A PUC Minas conta com mais de 73 mil alunos. Possui um corpo docente permanente de mais de 1,5 mil professores, 2,9 mil funcionários e escolheu a Biblioteca Virtual para inovar e agregar valor à formação profissional dos estudantes.


  1. PUC Minas: compromisso com a sociedade
  2. Principais desafios da PUC Minas antes da Biblioteca Virtual
  3. Como a Biblioteca Virtual contribuiu na otimização dos processos educacionais da PUC Minas
    3.1 Avaliação do MEC
    3.2 Transição do ensino presencial para o híbrido ou remoto
    3.3 Suporte dos e-books nos cursos
    3.4 Acessibilidade e inclusão
    3.5 Novas estratégias nos processos educacionais
    3.6 Aumento do engajamento nos estudos
    3.7 Praticidade e usabilidade
  4. Treinamentos gratuitos ajudaram na usabilidade da Biblioteca Virtual
  5. Sobre a Biblioteca Virtual e Pearson Higher Education

A Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) nasceu em 1958. Dom Antônio dos Santos Cabral, idealizou e concretizou o sonho de fazer a diferença na vida dos estudantes e professores.

Com seu espírito empreendedor, ajudou a diocese de Belo Horizonte a evoluir para uma arquidiocese, a qual obteve grandes aquisições como o Seminário Coração Eucarístico de Jesus, atualmente PUC MINAS.

Foi então que surgiu a primeira Universidade Católica de Belo Horizonte, que se fundamentou com base na missão de promover o desenvolvimento humano e social, contribuindo para a formação humanista e científica de profissionais competentes, com base nos valores da ética e da solidariedade.

“PUC Minas: compromisso com a sociedade”

A PUC Minas é considerada uma das melhores Universidades privadas do Brasil. Além disso, é a única instituição privada de Minas Gerais que obteve o reconhecimento no ranking das melhores universidades do mundo, liderado pela Revista Times Higher Education.

A Universidade foi eleita por seis vezes pelo Guia do Estudante, publicação da Editora Abril, como a melhor instituição particular do Brasil e reconhecida pela Congregação do Vaticano como a maior universidade católica do mundo.

A PUC Minas conta com mais de 73 mil alunos nos cursos de graduação e pós-graduação. Possui um corpo docente permanente de mais de 1,5 mil professores e 2,9 mil funcionários.

Principais desafios da PUC Minas antes da Biblioteca Virtual

case de sucesso biblioteca virtual pearson e puc minas desafios

Inovação tecnológica, preocupação com a atualização constante do acervo e atendimento especial para o EAD. Esses eram os principais desafios que a instituição tinha antes de conhecer a plataforma Pearson.

“Na época da contratação já existia uma preocupação pela inovação, acesso a conteúdos mais atualizados, além de preocupação em atender os polos virtuais, que na época já estavam crescendo a procura pelo EAD”. 

Segundo Cássio, atender cada polo com bibliotecas físicas iria gerar um custo alto, além de maior atenção com processos logísticos. Com a Biblioteca Virtual, os estudantes poderiam acessar qualquer conteúdo onde estivessem e por meio de qualquer dispositivo, fator que auxilia os estudantes de outras regiões distantes dos polos EAD.

Foi em 2011 que aconteceu a aquisição da Biblioteca Virtual, um passo muito importante para a inovação da instituição. A universidade teve conhecimento da plataforma em uma visita ao Stand no evento da SNBU (Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias). A partir daí, iniciou uma jornada rumo ao sucesso no mercado de educação superior.

Como a Biblioteca Virtual contribuiu na otimização dos processos educacionais da PUC Minas

A maior contribuição da plataforma para a instituição está relacionada com a melhoria da qualidade da composição da bibliografia básica e complementar dos planos de ensino dos cursos.

Sendo assim, a Universidade conseguiu atender às demandas do Projeto Pedagógico de Cursos (PPC), agregando valores como acessibilidade e inovação ao processo de ensino-aprendizagem, viabilizando o acesso integral e online aos conteúdos acadêmicos.

