Você sabia que o desenvolvimento de soft skills pode melhorar significativamente a motivação e o desempenho acadêmico?
- Como a motivação acadêmica se relaciona com a aprendizagem?
- Compreendendo os elementos-chave da motivação
- Como os mecanismos de motivação educacional mudaram na era digital?
- 5 estratégias para aumentar a motivação de seus estudantes universitários
4.1. Ofereça experiências práticas e relevantes
4.2. Vincule o aprendizado a projetos pessoais
4.3. Mostre a eles que podem desempenhar uma mudança positiva no mundo
4.4. Ajude-os a explorar ativamente oportunidades de emprego e carreira
4.5. Apoie-os em intercâmbios, estágios etc. - Soft skills e sua relação com a motivação educacional
- Personabilities: soft skills que desencadeiam a motivação de seus alunos
A motivação é um dos principais impulsionadores do sucesso acadêmico, profissional e pessoal. Para estudantes universitários, estar motivado vai além do desejo de tirar boas notas: envolve uma conexão profunda com o processo de aprendizagem e a capacidade de ver um propósito significativo no que está sendo estudado. Soft skills, como comunicação, colaboração e autogestão, desempenham um papel crucial em alimentar essa motivação.
Hoje vamos explorar como cultivar soft skills na sua universidade é uma aposta duplamente ganha, pois não só aumenta a motivação escolar, como também permite que seus alunos adaptem seu talento a um mundo cada vez mais conectado e globalizado. Confira!
Como a motivação acadêmica se relaciona com a aprendizagem?
A motivação é aquele impulso interno que direciona o comportamento para a realização de objetivos específicos que são valiosos para o indivíduo. No contexto da aprendizagem, é o fator-chave que estimula os alunos a se envolverem ativamente em seus estudos, perseverarem diante das dificuldades e desenvolverem uma atitude positiva em relação ao conhecimento.
A motivação pode ser intrínseca, quando o desejo de aprender surge do interesse pessoal ou do prazer em dominar uma habilidade, ou extrínseca, quando é impulsionada por recompensas externas, como qualificações, reconhecimento ou perspectivas de emprego. No entanto, foi demonstrado muitas vezes que desenvolver a motivação intrínseca é mais sustentável do que confiar na motivação extrínseca. Em outras palavras: existem situações altamente motivadoras por causa da recompensa que oferecem, mas o ideal é que as pessoas saibam como ativar e gerenciar sua própria motivação interior.
Alunos motivados estão mais dispostos a enfrentar desafios, participar de diversas atividades acadêmicas e aplicar estratégias de estudo mais profundas. Além de aumentar a retenção de informações, a motivação educacional também promove a aprendizagem significativa, quando os alunos conectam o que aprendem a suas experiências e aspirações pessoais.
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Compreendendo os elementos-chave da motivação
Sobreviver e atender às nossas necessidades básicas no curto prazo é um poderoso impulsionador primário de motivação. No entanto, quando se trata de alcançar objetivos menos imediatos e mais abstratos, como um diploma universitário ou o aperfeiçoamento de uma arte, a motivação se torna um fenômeno muito mais complexo, construído a partir de vários elementos trabalhando em sinergia para impulsionar o compromisso e o desejo continuamente. Aqui estão alguns dos mais importantes:
- Curiosidade: leva-nos a explorar, descobrir e aprender para além do que é conhecido. É fortalecido por um ambiente que incentiva a experimentação, mas um currículo monótono ou rígido, por outro lado, pode extinguir a curiosidade e tornar o aprendizado moroso.
- Força de vontade: a força interior que nos permite perseverar, superar obstáculos e seguir em frente, mesmo quando as tarefas são difíceis ou desafiadoras. A vontade geralmente se fortalece quando nos deparamos com desafios difíceis, mas alcançáveis, e diminui se os desafios parecerem intransponíveis ou a recompensa não for tão atraente.
- Compromisso: é a capacidade de se manter dedicado e focado em objetivos de longo prazo. Ele prospera quando o esforço se conecta aos nossos objetivos pessoais e profissionais, mas pode enfraquecer rapidamente quando não vemos propósito nas tarefas que somos obrigados a realizar.
- Autonomia: é a sensação fortalecedora de ter controle sobre o próprio processo de aprendizagem. A autonomia aumenta quando podemos escolher nossos projetos ou gerenciar nosso tempo, além de obter resultados positivos ao fazê-lo. O controle excessivo por parte dos outros pode minar a autonomia e criar uma sensação de falta de liberdade.
- Confiança: a autoconfiança nas próprias habilidades para ter sucesso nos ajuda a assumir riscos, experimentar novas ideias e permanecer engajados. É reforçada por meio de experiências bem-sucedidas e feedback positivo. Caso contrário, pode ser diminuída quando enfrentamos críticas constantes, fracassos repetidos ou falta de oportunidades para demonstrar nossas capacidades.
O equilíbrio entre estes fatores é também essencial para manter uma motivação intensa e sustentada ao longo de todo o processo de aprendizagem, uma vez que, por exemplo, excesso de autoconfiança e autonomia pode fazer que o compromisso diminua, sentindo que não precisamos de estrutura ou orientação para continuar a evoluir.
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Como os mecanismos de motivação educacional mudaram na era digital?
Deve-se levar em consideração que, embora os elementos subjacentes à motivação educacional permaneçam os mesmos, na era digital temos acesso imediato a um grande número de recursos e conteúdos que se adaptam às nossas necessidades, mas que também nos oferecem “saídas fáceis” para resolver problemas instantaneamente ou que nos oferecem entretenimento instigante que literalmente nunca acaba.
Embora o acesso à informação aumente a curiosidade e a aprendizagem autodirigida em muitos casos, em contrapartida, a aparente facilidade com que uma máquina resolve muitos de nossos problemas sem que tenhamos que fazer um esforço, juntamente com o fato de que dispositivos inteligentes podem se tornar viciantes, constitui uma séria ameaça à motivação. Por exemplo, a distração constante gerada pelas mídias sociais e outras plataformas pode colocar em risco a disposição e o comprometimento.
Este ainda é um cenário paradoxal, uma vez que as ferramentas digitais promovem a autonomia ao nos permitir escolher quando e como aprender, favorecem a aprendizagem personalizada e nos fornecem feedback imediato. Todavia, também estamos pagando um preço muito alto pela tecnologia em termos de atenção e tolerância à frustração, dois elementos básicos para nos mantermos motivados.
5 estratégias para aumentar a motivação de seus estudantes universitários
Como coordenador acadêmico, uma parte muito importante do seu trabalho é garantir a maior motivação educacional possível entre os alunos, especialmente na era da informação e do entretenimento. Felizmente, existem muitas estratégias eficazes pelas quais podemos atingir esse objetivo.
1. Ofereça experiências práticas e relevantes
Ver como os conhecimentos que adquirem têm aplicações diretas no mundo do trabalho e em situações cotidianas é muito motivador para os alunos, por isso é importante envolvê-los o mais rápido possível em projetos práticos relacionados à sua área de estudo.
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2. Vincule o aprendizado a projetos pessoais
Permitir que os alunos adaptem o conteúdo acadêmico aos seus próprios interesses pessoais fortalece sua curiosidade e engajamento, pois eles podem aplicar o que aprendem a tópicos pelos quais são apaixonados.
3. Mostre a eles que podem desempenhar uma mudança positiva no mundo
Mostrar aos alunos como suas habilidades podem não apenas ajudá-los a ter sucesso pessoal, mas também ter impacto positivo na sociedade e, particularmente, em sua comunidade, reforça seu senso de propósito e motivação, ajudando-os a conectar seu aprendizado a causas importantes.
4. Ajude-os a explorar ativamente oportunidades de emprego e carreira
Orientar os alunos sobre como suas habilidades podem abrir portas específicas para eles no mundo do trabalho melhora sua visão de futuro e oferece a eles uma motivação educacional clara para continuar se esforçando em seus estudos e adquirindo competências-chave.
5. Apoie-os em intercâmbios, estágios etc.
Facilitar a participação em programas de intercâmbio acadêmico, estágios ou práticas profissionais não apenas oferece experiência, mas também aumenta sua percepção de realização, autonomia e confiança, três fatores-chave para manter uma motivação alta e sustentada
Soft skills e sua relação com a motivação educacional
O desenvolvimento de soft skills tem influência direta na motivação, que, de fato, pode ser considerada uma habilidade em si. Algumas das habilidades que têm a influência mais positiva na motivação acadêmica são as seguintes:
- Comunicação: por exemplo, em discussões ou apresentações em grupo, uma boa comunicação permite que os alunos expressem melhor suas ideias, gerando confiança e maior senso de competência.
- Colaboração: trabalhar em equipe permite que os alunos aprendam uns com os outros, reduzam o isolamento, fortaleçam o sentimento de pertencimento e ganhem maior motivação extrínseca, pois muitos alunos trabalham mais quando sabem que os outros dependem de seu desempenho.
- Autogestão: os alunos com boas habilidades de autogestão sentem maior controle sobre seu aprendizado, o que reforça sua motivação intrínseca ao verem seus esforços diretos resultarem em sucesso acadêmico.
- Liderança: assumir papéis de liderança em projetos ou atividades acadêmicas promove a confiança e o desejo de tomar iniciativas. Os alunos que desenvolvem essa habilidade ficam mais motivados a ter ideias inovadoras, liderar equipes e assumir maiores responsabilidades.
- Pensamento crítico: essa habilidade incentiva os alunos a questionar, analisar e aprofundar as informações, o que os ajuda a permanecer curiosos, desenvolver uma mentalidade de crescimento e direcionar seu aprendizado, em vez de apenas adotar cegamente as ideias dos outros.
As soft skills não apenas melhoram o desempenho acadêmico e reforçam a motivação interna e externa dos alunos na escola, criando um ambiente de aprendizado mais eficaz. Quando integradas ao currículo acadêmico, essas habilidades promovem uma abordagem mais holística da educação, em que os alunos se tornam agentes ativos de seu próprio sucesso.
Personabilities: soft skills que desencadeiam a motivação de seus alunos
Personabilities é uma solução exclusiva da Pearson Higher Education que você e seus alunos vão adorar, pois desenvolve diretamente algumas das soft skills mais relevantes para a motivação, como comunicação, trabalho em equipe, autogestão e liderança. Por meio de simulações de cenários reais, possibilita que os alunos coloquem suas habilidades em prática em um ambiente seguro e enriquecedor, e tudo a partir de uma plataforma 100% digital que podem acessar em qualquer lugar, enquanto avançam em seu próprio ritmo.
A maior vantagem de Personabilities é que, ao desenvolver cada uma das 6 habilidades, os alunos ganham uma microcredencial (badge) que proporciona uma sensação de realização e melhoram o perfil profissional de seus recém-formados, tornando-os mais atraentes para os caçadores de talentos no mundo do trabalho. Cada badge é emitida pela Credly, a maior certificadora do mundo.
O que você está esperando para ter o apoio total da Pearson Higher Education? A empresa líder em Lifelong Learning. A implementação de Personabilities na sua instituição de ensino não apenas garantirá que seus alunos desenvolvam habilidades sociais de alta demanda no mercado de trabalho, mas também criará um ambiente educacional mais dinâmico e motivador, alinhado com as necessidades do futuro.
Referencias
Motivación intrínseca y extrínseca: Implicaciones en la escuela, el trabajo y el bienestar psicológico
The Importance of Soft skills for Academic Performance and Career Development
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