As universidades estão adotando cada vez mais o uso de chat conversacional, alimentado por IA, para aprimorar a experiência educacional.
Na última década, as instituições de ensino superior adotaram um grande número de tecnologias com importantes aplicações pedagógicas. Atualmente, a inteligência artificial é a tecnologia líder neste campo, e o chat conversacional é um dos aplicativos que estão progredindo mais rapidamente.
Hoje falaremos sobre tudo o que pode ser feito com um chat conversacional institucional treinado de acordo com a identidade e os requisitos da sua universidade, e como ele pode ser uma excelente solução para vários dos desafios mais comuns para seus alunos, mas também para seu corpo docente e equipe administrativa.
Resolver todos os tipos de dúvidas sobre seus processos de admissão e políticas organizacionais, oferecer aconselhamento acadêmico aos alunos, recomendar conteúdo atualizado para projetos interdisciplinares entre seus professores e até mesmo oferecer apoio psicoemocional a toda a sua comunidade universitária são apenas algumas das coisas que podem ser alcançadas com um chat conversacional alimentado por IA generativa. Mas o que exatamente é isso?
Um chat conversacional, também conhecido como chatbot, é um programa de computador projetado para simular conversas humanas por meio de texto ou voz. Esses sistemas podem responder a perguntas, executar tarefas e ter conversas consistentes e naturais. Atualmente, os chats conversacionais são usados em uma ampla variedade de aplicações, desde atendimento ao cliente até suporte educacional, oferecendo assistência imediata e personalizada.
Um chat conversacional normalmente combina diferentes tipos de tecnologias avançadas que fornecem recursos exclusivos e, juntos, criam uma ferramenta poderosa e versátil. Para entender o potencial de um chat conversacional, é útil primeiro compreender o escopo e as aplicações dos diferentes tipos de inteligência artificial por trás dele, ou seja, preditiva, adaptativa e generativa.
Primeiro, a IA preditiva foi aperfeiçoada por décadas e usa algoritmos de aprendizado de máquina e modelos estatísticos para identificar padrões e tendências; em outras palavras, ele se baseia na análise de dados históricos para prever resultados futuros.
Por exemplo, um chatbot preditivo pode analisar as perguntas frequentes dos alunos durante o semestre para prever perguntas comuns antes dos exames e preparar respostas ou materiais de estudo com antecedência, além de oferecer recomendações ou recursos que o usuário provavelmente precisará em seguida.
A IA adaptativa, por outro lado, conta com algoritmos de aprendizado por reforço e aprendizado contínuo para ajustar seu comportamento e respostas personalizadas em tempo real com base nos dados e no ambiente, melhorando continuamente com base nas interações. Por exemplo, um tutor virtual adaptável em uma plataforma de aprendizado on-line pode ajustar dinamicamente a dificuldade dos exercícios de matemática com base no desempenho do aluno, enfatizando a prática em áreas de oportunidade.
Finalmente, a IA generativa é o tipo mais avançado de inteligência artificial atualmente. Embora ainda seja um modelo jovem que tem muito a ser refinado pela frente, em muito pouco tempo mostrou imenso potencial, pois pode criar conteúdo novo e original a partir de dados existentes. Graças a algoritmos de redes neurais profundas, como Generative Adversarial Networks (GANs) e modelos de transformadores, ela pode produzir texto, imagens, música e outros tipos de conteúdo.
Uma aplicação de um chatbot com IA generativa em uma universidade pode ser criar automaticamente guias de estudo personalizados para os alunos, incluindo resumos de leituras e exemplos de problemas resolvidos adaptados ao conteúdo do curso e ao nível de compreensão do aluno.
Agora, imagine tudo o que um chat conversacional que combina todas essas tecnologias pode fazer.
