Existem técnicas modernas que ajudam a melhorar os resultados da sua instituição de ensino superior. Aplique uma gestão no ensino superior otimizada e alinhada às novas demandas do mercado.


  1. 7 estratégias para otimizar a gestão da instituição de ensino superior 
  2. Foco no aluno
  3. Automação de back office
  4. Desburocratização e colaboração
  5. Análise SWOT
  6. Plano de ação para evitar evasão
  7. Flexibilização curricular
  8. Plataformas inovadoras

A melhoria contínua é fundamental para que as instituições de ensino superior permaneçam competitivas ao longo do tempo. Por isso, é importante buscar formas de aperfeiçoar a gestão no que diz respeito aos aspectos mercadológicos, financeiros, acadêmicos e administrativos de sua operação. 

Continue a leitura e conheça 7 dicas de iniciativas que podem ser implementadas para melhorar a gestão de sua IES e, com isso, obter melhores resultados. Acompanhe! 

7 estratégias para otimizar a gestão da instituição de ensino superior 

gestao estrategica no ensino superior

A educação profissional, em muitas partes do país, é aplicada de forma tradicional e apresenta processos gerenciais desatualizados. 

Com as grandes mudanças sociais, tecnológicas e econômicas que estamos presenciando com o passar dos anos, pudemos perceber o quanto impactam a vida dos estudantes e o futuro do emprego. Com mais inovação e competitividade, as instituições de ensino precisam definir novas estratégias. 

É esta mudança de rumo que vai permitir que a IES se alinhe às novas demandas educacionais, forneçam uma experiência melhor para os estudantes e aplique uma gestão mais eficiente com foco em resultados. 

Isso pode incluir:

1. Foco no aluno

Já falamos muito aqui no Blog sobre a importância do protagonismo do estudante e do ensino personalizado na educação superior. 

É de suma importância que os estudantes estejam no centro de suas estratégias. Para isso, a IES deve oferecer as condições necessárias para que os estudantes conquistem o sucesso, evolua gradativamente o aprendizado, com engajamento acadêmico e, consequentemente, que tenham acesso às grandes oportunidades no mercado de trabalho. 

Essas condições vão desde oferecer uma infraestrutura de salas de aula e laboratórios moderna, até disponibilizar ferramentas digitais de inclusão e acessibilidade.  

Inclua também nesse processo a adoção de metodologias pedagógicas mais adequadas ao perfil dos estudantes e de um currículo atualizado e alinhado às necessidades dos alunos e do mercado de trabalho.  

2. Automação de back office 

Uma maneira de otimizar o orçamento, o tempo das equipes e os resultados alcançados na gestão da IES é automatizar parte de seus processos administrativos. Isso permitirá que sua instituição faça mais com menos recursos. 

Afinal, a automatização de tarefas administrativas repetitivas e demoradas, além de elevar a produtividade, permite que os funcionários se concentrem em funções de maior valor para a instituição. 

Por exemplo, em muitas instituições de ensino superior, boa parte da rotina dos colaboradores é utilizada para atendimento telefônico e via e-mail. 

Implementar uma solução de automação, como um chatbot ou página de FAQ, por exemplo, não apenas reduz as horas demandadas para essas tarefas como também pode ajudar a otimizar os processos internos (ou seja, gerenciar calendários ou localizar documentação). 

3. Desburocratização e colaboração

Camadas de hierarquia e burocracia dentro de uma IES desaceleram a tomada de decisões e inibem a criatividade e a inovação. Portanto, faça um mapeamento de seus processos e descubra maneiras de simplificá-los e torná-los mais enxutos, eficientes e abertos às melhorias. 

Lembre-se também de que uma estrutura em silos e permeada por complexidade inibe a colaboração e integração, e isso afeta diretamente os resultados de sua gestão. 

Por exemplo, se as áreas de marketing e atendimento ao aluno não têm processos integrados, uma comunicação ativa e não colabora diretamente, é possível que muitas redundâncias, atrasos e gargalos estejam dificultando o desenvolvimento de inteligência de mercado, diferenciação e, mesmo, a captação e retenção de alunos.  

4. Análise SWOT

gestao estrategica no ensino superior analise swot

A análise SWOT (matriz com as forças, fraquezas, oportunidades, e ameaças do negócio) é uma das bases do processo de gestão estratégica das organizações em geral. 

Na educação, ela é usada para avaliar as oportunidades e ameaças no ambiente de uma IES: como é sua capacidade de competir por recursos, funcionários e alunos em comparação com outras instituições? Há algum sinal de perigo iminente? Existem novas oportunidades e chances visíveis? 

Essa análise ajuda a vislumbrar esse tipo de resposta fundamental para aperfeiçoar a gestão da instituição de ensino. 

5. Plano de ação para evitar evasão 

Ter uma gestão de sucesso passa por reduzir as taxas de evasão. A evasão, além de prejudicar o fluxo de caixa da IES, também pode repercutir negativamente em sua estratégia de captação e em sua reputação no mercado. 

Por isso, é importante sempre conversar com os alunos desistentes, tanto para verificar se há maneiras de reverter a decisão quanto para compreender os motivos da evasão de modo a construir soluções para evitar novos casos. 

6. Flexibilização curricular

flexibilização curricular é uma forte tendência entre as estratégias para aperfeiçoar a gestão no ensino superior. Com a adoção da plataforma adequada, essa abordagem ajuda a evitar a desmotivação dos estudantes e uma possível desistência do curso. 

E mais: como sua instituição ofertará uma experiência alinhada aos interesses dos alunos, possibilitando que eles estudem conforme suas preferências e necessidades, o processo de captação será mais facilitado. 

Sua gestão também alcançará mais eficiência operacional, uma vez que terá domínio sobre a inovação curricular dos cursos, poderá investir no aprimoramento dos docentes e gerenciar o desempenho dos estudantes por curso.  

7. Plataformas inovadoras 

Nos últimos anos, já tivemos uma boa amostra de como será o futuro do ensino superior. Podemos ver uma evolução rápida dos processos tradicionais para processos modernos, ágeis e tecnológicos. 

Nesse cenário, as plataformas de aprendizagem são fundamentais para fornecer aos estudantes e docentes os recursos necessários para aulas remotas. O ensino híbrido chegou para ficar. 

Portanto, investir em uma Biblioteca Virtual completadisciplinas de flexibilização e complementação pedagógica e em um LMS de gestão de aprendizagem são atitudes que poderão mudar o futuro da IES e da carreira profissional dos estudantes.  

 banner plataformas de aprendizagem da pearson education para ies

Se você ficou interessado em aplicar novas estratégias no ensino superior e ainda atender às demandas educacionais dos estudantes com foco na empregabilidade, conheça mais sobre as Plataformas de Aprendizagem Pearson e saiba como podemos ajudar a sua IES a se destacar no mercado educacional!  

Conheça as Plataformas de Aprendizagem!

 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados