Como engajar alunos na biblioteca no ensino superior

Tempo de Leitura: 3.5 minutos
grupo-de-estudantes-de-varias-etnias-na-biblioteca-da-universidade

Engajar alunos demanda ações multifatoriais, envolvendo todas as áreas das instituições de ensino superior. A biblioteca, por exemplo, também exerce um papel importante para esse objetivo.

As bibliotecas acadêmicas precisam lidar com um sistema de ensino e produção de conhecimento que hoje experimentam rápida evolução. A tecnologia e as capacidades decorrentes de novos desenvolvimentos estão mudando a forma como a informação é produzida, utilizada e percebida pelos alunos.

Embora a missão principal e as ofertas das bibliotecas de instituições de ensino superior possam permanecer nos serviços e recursos de alta qualidade que fornecem, o desafio de envolver e engajar alunos em seu uso aumenta anualmente, especialmente com a chegada dos nativos digitais às instituições.

Com isso, as bibliotecas acadêmicas têm buscado formas de se ressignificar e se adaptar a essa realidade, demonstrando sua relevância e papel para o engajamento, a satisfação e o sucesso dos alunos da IES.

Diversas mudanças nas práticas de pesquisa facilitadas pela tecnologia e, mesmo, nas práticas de ensino e aprendizagem têm impactado na dinâmica das bibliotecas.

Aquelas que conseguem se inserir nesse contexto estão não apenas demonstrando sua importância como também sua contribuição para o sucesso da instituição de ensino superior.

Então, bibliotecário, que tal conhecer alguns caminhos para ajudar a liderar essa transformação em sua IES? Neste artigo, veja ideias sobre como engajar alunos na biblioteca. Acompanhe a seguir.

4 dicas sobre como engajar alunos na biblioteca de sua IES

A relação entre o engajamento dos estudantes e a biblioteca das instituições de ensino já vem sendo evidenciada há bastante tempo.

Há, por exemplo, um estudo do Australian Council for Educational Research que sugere que os alunos tendem a ser mais engajados com a aprendizagem se eles se envolverem com a biblioteca da instituição.

Portanto, é importante colocar a biblioteca no centro da estratégia para engajar, captar e reter alunos. Veja, agora, alguns insights para isso:

1. Tenha a comunicação como um pilar para engajar alunos na biblioteca

Como muitos alunos, além de estudarem, também trabalham e realizam uma série de atividades, muitas vezes eles chegam e saem da instituição com pressa, sem circular por suas diferentes áreas.

Com isso, eles podem, inclusive, nem mesmo conhecer a biblioteca da instituição. Portanto, é importante criar mecanismos para gerar consciência e interesse. E a comunicação é uma grande aliada para isso.

Pode-se, por exemplo, avaliar ter uma newsletter específica da biblioteca enviada regularmente para os alunos, um espaço de divulgação dentro do ambiente virtual de aprendizado, entre outras ações.

Ainda, é possível criar um perfil específico da biblioteca, vinculado ao perfil oficial da IES, nas redes sociais.

Nesses espaços, a biblioteca pode dar dicas de leitura, informar sobre as novas aquisições de seu acervo, realizar eventos on-line, divulgar workshops realizados na biblioteca, entre tantas outras informações para gerar interesse e engajamento dos alunos.

2. Reveja o layout e a funcionalidade do espaço físico da biblioteca

Para engajar alunos, é possível avaliar melhorias no ambiente físico da biblioteca, objetivando criar um espaço mais acolhedor, funcional e colaborativo.

Ter espaços para reuniões de grupos, poltronas confortáveis e boa sinalização visual são ações que já podem fazer grande diferença para aumentar o uso dos espaços.

Ainda, é importante que sejam disponibilizados computadores ou tablets em boas condições de uso e em quantidade adequada para as consultas. Oferecer Wi-Fi de qualidade também é importante.

Essa revisão e uma melhor projeção do design do espaço físico deverão contribuir para tornar a biblioteca mais atraente e acessível, oferecendo espaço para estudo e colaboração entre alunos, potencializando suas experiências de aprendizagem.

3. Realize cursos e eventos na biblioteca

Outra estratégia para ajudar a criar o hábito de uso da biblioteca e oferecer diferenciais para engajar alunos é realizar eventos diretamente na biblioteca.

Isso pode abranger desde atividades extracurriculares como cursos de extensão e tour guiado pela biblioteca até ações mais lúdicas, como tardes com competições de jogos de tabuleiro, grupos de RPG (role-playing game) e outras.

Para tornar a relação com a biblioteca mais imersiva e significativa, pode-se avaliar como inserir momentos de interação do aluno com a biblioteca durante esses eventos.

Por exemplo, se for realizado um workshop de introdução à língua francesa, é válido indicar livros e recursos audiovisuais disponíveis na biblioteca para complementar os encontros.

Realizar apresentações artísticas na biblioteca, como saraus ou, mesmo, ter uma noite com agenda aberta para performance dos próprios alunos também podem ser boas ideias, contribuindo para engajar alunos e ofertar maior enriquecimento cultural e interação social aos discentes.

4. Avalie implantar uma plataforma de Biblioteca Digital

Cada vez mais, mesmo em cursos presenciais, os alunos utilizam ferramentas digitais para fazerem trabalhos, estudarem e se desenvolverem. Como resultado, a biblioteca da instituição de ensino superior também tem se tornado espaço de aprendizagem distribuído e flexível.

Para isso, oferecer aos alunos acesso a uma plataforma de Biblioteca Digital pode ser a solução ideal. Por meio dela, eles terão disponível um acervo moderno e qualificado de obras digitais para interação com a biblioteca de forma mais próxima e intensa.

Esse pode ser um diferencial valioso para engajar alunos, oferecendo a eles a oportunidade de acesso a obras acadêmicas e literárias de modo prático e fácil, quando e onde eles precisarem.

Para descobrir mais sobre essa proposta, leia também nosso artigo sobre as vantagens dos eBooks na educação superior.​

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ler notícia Plataformas de Aprendizagem

Tecnologias digitais na educação: 6 motivos para aplicar na IES

05.ago.2021

Entenda a importância das tecnologias digitais na educação e conheça as principais razões para aplicá-las na sua instituição de ensino superior!

Ler notícia tecnologias educacionais no ensino superior jovem mulher aprendendo online em sua casa Plataformas de Aprendizagem

A importância das tecnologias educacionais para o avanço do Ensino Superior

03.ago.2021

O digital pode transformar a aprendizagem na instituição. Entenda as mudanças e praticidades que as tecnologias educacionais proporcionam para o Ensino Superior!

Ler notícia trilhas de aprendizagem tres colegas estudantes de diferentes etnias com notebook na mesa Plataformas de Aprendizagem

Trilhas de aprendizagem: você já conhece esse conceito?

29.jul.2021

As trilhas de aprendizagem combinam as necessidades dos estudantes com o conteúdo transmitido pelo discente. São fundamentais para o Ensino Superior.