Avaliação do MEC

case de sucesso biblioteca virtual pearson e puc minas avaliacao mec

Anualmente, o MEC realiza análises relacionadas aos cursos, às bibliotecas e aos processos educacionais das universidades. Com um acervo digital completo, que apresenta uma quantidade grande de títulos voltados aos cursos oferecidos, a PUC Minas conseguiu ser muito bem avaliada pelo MEC.

Os avaliadores do MEC compreendem que a Biblioteca Virtual contribui decisivamente para a qualidade do ensino presencial e à distância.” 

Transição do ensino presencial para o híbrido ou remoto

Em 2020, as aulas presenciais em todas as instituições de ensino do país foram flexibilizadas e substituídas por aulas remotas, com a ajuda da tecnologia.

A Biblioteca Virtual da Pearson possibilita o acesso ao acervo 365 dias por ano, 24 horas por dia, de qualquer lugar on-line e off-line. Com isso, a Universidade garantiu acesso facilitado para todos os estudantes aos conteúdos educacionais sem barreiras geográficas.

Por conter diversos recursos inclusivos, a ferramenta mostrou-se eficiente no atendimento das demandas geradas pelos PPCs, viabilizando, inclusive, a oferta de novos cursos pela IES.” 

Suporte dos e-books nos cursos

A tecnologia se tornou essencial para a definição de metodologias eficazes, principalmente para o ensino a distância. Nesse contexto, os e-books trazem suporte para o complemento das aulas, além de ampliar o incentivo à leitura.

Segundo o depoimento do Cássio, o hábito de utilizar o livro impresso foi aos poucos sendo substituído pelo uso dos e-books. Os professores vislumbraram a oportunidade de utilizar os diversos recursos disponibilizados pela Biblioteca Virtual, os quais ampliaram as possibilidades de interação com os estudantes.

Por sua vez, os estudantes perceberam que o uso da plataforma é um grande aliado no acesso à informação atual e em tempo integral, além da disponibilidade de uma infinidade de obras de outras áreas do conhecimento, fator que auxilia no ensino multidisciplinar.

Acessibilidade e inclusão

case de sucesso biblioteca virtual pearson e puc minas acessibilidade e inclusao

Sabemos que a acessibilidade e inclusão são importantes fatores que impactam no desempenho da aprendizagem, principalmente em tempos de ensino remoto.

A Biblioteca Virtual pôde oferecer uma experiência única aos estudantes e todos os usuários da PUC Minas, no que diz respeito à responsividade e aos recursos de leitura e acessibilidade.

Além da integração com os sistemas de leitores de tela, a plataforma possui recursos como ajuste no espaçamento entre linhas, cor do fundo da tela, ampliação da fonte e a leitura em voz alta, aumentam as possibilidades de acesso de estudantes com algum tipo de necessidade especial.

Um fator interessante é a possibilidade de leitura do livro em outro idioma (inglês), que atende aos alunos de intercâmbio, juntamente com o projeto de internacionalização institucional. A parceria com o Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) que atua como principal mediador no atendimento destas demandas, tem apresentado bons resultados.” 

Novas estratégias nos processos educacionais

A Biblioteca Virtual Pearson também ajudou a instituição a implementar novas estratégias metodológicas.

Os professores da PUC Minas utilizam os recursos da plataforma com a finalidade de ampliar a interação com os alunos. Além disso, a Biblioteca Virtual se tornou estratégia fundamental no plano de ensino da metodologia de sala de aula invertida e na produção de conteúdos específicos para gamificação.

Aumento do engajamento nos estudos

Manter o engajamento dos estudantes no ensino remoto é um grande desafio para as instituições. Por isso, a Biblioteca Virtual traz recursos exclusivos para interação, compartilhamento de informações e para otimizar o processo de aprendizagem.

Durante o período da pandemia, os estudantes da PUC Minas perceberam como a plataforma é uma importante ferramenta para auxiliar e facilitar os estudos online.

Praticidade e usabilidade

A educação remota deve apresentar praticidade e usabilidade para intensificar o aprendizado dos estudantes, melhorar o planejamento dos docentes e potencializar o engajamento nas aulas.

A Biblioteca Virtual garante acesso integral ao acervo de forma ininterrupta de qualquer dispositivo conectado à internet. Aliás, oferece uma ampla gama de diversidade de títulos e autores.

A ferramenta é prática, fácil de utilizar e apresenta recursos imprescindíveis para o bom desempenho das aulas remotas. Com base nesses aspectos, a plataforma contribuiu muito para a qualidade da formação dos estudantes da PUC Minas.

A indisponibilidade do acervo físico, intensificou o uso dos e-books, trazendo uma experiência prática da usabilidade de conteúdos e recursos.” 

Como os treinamentos gratuitos ajudaram na usabilidade da Biblioteca Virtual

case de sucesso biblioteca virtual pearson e puc minas treinamento

A Biblioteca Virtual possui também uma plataforma para realizar a gestão dos usuários e do acervo. A Pearson oferece treinamentos gratuito e completo das duas plataformas para melhorar a experiência com o produto.

Com o treinamento, a equipe pedagógica da PUC Minas conseguiu melhorar a compreensão geral da plataforma, resultando na melhoria do suporte ao atendimento dos estudantes e na qualificação dos treinamentos para capacitação de usuários.

Quando questionado sobre a aquisição da BV, Cássio detalhou estar muito satisfeito com tudo o que a plataforma oferece e possibilita para a evolução constante da universidade. Veja o depoimento na íntegra:

Citação cima

Muito satisfeito! A plataforma trouxe inúmeras possibilidades para alunos e professores com o diferencial que associa, qualidade, atualização, diversidade e inovação, contribuindo para a qualidade da formação pessoal e profissional da comunidade acadêmica, assim como a produção científica institucional.

Citação baixo

Sobre a Biblioteca Virtual e Pearson Higher Education

A Pearson Higher Education é uma divisão da Pearson, a maior companhia de aprendizagem do mundo, presente em mais de 70 países e que impacta positivamente mais de 100 milhões de estudantes todos os anos.

Nós acreditamos que a tecnologia por trás da aprendizagem digital fortalece as conexões entre os estudantes e docentes, potencializa o sucesso de carreira e molda futuros.

Por isso, desenvolvemos soluções educacionais para universidades totalmente personalizadas e inovadoras. Trabalhamos com três pilares estratégicos:

icone-check-verde Plataformas de aprendizagem.
icone-check-verdeSoluções para idiomas.
icone-check-verdeSoluções profissionais.

A Biblioteca Virtual é uma plataforma de aprendizagem desenvolvida para otimizar os processos da educação universitária, fomentar o hábito de leitura e para trazer uma experiência de aprendizagem tecnológica, dinâmica e moderna aos estudantes.

Considerada a maior plataforma de livros digitais técnicos, científicos e acadêmicos do Brasil, a Biblioteca Virtual é uma iniciativa pioneira de acervo virtual que conta com mais de 10 mil títulos. São mais de 15 anos de história, mais de 3 milhões de usuários ativos e mais de 500 instituições parceiras.

Desde 2011, a PUC Minas conecta estudantes e docentes, inova no processo de ensino-aprendizagem, traz suporte ao plano de aula, oferece um ensino inclusivo e acessível a todos e amplia a experiência de aprendizagem com conteúdos interativos e ferramentas que auxiliam os estudantes onde quer que estejam.

E é o nosso maior orgulho saber que pudemos promover mudanças incontestáveis com o propósito de ajudar os estudantes a obterem uma aprendizagem sólida e de qualidade. Ficamos imensamente felizes pela confiança que a PUC Minas depositou em nossa solução e esperamos continuar sendo a melhor escolha.

Pearson Higher Education, constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior. Entre em contato com nossos especialistas e descubra como podemos, juntos, mudar o futuro do Brasil.

 

*Contribuição especial de Cássio José de Paula, Coordenador Geral das Bibliotecas da PUC Minas.

 

Seja um Case de Sucesso!

 

Fique por dentro de todas as inovações tecnológicas para o Ensino Superior! 👇

Siga-nos nas Redes Sociais!

icone do facebook pearson higher education icone linkedin pearson higher education

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados