Entenda quais são as principais competências digitais e qual é a importância delas na formação dos profissionais do futuro!


  1. O que são competências digitais?
  2. A importância das habilidades na transformação digital do mercado de trabalho futuro 
  3. Quais são as principais competências digitais? O futuro é exigente! 
  4. Gestão da informação
  5. Análise de dados e Machine Learning
  6. Noções básicas de TI
  7. Comunicação ágil
  8. Edição digital de imagens e vídeos
  9. Gestão de projeto eficaz

Você já parou para pensar no quanto as diferentes tecnologias exigem novas habilidades profissionais? Para o estudante, esse entendimento é fundamental. Só assim é possível dominar as competências digitais mais relevantes e construir uma trajetória de sucesso.

Quanto às IES, a responsabilidade é entender o que o mercado de trabalho precisa e preparar alunos altamente qualificados para se diferenciarem. As dúvidas que ficam são: quais são essas competências exclusivas para o ambiente digital e como desenvolver na instituição? É, justamente, sobre esses tópicos que vamos nos aprofundar a seguir. Acompanhe!

O que são competências digitais?competências digitais para estudantes no ensino superior

Competência é um conjunto de habilidades e atitudes que viabilizam ações.

Portanto, competências digitais podem ser entendidas como os conhecimentos que uma pessoa tem para lidar com as inovações tecnológicas, tais como:

  1. Dispositivos modernos.
  2. Sistemas de gestão empresarial.
  3. Plataformas virtuais.
  4. Conhecimento amplo em tecnologias de comunicação virtual.
  5. Desenvolvimento de sistemas.

Vale ressaltar que as pessoas podem ser classificadas de acordo com o seu nível atual em relação às competências digitais da seguinte forma:

  • Nível básico: possui conhecimento básico computacional, de pesquisas na internet, envio de e-mails e outras ações mais simples;
  • Intermediário: pode ir um pouco além, operando uma plataforma de gestão, enviando arquivos para a nuvem e administrando perfis empresariais online;
  • Avançado: tem aptidão para lidar com tudo o que diz respeito à tecnologia da informação de uma organização. Isso quer dizer que essa pessoa consegue criar soluções tecnológicas, programar sistemas e desenvolver sites, entre outras ações.

A importância das habilidades na transformação digital do mercado de trabalho futuro

competencias digitais para ensino superior

Para pensar no futuro, precisamos considerar questões como comunicação, gerenciamento e inovação.

É no domínio desses três elementos que surgirão as capacidades mais valorizadas em um contexto de predomínio da tecnologia.

Profissionais aptos a lidar com as novas ferramentas serão capazes de otimizar não só o tempo, mas também a qualidade de seu trabalho.

Basta analisar soluções como os aplicativos de mensagens instantâneas e as plataformas para chamadas para percebermos quanto se tornaram comuns para uso profissional. Aliás, trazem dinamismo às interações e simplificam o dia a dia.

Além disso, profissionais dotados de habilidades digitais podem se inserir com maior facilidade na rotina de uma nova empresa, gerando identidade corporativa, algo cada vez mais valorizado.

Isso sem falar na capacidade de apresentar novas soluções em função das demandas tecnológicas. Uma pessoa que entende a lógica por trás de determinado sistema tende a não perder tanto tempo se adaptando a ele.

Quais são as principais competências digitais? O futuro é exigente!

2020 nos ensinou uma lição muito importante, que precisamos estar prontos para mudanças repentinas. Os docentes sabem que preparar os estudantes para suas carreiras de hoje parece uma tarefa complexa, diferentemente do que era anos atrás.

A força de trabalho mudou a forma como conduzimos o nosso caminho para o futuro. Os estudantes de hoje precisam estar preparados para ter sucesso em um ambiente de trabalho ainda mais exigente, tornando a carreira e o ensino técnico ainda mais objetivos.

Abaixo está uma lista de algumas das habilidades de trabalho mais requisitadas, e os programas de certificação que você pode aproveitar para ensinar essas habilidades em sua Instituição de Ensino Superior. Seus estudantes precisam se destacar, então por que não dar a eles as habilidades que a força de trabalho irá procurar?

1. Gestão da informação

É o conjunto de processos que uma empresa cria para manter seus dados organizados e seguros. Isso diz respeito a:

  • processamento;
  • armazenamento;
  • classificação;
  • compartilhamento;
  • entre outros.

Assim, o profissional atua com domínio sobre o trabalho com dados. Isso tende a fazer dele um dos mais requisitados em um futuro em que praticamente tudo poderá ser feito online.

2. Análise de dados e Machine Learning

Ainda considerando o trabalho com dados, sua análise via programas de gerenciamento já é uma tendência hoje.

Por sua vez, o desenvolvimento de sistemas como o machine learning — no qual as máquinas são dotadas de um tipo de inteligência artificial que as permite evoluir quase que por conta própria — está entre os caminhos mais procurados por jovens promissores no mundo todo.

3. Noções básicas de TI

São elas que nos permitem dominar o essencial do universo digital que estamos nos imergindo.

Por exemplo, é preciso o mínimo de entendimento a respeito de como funcionam os sistemas digitais para lidar com soluções virtuais, segurança de dados e tecnologia da informação.

Isso sem citar outras inovações, como as tecnologias de rastreamento e de compartilhamento de arquivos.

4. Comunicação ágil

Esse sempre será um ativo para qualquer empresa. E, no futuro, promete ser um diferencial entre as habilidades digitais.

Com as habilidades de comunicação identificadas como uma das principais habilidades que os empregadores estarão à procura, desenvolvê-las já na graduação pode dar aos futuros candidatos uma grande vantagem na competição.

A má comunicação é muito cara para as empresas. Estudos foram feitos que estimam que empresas com 100 funcionários perdem uma média de US$ 420.000 por ano devido à má comunicação entre os funcionários. O custo sobe com base no número de funcionários.

Portanto, preparar os estudantes para se tornarem comunicadores eficazes requer o domínio de múltiplas metodologias de comunicação.

5. Edição digital de imagens e vídeos

Não é segredo que a criatividade ajuda qualquer funcionário a ter um bom desempenho no trabalho.

Materiais audiovisuais são essenciais para as estratégias de conteúdo das empresas. E isso não diz respeito apenas ao uso externo, mas também ao interno.

Por exemplo, a edição de imagens e vídeos permite a criação de:

  • tutoriais;
  • infográficos;
  • informativos para circulação interna;
  • e outros materiais de grande valia para simplificar o entendimento sobre determinado tema.

É por isso que o domínio do audiovisual está entre as competências digitais mais valorizadas atualmente e, no futuro, o mercado de trabalho trará grandes oportunidades para quem possui essas habilidades digitais.

6. Gestão de projeto eficaz

A gestão de projetos se tornou um dos grandes pilares para o desenvolvimento sucessivo das empresas. Independentemente da área de atuação, a implementação de ferramentas, metodologias e processos já fazem parte do dia a dia empresarial. Identificar soluções imediatas para problemas pode custar muito caro. Sendo assim, é essencial antecipar os riscos.

Tudo isso depende da gestão eficaz de projetos.

Apresentar um amplo domínio de gestão de projetos permite que o profissional tenha acesso a oportunidades em grandes empresas. Isso porque o monitoramento do ciclo de projetos também é uma forma de inovação, seja dentro ou fora da internet. Empresas de médio e grande porte valorizam muito esta habilidade.

O que acha de começar a desenvolver essas competências digitais muito importantes na sua Instituição de Ensino Superior e preparar os seus alunos para o mercado de trabalho? Conheça Certiport, a solução profissional da Pearson Higher Education!

 

Conheça as soluções profissionais Pearson!

 

Fique por dentro de todas as inovações tecnológicas para o Ensino Superior! 👇

Siga-nos nas Redes Sociais!

icone do facebook pearson higher education icone linkedin pearson higher education

 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados