Investir em educação digital deixou de ser uma tendência ou novidade e passou a ser algo fundamental para as instituições de ensino superior. Isso se deve a uma série de motivos.

Um deles é a pandemia do novo coronavírus, que fez com que as instituições de ensino tivessem que fechar as portas e se reinventar para continuar operando.

Outro fator é que os jovens da geração Z, nascidos a partir da segunda metade da década de 1990, hoje são o maior público das universidades e faculdades.

Essas pessoas já nasceram imersas em um ambiente altamente tecnológico e têm preferência pela educação digital. De tal maneira, para que a sua IES não fique para trás, fazer esse investimento em inovação é fundamental.

A seguir, apresentaremos uma série de estratégias para digitalizar o ensino na sua IES. Confira!

1. Aposte nos games para educação digital

A gamificação é uma excelente maneira de inovar o ensino superior. Por meio de mecanismos e linguagens típicas dos jogos digitais, é possível criar situações que simulam atividades reais que o aluno terá que desempenhar no mercado de trabalho.

Os jogos eletrônicos são uma maneira lúdica de ensinar, fazendo com que os alunos consigam simular situações e ter um maior preparo para quando tiverem que exercer as suas profissões.

Também é interessante que os jogos tenham um esquema de pontuação, para que os estudantes saibam como se saíram nas atividades.

2. Utilize a robotização para inovar no atendimento aos alunos

Para inserir a sua IES na educação digital, também é uma boa ideia investir no uso da robotização e inteligência artificial como forma de atender os alunos. Isso não quer dizer que os professores deixarão de ter um papel importante, mas sim que terão o trabalho otimizado.

É possível trabalhar com chatbots nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), por exemplo, para que as dúvidas comuns dos estudantes sejam sanadas. Isso introduz a educação digital e traz mais agilidade para os alunos esclarecerem os seus questionamentos.

3. Produza conteúdos digitais em diferentes formatos

Na educação digital, uma prática bastante comum é a da sala de aula invertida. Nessa metodologia, os alunos acessam conteúdos em casa, fazem anotações e resumos e realizam uma exposição nos encontros presenciais. O professor atua como tutor, esclarecendo dúvidas, corrigindo interpretações equivocadas e orientando os estudos.

Nesse sentido, é interessante usar diversos tipos de conteúdos digitais para disponibilizar aos alunos. É possível investir em plataformas para oferecer textos, infográficos e e-books, por exemplo.

Além da produção textual, podem ser gravadas videoaulas, vídeos curtos com informações breves, podcasts com especialistas debatendo sobre os temas estudados etc.

4. Adote plataformas de flexibilização curricular no ensino superior

Não podemos falar em ingresso na educação digital sem falar nas plataformas de flexibilização curricular. Elas representam o futuro do ensino superior, tendo em vista que permitem aos alunos tirar mais proveito da aprendizagem e personalizar suas trilhas de aprendizado.

Com esse tipo de plataforma, os estudantes podem moldar o currículo de acordo com as suas ambições profissionais ou seus interesses. Um estudante de Direito que pretende atuar na área Criminal, por exemplo, pode escolher mais disciplinas desse campo de estudos e assim se especializar naquilo que deseja fazer.

Estas foram algumas estratégias para inserir a sua IES na educação digital tenham. Coloque-as em prática e garanta mais adesão e interesse de alunos na faculdade ou universidade.

Para continuar aprendendo sobre o assunto, leia agora sobre como o currículo flexível impacta os negócios da sua instituição de ensino superior!

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados