Veja como funciona o Blox para alunos, professores e gestores

Tempo de Leitura: 3 minutos
grupo-de-docentes-e-alunos-em-reuniao-na-mesa-da-universidade

Sendo o Blox a única ferramenta do mercado que permite a flexibilização curricular, quando a sua instituição de ensino dá este importante passo visando a disrupção no modelo educacional que ainda vigora no Ensino Superior, todos saem ganhando.

Saiba como funciona esta inovação para alunos, professores e gestores.

Neste artigo você aprenderá em detalhes sobre as funcionalidades do Blox para cada um dos perfis da plataforma, ou seja, os estudantes, o corpo docente e os coordenadores, diretores e gestores da sua IES (Instituição de Ensino Superior).

Estes públicos estão cada vez mais demandando novidades que facilitem o dia a dia e tragam melhores resultados no curto, médio e longo prazos. 

O que temos hoje

Quando falamos em ensino superior no Brasil, estamos abordando um mercado superlativo e que só cresce. 

O mundo do trabalho exige pessoas capacitadas e mais estudantes anseiam fazer uma faculdade ou uma universidade com o objetivo de se preparar devidamente para a vida profissional.

Distribuídas entre as redes pública e privada, as vagas aumentam, mas ainda não são suficientes para atender toda a população de alunos que deveria estar as ocupando.

Isso abre uma grande oportunidade para quem investe na educação. Há bastante espaço ocioso para se oferecer ensino de qualidade e que atenda as atuais necessidades de estudantes e professores. 

Há estudos que demonstram dados preocupantes. Por exemplo, estima-se que 60% dos jovens de hoje em dia estão estudando para profissões que vão deixar de existir.

A evolução tecnológica abriu um vasto campo para posições que requerem novas competências e habilidades que, infelizmente, não são oferecidas pelo ensino tradicional. 

Blox: o que podemos ter

Considerando o que foi dito acima, há a necessidade urgente de uma mudança drástica na formação dos futuros profissionais.

O currículo do ensino superior deve ser flexível e não engessado numa caixa rígida e limitante. Ele deve transitar de uma experiência desinteressante e ineficiente para a possibilidade de cursar matérias recheadas de microformações.

E não mais por uma grade de disciplinas simples e impostas por um protocolo preestabelecido e desatualizado que não gera diferencial algum. Isso ocorre porque as matérias são as mesmas para todos os alunos, independentemente do perfil de cada um, que varia bastante caso a caso.

Como os alunos se beneficiam?

Os alunos integram um dos principais públicos-alvo do Blox. Eles passam a ter um histórico escolar interativo que contará toda sua história enquanto estudantes. Bem diferente do que eles têm hoje: um simples documento com notas e faltas.

Para o aluno, o Blox oferece funcionalidades como as trilhas personalizadas de aprendizado. E um currículo composto por disciplinas modernas e específicas, ou seja, de acordo com o que cada um gosta de fazer e tem interesse.

Ele é quem estrutura sua própria trilha curricular de maneira bem intuitiva e simples.

Saem as disciplinas genéricas, às quais, por total falta de afinidade, às vezes levam os alunos a abandonarem os estudos, aumentando ainda mais as tristes estatísticas de evasão escolar no Brasil. 

Quanto à progressão no curso, conforme o aluno avança, ele acompanha seu desenvolvimento em tempo real.

Durante esta formação flexível, ele estará ao lado de colegas que têm os mesmos interesses, o que facilita e motiva o engajamento, a integração e o desenvolvimento de cada um. 

Quando chegar a formatura, os alunos sairão com um histórico único em mãos para atuarem no mercado, conquistando as oportunidades que pedem os conhecimentos específicos obtidos por eles no ensino superior. 

Como o Blox funciona para professores e gestores

O professor ensina aquilo que domina, sem estar preso a ementas desatualizadas. No Blox, eles podem fazer a gestão de currículos flexíveis, criando disciplinas conforme determinadas áreas do conhecimento, competências e metodologias.

A ferramenta permite aos professores todo o planejamento de ensino, já que funciona como repositório de arquivos e anexos. Eles têm liberdade pra realizar a gestão e atualização das próprias unidades curriculares de forma contínua.

Os gestores, por sua vez, fazem a gestão de currículos flexíveis no Blox através de recursos que garantem à instituição estabelecer trilhas de aprendizado onde podem ser colocadas as regras do negócio para que os alunos cumpram.

Além disso, é possível acompanhar no Blox diversos KPIs em tempo real. Entre eles, grau de eficiência do ensino, custos, detalhamento de matrículas, fluxos de progresso, disciplinas mais populares e ensalamento das turmas. 

Conheça o Blox e, junto com ele, a chance de revolucionar o ensino da sua IES! 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ler notícia universitarios-estudando-em-sala-de-aula-com-tablet Gestão de IES

Estratégias para modernizar o ensino na sua IES

10.jun.2021

Você está disposto a modernizar o ensino na sua instituição? Então, acompanhe as principais estratégias que devem ser adotadas para requalificar e inovar.

Ler notícia estudantes-de-universidade-em-sala-de-aula-participando-do-conteudo-com-professor-presente Tecnologia e Inovação

O que é a flexibilização curricular?

08.jun.2021

A flexibilização curricular é uma maneira de tornar a sua IES mais inovadora para os alunos. Saiba mais!

Ler notícia alunos-universitarios-em-reuniao-para-debater-atividades-complementares Gestão de IES

Atividades complementares: qual é a importância delas para a IES?

03.jun.2021

Saiba o que são atividades complementares, como elas fazem diferença em uma IES e qual é a melhor forma de incentivá-las!