Por que as funcionalidades do Blox vão revolucionar sua IES?

Tempo de Leitura: 4 minutos
estudantes-multiraciais-em-sala-de-aula-estudando-com-flexibilizacao-curricular

O mercado educacional do Brasil é caracterizado, entre outras coisas, por ser promissor e competitivo. Por isso, é preciso que a instituição de ensino superior invista em ações e estratégias que possibilitem conquistar um maior destaque para o seu negócio. As funcionalidades do Blox, por exemplo, podem auxiliar nesse objetivo, proporcionando uma experiência educacional de qualidade e a flexibilização curricular que irá revolucionar a sua IES.

Uma breve análise a respeito de certos aspectos desse mercado demonstra que ele exige inovações e atualizações que se alinhem às demandas das novas gerações.

De forma geral, hoje, os currículos são compostos por disciplinas mais genéricas e aulas preponderantemente expositivas, fazendo com que os alunos se desmotivem e se formem com o mesmo histórico de conhecimento e desenvolvimento de habilidades.

Nesse cenário, sairão na frente as instituições que forem capazes de implementar um novo conceito de ensino superior, que seja flexível, mais interativo e gamificado. 

E que também seja composto por microformações, constituindo uma experiência educacional única, significativa e contextualizada para o aluno. 

As funcionalidades do Blox ajudam nesse processo, proporcionando uma disrupção no modelo educacional vigente. Quer descobrir como isso é possível?

Então, continue a leitura deste artigo e compreenda melhor quais são as principais funcionalidades do Blox e de que forma elas vão ajudar a revolucionar sua instituição de ensino superior e diferenciá-la no mercado. Acompanhe a seguir.

1. Sistema de flexibilização curricular é uma das funcionalidades do Blox

De forma geral, em um sistema curricular flexível, ao invés de escolherem o curso, os alunos podem escolher as disciplinas que querem estudar.

Com isso, o aluno se torna ainda mais protagonista de seu processo de desenvolvimento e formação universitária, o que ajuda a mantê-lo motivado e evitar evasão na IES.

De fato, um modelo de ensino personalizado soluciona um dos maiores problemas das instituições de ensino superior: o elevado número de evasões ao longo dos semestres.

A desmotivação figura como uma das causas que levam os estudantes a abandonarem os cursos. No entanto, à medida em que eles podem escolher as disciplinas que estão de acordo com os seus interesses e objetivos, o engajamento nas aulas aumenta.

Afinal, será possível desenvolver habilidades que são importantes para a vida real do aluno, fazendo com que ele perceba o valor de sua educação e engaje-se em seus objetivos de estudo.

Além disso, a flexibilização curricular possibilita a eliminação das turmas deficitárias na IES e ajuda a formar profissionais de alta performance, com currículos únicos - e competências e habilidades únicas - para o mercado de trabalho.

E isso garantirá maiores índices de empregabilidade, um argumento valioso para captar e reter alunos na sua instituição de ensino superior.

2. Facilidade na captação de alunos

O modelo convencional de ensino superior conta com um currículo padronizado, que não atende as necessidades mais específicas dos alunos.

Uma das funcionalidades do Blox é, justamente, proporcionar uma experiência educacional personalizada. O fato de poder fazer suas escolhas de disciplinas como preferirem é um grande atrativo para a captação de estudantes.

A autonomia para montar suas trilhas de aprendizado cursando as disciplinas que estão alinhadas com as suas demandas é um forte argumento para a atração e retenção de alunos. 

Essa pode ser uma vantagem competitiva para instituições de ensino superior, que atuam em um setor que tem como um dos principais desafios se diferenciar do grande número de competidores.

Ainda, esses diferenciais irão contribuir para desenvolver uma marca forte e de reconhecimento no mercado. Isso retroalimenta a atratividade da instituição tanto para alunos como para os melhores talentos da sua equipe e, também, para novos investidores.

3. Ensalamento inteligente

O Blox contribui com os ganhos da IES também ao aprimorar o ensalamento (aluno/sala de aula).

Devido à flexibilização curricular, a quantidade de opções de disciplinas ofertadas torna-se proporcional à quantidade de alunos matriculados. 

Isso permite acabar com a necessidade de um número mínimo de estudantes por disciplina, oferecendo vantagens para a instituição (melhor margem operacional) e para o estudante (acesso garantido à disciplina desejada).

Além disso, por meio do ensalamento inteligente, a instituição de ensino superior pode ter quatro entradas de novos alunos por ano, ou seja, o dobro de vestibulares anuais, constituindo um grande potencial de crescimento, escalabilidade e lucratividade.

4. Informações relevantes para a gestão da IES

Por meio das funcionalidades do Blox, é possível ter acesso a diversos indicadores que auxiliam na gestão e no dimensionamento da demanda, possibilitando análises mais complexas do que aquelas obtidas em um currículo tradicional.

Essas informações servem como norte para a tomada de decisões estratégicas e para insights que potencializarão os ganhos da instituição e o seu crescimento sustentável.

Um dos exemplos dessas funcionalidades do Blox é a economia das horas-aula, que é obtida por meio da otimização dos cursos da instituição de ensino superior.

Outras métricas que podem ser acompanhadas em tempo real dizem respeito ao detalhamento de matrículas, fluxos de progresso e levantamento das disciplinas mais populares.

Além disso, os professores podem realizar a gestão e atualização curricular de forma contínua, analisando as diferentes áreas, competências, metodologias, planejamento de ensino e repositório de arquivos e anexos.

Como vimos, as funcionalidades do Blox ajudam a revolucionar a IES por meio da evolução de estratégias pedagógicas aliadas à tecnologia. 

O resultado é a personalização do ensino e a flexibilização curricular, uma solução para problemas como o baixo engajamento nas salas de aula, evasão e turmas deficitárias.

Por fim, cabe ressaltar que todas essas funcionalidades do Blox estão em consonância com as regras do Ministério da Educação.

Além disso, são desenvolvidas e aperfeiçoadas continuamente com o propósito de fornecer um design inteligente, responsivo e inclusivo para permitir a melhor experiência de usuário para gestores, educadores, alunos e demais membros de sua equipe.

E então, que tal contar com as funcionalidades do Blox e todas essas vantagens em sua instituição de ensino superior?

Para isso, agende uma conversa sem compromisso com nosso time de especialistas em ensino do futuro e comece já o plano de modernização e de escalabilidade de sua IES.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ler notícia Plataformas de Aprendizagem

Tecnologias digitais na educação: 6 motivos para aplicar na IES

05.ago.2021

Entenda a importância das tecnologias digitais na educação e conheça as principais razões para aplicá-las na sua instituição de ensino superior!

Ler notícia tecnologias educacionais no ensino superior jovem mulher aprendendo online em sua casa Plataformas de Aprendizagem

A importância das tecnologias educacionais para o avanço do Ensino Superior

03.ago.2021

O digital pode transformar a aprendizagem na instituição. Entenda as mudanças e praticidades que as tecnologias educacionais proporcionam para o Ensino Superior!

Ler notícia trilhas de aprendizagem tres colegas estudantes de diferentes etnias com notebook na mesa Plataformas de Aprendizagem

Trilhas de aprendizagem: você já conhece esse conceito?

29.jul.2021

As trilhas de aprendizagem combinam as necessidades dos estudantes com o conteúdo transmitido pelo discente. São fundamentais para o Ensino Superior.