No processo de ensino-aprendizagem, é preciso investir na relação professor-aluno para troca de experiências com a finalidade de um aprendizado objetivo.
- Qual a importância da relação professor-aluno para o processo de ensino-aprendizagem?
- Como potencializar a relação professor-aluno
- Busque transparência nas avaliações
- Incentive a curiosidade
- Destaque a importância da comunicação
- Invista na capacitação dos docentes
Na visão de muitos educadores contemporâneos, o ensino e a aprendizagem não são processos separados. Fala-se em ensino-aprendizagem: uma via de mão dupla em que professores e alunos trocam de papel frequentemente.
Dessa maneira, todos ensinam e aprendem em sala de aula, o que levanta a discussão sobre o papel docente e sua relação com questões como autoridade, interação, contextualização e influência no currículo profissional do estudante. Entretanto, para que isso seja sempre possível, é preciso que haja uma adaptação cultural e implementação de algumas técnicas. Acompanhe!
Qual a importância da relação professor-aluno para o processo de ensino-aprendizagem?
A gestão educacional e a relação professor-aluno têm forte relação e impacto no progresso estudantil. O professor é considerado pelos alunos como o modelo a ser seguido e o elo do aluno com o conhecimento de qualidade.
No Ensino Superior, alguns estudantes já chegam com um espírito questionador e, por vezes, podem entrar em conflito com a visão dos docentes. Saber administrar esse tipo de situação é essencial para os profissionais de educação.
Principalmente quando falamos no ensino híbrido, as habilidades socioemocionais e práticas pedagógicas com foco na relação interpessoal são fundamentais para o aumento do desempenho nas aulas.
A interação produtiva entre docente e aluno forma o cerne do processo educativo. Isso significa que a aprendizagem sólida acontece na dinâmica das relações entre esses dois atores.
Além disso, ajuda os estudantes a se adaptarem melhor à IES. Mais do que cursar disciplinas, eles querem participar ativamente da vida universitária.
Em outras palavras, precisamos substituir aos poucos a relação dominante entre professor e aluno no ensino superior pela troca de experiências, prática constante, dinamismo, acessibilidade, mobilidade e atividades lúdicas.
Como potencializar a relação professor-aluno
Como vimos, incentivar uma boa interação entre docentes e discentes faz parte da gestão educacional para otimizar o desempenho dos estudantes na sua IES.
Entretanto, é necessário implementar estratégias metodológicas e pensar em resultados a médio e longo prazo. Afinal, todo tipo de relacionamento interpessoal envolve várias questões que devem ser aplicadas diariamente.
Tanto docentes quanto discentes devem se sentir à vontade para se expressar no ambiente acadêmico. Todas as ideias devem ser ouvidas, ponderadas e debatidas igualmente.
A seguir, conheça 4 dicas para melhorar o ambiente educacional e potencializar o processo de ensino-aprendizagem na sua instituição de ensino superior!
1 - Busque transparência nas avaliações
Muitos alunos temem o relacionamento com os professores porque não sabem como serão avaliados. Alguns acreditam que participar "demais", por exemplo, pode prejudicar suas notas.
Por isso, é importante que a IES tenha uma política de transparência em relação às avaliações. Todos os profissionais devem deixar claro nos planos de ensino quais critérios empregam em suas disciplinas.
Dessa forma, os estudantes se sentirão mais seguros em fazer contribuições efetivas durante as aulas.
2 - Incentive a curiosidade
Nada prejudica mais o desempenho do processo de ensino-aprendizagem no Ensino Superior do que o medo de errar. Normalmente, isso impede os alunos de participarem das aulas.
Portanto, prepare os docentes para sempre estarem abertos para perguntas ou promover dinâmicas descontraídas dedicadas às dúvidas dos estudantes.
3 - Destaque a importância da comunicação
Saber explicar de maneira eficiente e dar feedbacks construtivos é essencial. Mais ainda para docentes, que precisam lidar com diferentes perfis de estudantes diariamente.
Em reuniões e outros eventos com os professores, fale sobre a importância de uma boa comunicação. Troque dicas, experiências e ideias. Peça para que eles compartilhem essas informações com os colegas.
Lembre-se que o processo de ensino-aprendizagem também pode ocorrer entre a equipe da IES. Então, sempre estimule essa troca de conhecimentos, pois certamente refletirá no sucesso profissional dos estudantes.
4 - Invista na capacitação dos docentes
Por fim, os docentes podem aprender a melhorar essa relação de forma sistematizada. Cursos, oficinas, palestras e outros tipos de evento são grandes ferramentas para ajudá-los.
Busque por capacitações nas áreas de comunicação e relacionamento interpessoal. Os resultados serão visíveis tanto para professores, quanto para os alunos.
Muitos acreditam que o aprendizado só depende da formação do docente ou da vontade do estudante. Contudo, uma boa IES investe tempo e recursos para otimizar o processo de ensino-aprendizagem.
O gerenciamento da conexão professor-aluno deve ser uma preocupação da coordenação. Principalmente em época de ensino remoto, é muito importante definir um plano educacional que ofereça recursos tecnológicos modernos, ambientes de aprendizagem interativos e dinâmicos, assim como uma plataforma de e-books universitários para potencializar o aprendizado onde quer que o estudante esteja.
A gestão da aprendizagem dos alunos também pode acontecer no ensino remoto. Quer saber mais a respeito? Leia nosso artigo “Plataforma de aprendizagem: conheça o sistema Brightspace”.
Fique por dentro de todas as inovações tecnológicas para o Ensino Superior! 👇
Siga-nos nas Redes Sociais!
Deixe um comentário