Existem duas maneiras pelas quais as credenciais digitais podem ajudar as IES a preencher a lacuna entre a educação e o emprego para os estudantes.


  1. Interrupção da COVID-19
  2. Mudança nos critérios de recrutamento
  3. Aumento do peso da dívida
  4. Como as credenciais digitais podem motivar os alunos
    4.1. Proporciona reconhecimento
    4.2. Demonstra as soft skills sob demanda  

A motivação para aprender está diminuindo entre os estudantes do ensino superior. Tomemos como exemplo os diplomas tradicionais, a partir de janeiro de 2022, apenas 51% dos adolescentes da geração Z estavam interessados em cursar um curso de quatro anos, comparando com 71% em maio de 2020. 

A queda na motivação está tendo um impacto significativo nos níveis de matrícula e nas taxas de conclusão de curso. Nesse contexto, as instituições de ensino superior estão buscando maneiras de solucionar esse problema, que pode se agravar com o passar dos anos. 

O que está causando essa perda de entusiasmo? Reunimos algumas das principais razões exploradas por especialistas em educação. Acompanhe!

Interrupção da COVID-19

Não podemos deixar de mencionar a mudança abrupta das aulas presenciais para as aulas online durante a pandemia de COVID-19, esse foi um importante disruptor. Uma mudança em grande escala para o aprendizado baseado na web começou no início de 2020 e mudou drasticamente a experiência acadêmica. Muitos sentiram falta de interagir com professores e colegas e têm lutado para se envolver desde então.

Mudança nos critérios de recrutamento

Mudança-nos-critérios-de-recrutamento

As qualificações do ensino superior não são o passaporte para os melhores empregos como já foram – e os estudantes estão cientes disso. Algumas grandes empresas deixaram de exigir diplomas. 

Ex-CEO da IBM, Ginni Rometty, disse à The Economist que em 2012 menos de 10% de todas as vagas da IBM estavam abertas para pessoas sem diploma. Ela também sugeriu que, à medida que as empresas dão mais ênfase à contratação de habilidades em vez de credenciais acadêmicas, os jovens exigirão mais opções do que um diploma universitário de quatro anos para desenvolver as capacidades de que os empregadores precisam.

Aumento do peso da dívida

Aumento-do-peso-da-dívida

Com mais organizações mudando para a contratação baseada em habilidades, lidando com o aumento das taxas e do endividamento. Se as pessoas fossem para a faculdade ou universidade, elas precisavam espremer cada real de seu investimento. 

O que as instituições de ensino superior podem fazer para conter a maré?

Não há dúvida de que as instituições de ensino superior enfrentam grandes desafios. Aqueles que querem reverter a situação e se manter competitivos devem trabalhar mais para aumentar a parcela de estudantes que ganham seus diplomas. Uma maneira de conseguir isso é por meio da implementação de um programa de credenciais digitais

As credenciais digitais fornecem provas verificadas das competências e habilidades de um aluno. Eles complementam os certificados em papel, mas por serem digitais, são ricos em dados. Com a plataforma certa, as instituições podem criar, emitir e compartilhar credenciais digitais facilmente com seus alunos, ajudando os alunos a preencher melhor a lacuna entre educação e emprego.

Leia também: 👉 Credenciais digitais ajudam a atrair alunos para as IES

Como as credenciais digitais podem motivar os alunos

Como-as-credenciais-digitais-podem-motivar-os-alunos

Existem duas maneiras principais pelas quais as credenciais digitais podem ajudar com os desafios identificados – ajudar os alunos a serem mais motivados, reconhecer o valor do ensino superior e equipá-los com as habilidades exigidas em seus mercados relevantes para o setor.

1 – Proporciona reconhecimento

O reconhecimento público e os prêmios sempre foram usados na educação para motivar os alunos, e os crachás digitais trazem o reconhecimento para o próximo nível. As credenciais digitais que complementam os certificados em papel reconhecem não apenas o conhecimento adquirido nas aulas, mas também o soft skills sob demanda os alunos adquiriram.  

Isso é especialmente verdadeiro porque as credenciais digitais são facilmente compartilháveis on-line, tornando mais fácil para mais alunos ver um resultado tangível para os cursos que eles acham motivador e que as pessoas reconhecem as conquistas dos alunos.  

Leia também: 👉 Credly é o certificador oficial da ferramenta Personabilities

2 – Demonstra as soft skills sob demanda  

As credenciais digitais não apenas podem servir como um ponto de orgulho, mas também oferecem um registro específico e verificável das habilidades de um candidato, incluindo soft skills, como trabalho em equipe, comunicação, pensamento crítico e liderança. Estes são muitas vezes difíceis de avaliar através de métodos tradicionais, como currículos e entrevistas, mas são um fator cada vez mais crítico no recrutamento. 

Com credenciais digitais, os alunos podem demonstrar facilmente suas habilidades e proficiências em perfis e currículos on-line, ajudando-os a se destacar da multidão quando os empregadores avaliam suas qualificações e habilidades em comparação com outros candidatos. 

Instituições que utilizam microcredenciamento também permitem que os alunos demonstrem domínio em uma área específica e compartilhem aos potenciais empregadores a confiança de que eles têm o nível certo de habilidades e proficiência antes de serem contratados. 

Ao construir uma conexão mais forte entre um aluno engajado em seus estudos e suas perspectivas pós-educação, as credenciais digitais aumentam a motivação. Ajudam ainda, as instituições de ensino superior a se posicionarem como modernas e inovadoras. Além disso, eles mostram que estão mais alinhados com as habilidades técnicas e de soft skills que os empregadores agora exigem e entendem e respondem às necessidades e interesses dos alunos. 

Os benefícios das credenciais digitais podem ser de fácil alcance para qualquer faculdade ou universidade. Para saber mais sobre os diferentes benefícios que as credenciais digitais podem trazer para os alunos e todas as partes interessadas em sua instituição, acesse agora mesmo a página da Credly By Pearson

catalogo de soluções Pearson Higher Education

*Traduzido e adaptado de Credly by Pearson: Understanding What Motivates Students: The Role of Digital Credentials in Higher Education Institutions 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados