Virtual Lab: conheça todos os laboratórios e como funcionam

Tempo de Leitura: 3 minutos
foto-de-fundo-de-uma-sala-de-aula-com-estudantes-universitarios-com-projeto-de-laboratorio-no-computador

Você já ouviu falar no Laboratório Virtual? Eles são ambientes digitais que permitem realizar diversas simulações transmitindo a ideia de forma realista, inteligente e sofisticada. A ideia é que o aluno faça experimentos como se estivesse em um laboratório real. Interessante, não é mesmo? É o caso do Virtual Lab!

Os laboratórios virtuais, como o Virtual Lab, da Pearson, fazem com que os alunos da sua instituição de ensino experimentem a ciência de uma maneira diferente e, ao mesmo tempo, totalmente segura.

Entenda como o Virtual Lab da Pearson funciona

O Virtual Lab reúne alguns diferentes laboratórios virtuais em sua totalidade.

Entre eles, destacamos o Virtual Lab de Química (e também Química Orgânica), Física e Biologia.

Funciona assim:

Existem as bancadas virtuais, equipadas com instrumentos científicos de alta precisão. Dessa maneira, os estudantes protagonizam representações idênticas às experiências realizadas nos laboratórios físicos.

Portanto, os alunos têm acesso a um ambiente virtual em que podem fazer escolhas como se estivessem em um laboratório real, observando todas as reações com exatidão e, é claro (e muito importante!) com total segurança.

O Virtual Lab é comercializado para todos os colégios de Educação Básica e Instituições de Ensino Superior. Os softwares são compatíveis com as versões mais recentes do sistema operacional Windows. Para acessá-los, basta baixar o programa, instalá-lo em um computador com acesso à internet e fazer o login com usuário e senha.

Saiba o que o laboratório virtual oferece

O laboratório virtual oferece diversas simulações realistas em quatro áreas:

1. Química: proporcionando simulações em análises qualitativas e inorgânicas;

2. Física: com bancadas de mecânica à elétrica;

3. Biologia: promovendo experiências da ecologia à genética;

4. Química Orgânica: desenvolvendo misturas entre reações.

Cada um desses laboratórios contam com uma bancada específica.

Além disso, há diversos roteiros de estudos, que auxiliam o professor e o aluno na elaboração dos experimentos.

Para complementar o ensino, há vários vídeos com as apresentações e o passo a passo para a utilização de todas as bancadas, proporcionando aos docentes e estudantes uma ótima experiência.

Também há um ótimo suporte pedagógico a fim de implementar o software no processo de ensino do curso, além de suporte técnico para a sua instituição. Dessa maneira, mais do que conteúdo na plataforma, existem materiais de apoio para guiar o aluno durante os experimentos virtuais.

Veja quais são os benefícios do laboratório virtual

E aí, você está gostando de aprender mais sobre o Virtual Lab da Pearson? Se sim, confira quais são os benefícios e por que você deve investir nesse recurso para tornar as suas aulas mais dinâmicas e interessantes. Confira:

  • Traz mais tecnologia para a sua escola: há a possibilidade de experimentos com elementos químicos pouco acessíveis e equipamentos sofisticados — o que inviabilizaria sua realização em situações reais;

  • Segurança e proteção do aluno: o laboratório virtual proporciona muita segurança para o aluno durante as experiências;

  • Favorece a limpeza e a otimização do ambiente: os laboratórios são limpos com apenas um clique;

  • Reduz os custos da sua instituição de ensino: não há a necessidade de ter um amplo espaço físico com uma infraestrutura;

  • Torna o aluno protagonista do seu conhecimento: os alunos podem protagonizar representações incríveis e idênticas às experiências dentro de um laboratório físico.

Entenda por que o Virtual Lab é um ótimo exemplo de transformação social para o ensino 

Os laboratórios virtuais são canais para a aplicação da transformação digital no ensino. Afinal, eles utilizam a tecnologia em favor da aprendizagem, permitindo acrescentar vivência e dinamismo no conteúdo estudado.

Ao apostar nesta ferramenta digital, o aluno se torna protagonista das simulações dos seus experimentos, pois dá mais autonomia para que ele faça suas escolhas e decisões, como se estivesse em um laboratório real.

Afinal, ele estará, mas virtualmente, em laboratórios de física, química e biologia.

Ou seja, o Virtual Lab é definitivamente uma ótima oportunidade para tornar a sua IES mais inovadora!

Os laboratórios virtuais da Pearson apresentam um ambiente educacional, um novo modelo de ensino com foco no desempenho do aluno por meio de um estudo dinâmico e com meta sólida de melhoria dos níveis de aprendizagem.

Gostou de aprender mais sobre o assunto? Se sim, entre em contato conosco para entender mais sobre a nossa solução!​

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ler notícia universitarios-estudando-em-sala-de-aula-com-tablet Gestão de IES

Estratégias para modernizar o ensino na sua IES

10.jun.2021

Você está disposto a modernizar o ensino na sua instituição? Então, acompanhe as principais estratégias que devem ser adotadas para requalificar e inovar.

Ler notícia estudantes-de-universidade-em-sala-de-aula-participando-do-conteudo-com-professor-presente Tecnologia e Inovação

O que é a flexibilização curricular?

08.jun.2021

A flexibilização curricular é uma maneira de tornar a sua IES mais inovadora para os alunos. Saiba mais!

Ler notícia alunos-universitarios-em-reuniao-para-debater-atividades-complementares Gestão de IES

Atividades complementares: qual é a importância delas para a IES?

03.jun.2021

Saiba o que são atividades complementares, como elas fazem diferença em uma IES e qual é a melhor forma de incentivá-las!