capacitá-los. 

Calcule o investimento para que os professores se qualifiquem e se atualizem pra assumir a nova proposta que faz parte do grande estratagema para modernizar o ensino.

Inove na educação 

Planeje-se para implantar um sistema integrado de gestão, tecnologia importante dentro de um esforço de inovação. Isto vai permitir a desburocratização dos seus processos.

Afinal, uma IES precisa atender as demandas dos alunos com rapidez e funcionalidade. Os jovens de hoje já nasceram conectados e querem autonomia.

Por meio de um sistema integrado de gestão, eles podem acessar toda sua evolução escolar, como notas, faltas, indicadores de resultados, dados financeiros e contato com os professores. Tudo em uma única plataforma e de forma organizada. 

Personalização do ensino

Uma plataforma digital é o que os seus alunos precisam para agir como protagonistas de sua vida acadêmica. São eles que escolhem as disciplinas com as quais mais se identificam. A flexibilização curricular está intimamente relacionada à personalização do ensino. 

Novos métodos educacionais

Dedique um bom tempo à pesquisa do que está sendo feito em outros países do mundo em relação a novos métodos educacionais. Um gestor educacional tem que estar sempre atento ao mercado nacional e internacional. 

Somente assim, é possível verificar se as suas estratégias estão alinhadas ao ensino mais moderno e à evolução. A partir daí, é hora de começar a aplicá-las na sua instituição. 

Aproveite para começar a planejar a modernização da sua IES agora mesmo e entenda como funciona e quais as vantagens da personalização do ensino.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ler notícia aprendizagem colaborativa para ambiente virtual de aprendizagem Plataformas de Aprendizagem

6 benefícios da aprendizagem colaborativa para um AVA

23.set.2021

Entenda o que é a aprendizagem colaborativa e como isso beneficia os ambientes virtuais de aprendizagem!

Ler notícia mobile learning ensino superior Plataformas de Aprendizagem

Mobile Learning: 22 aplicações + 7 motivos para implementar no Ensino Superior remoto

21.set.2021

Conheça diferentes utilidades do Mobile Learning e saiba por que implementá-lo no Ensino Superior!

Ler notícia Brightspace D2L tecnologia móvel na educação superior Plataformas de Aprendizagem

Brightspace D2L promove a tecnologia móvel no ensino superior

16.set.2021

A tecnologia na educação muda a forma com que os alunos aprendem e se desenvolvem. Veja como a plataforma Brightspace D2L ajuda sua IES.