Leia também: 👉 Inteligência Artificial na Biblioteca Virtual PearsonQuando falamos de chat conversacional, geralmente o que se entende é que estamos falando de uma tecnologia com IA generativa que é capaz de emular uma conversa natural com um ser humano. Contudo, em teoria estrita, os chatbots podem ser classificados como baseados em regras (não conversacionais) e baseados em IA (conversacional):
São ideais para tarefas simples e repetitivas, como fornecer informações básicas, responder a perguntas frequentes predeterminadas e executar tarefas transacionais, pois operam de acordo com um conjunto de regras inter-relacionadas que podem ser muito básicas ou muito extensas. Entretanto, sua capacidade de lidar com conversas complexas ou imprevistas é limitada, pois não conseguem aprender novas interações ou se adaptar a situações fora de suas regras pré-estabelecidas.
Usam técnicas avançadas de processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina. Podem entender e responder a uma ampla gama de consultas e ter conversas mais fluidas, além de aprender e melhorar com o tempo as interações anteriores, adaptando-se às necessidades e aos comportamentos do usuário.
Esses tipos de chatbots são adequados para tarefas mais complexas que exigem compreensão contextual, análise de sentimentos e adaptação dinâmica em tempo real.
Um chatbot com inteligência artificial pode ser quase tão caloroso e eficaz quanto um ser humano de carne e osso do outro lado da tela. A humanização do texto refere-se ao processo de adaptação do conteúdo gerado automaticamente por sistemas automatizados para torná-lo mais natural, acessível e pessoal. Essa abordagem envolve várias técnicas e princípios fundamentais:
Refere-se ao uso de um estilo de escrita que se assemelha à fala cotidiana do usuário, evitando jargões, técnicas e estruturas complexas. Sua principal aplicação é tornar os textos mais compreensíveis e atraentes para o leitor, usando frases simples, exemplos claros e um tom coloquial.
É a adaptação do conteúdo para ser relevante e específico para cada usuário em particular, incluindo detalhes específicos sobre o leitor, como seu nome, interesses ou histórico de interação, para fazer que o texto pareça “feito sob medida”. Isso pode envolver a adaptação de exemplos, a sugestão de conteúdo adicional e a personalização do tom e do estilo da mensagem.
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É a capacidade de um sistema de inteligência artificial de lembrar e usar informações prévias e relevantes de interações anteriores para manter a coerência e a relevância em uma conversa ou série de textos.
Humanizar textos produz conteúdo mais envolvente e fácil de entender, o que melhora a satisfação e o engajamento do usuário. Além disso, mantendo o contexto e gerando respostas personalizadas, perguntas e problemas podem ser resolvidos com mais rapidez e eficiência.
Como se não bastasse, um chatbot universitário pode ser humanizado com a “personalidade” da instituição, criando uma ligação mais forte e relacional entre o utilizador e a entidade que gera o conteúdo, o que pode levar a uma maior lealdade e confiança.
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Qualquer chatbot bem configurado pode fornecer suporte acessível 24 horas por dia, 7 dias por semana e reduzir a carga de trabalho da equipe administrativa, lidando com consultas repetitivas, permitindo que o RH se concentre em tarefas mais estratégicas. Todavia, os chats baseados em IA também oferecem várias vantagens importantes sobre os chats baseados em regras:
É importante observar que a tecnologia de IA está em constante evolução, o que significa que os chatbots continuarão a melhorar em capacidade e funcionalidade, fornecendo novas e melhores maneiras de apoiar alunos e funcionários. A implementação dessas tecnologias é um passo crucial para um ambiente educacional mais inclusivo, eficaz e futurista.
Leia também: 👉 IA na educação superior: Pearson traz múltiplas inovações para aprendizagemAssim como os chats conversacionais com inteligência artificial (IA) estão transformando significativamente a maneira como os alunos interagem com suas instituições educacionais, na Pearson Higher Education estamos transformando a maneira como as universidades preparam novas gerações de profissionais.
Nossas soluções de ponta aproveitam as melhores tecnologias avançadas para alcançar um aprendizado 100% significativo e personalizado e são projetadas para otimizar a maneira como os alunos interagem com o conteúdo educacional e seu ambiente acadêmico, fornecendo suporte contínuo e adaptável que se ajusta às suas necessidades individuais.
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Universities Build Their Own ChatGPT-like Tools
The future of generative AI chatbots in higher education