Novas tecnologias na educação ou EdTech são uma das principais preocupações dos coordenadores acadêmicos. Saiba por quê.
O que caracteriza a era digital em que vivemos é o fato de que a tecnologia está avançando mais rápido do que em qualquer outro momento da história. Por isso, embora há apenas algumas décadas falávamos em transformação educacional, computação e internet, hoje já estamos falando de EdTech em níveis muito mais avançados, com ferramentas emergentes como inteligência artificial, blockchain, realidade virtual e análise de big data, entre outros.
Em um cenário educacional em que a tecnologia cotidiana, como dispositivos inteligentes e aplicativos, já é dada como certa, a mudança de paradigma tem muito a ver com a forma como os dados de uma comunidade acadêmica cada vez maior são gerenciados, como o desempenho dos alunos é monitorado e previsto, como o ensino é personalizado e como as certificações acadêmicas são validadas para garantir a legitimidade delas.
Neste artigo, vamos explicar quais são as principais tecnologias para tornar sua universidade mais competitiva e como elas são aplicadas na realidade prática. Acompanhe!
O conceito de EdTech, ou tecnologia educacional, refere-se a todas as ferramentas e métodos utilizados para melhorar o ensino e a aprendizagem, portanto, é algo que acompanha a humanidade desde sempre. Hoje, o termo evoluiu para abranger uma ampla gama de tecnologias projetadas para facilitar a educação. Embora seja um processo contínuo, o desenvolvimento da EdTech acelerou muito em resposta à necessidade de tornar a educação mais acessível, eficiente e adaptável às realidades em mudança do mercado de trabalho e da sociedade digital.
Por exemplo, a introdução da lousa no século XIX pode ser considerada um dos primeiros grandes avanços da tecnologia educacional, pois permitiu aos professores escrever e desenhar de maneira visível para toda a turma, facilitando o ensino em grupo.
Depois, em meados dos anos 1920, surgiram os projetores de transparência, que permitiam ampliar as imagens e melhorar a visualização do conteúdo, em uma época em que livros, diagramas e monografias ainda não eram tão numerosos e as fotocopiadoras não existiam.
O rádio e a televisão também tiveram um forte impacto na educação, pois as expectativas sobre os formatos e a disseminação dos conteúdos educacionais mudaram, abrindo caminho para a era da educação multimídia. Então, com a revolução digital dos computadores pessoais na década de 1980, os equipamentos de informática lentamente se tornaram parte das ferramentas educacionais básicas, a ponto de hoje substituírem quase completamente cadernos e livros.
A era digital também impulsionou a EdTech da crescente necessidade de aprender a usar tecnologias emergentes para poder entrar no mercado de trabalho, já que os computadores começaram a ser usados para todos os tipos de tarefas administrativas.
No entanto, o verdadeiro ponto alto da tecnologia educacional veio da internet, um universo que permitia a navegação por enciclopédias inteiras e o compartilhamento de informações em questão de minutos. A expansão da internet revolucionou a educação, dando a certas pessoas acesso imediato a recursos educacionais e notícias de todo o mundo e em tempo real.
Quase imediatamente, surgiram as primeiras plataformas de aprendizagem on-line e, algumas décadas depois, a maioria da população pôde acessar todos esses recursos a partir de um dispositivo inteligente na palma da mão. Placas inteligentes, conteúdo multimídia e aplicativos educacionais foram rapidamente adicionados à experiência educacional, e são algo com o qual as novas gerações já estão totalmente familiarizadas.
No entanto, recentemente, chegaram novas tecnologias que podem gerar um impulso quase tão grande quanto o que a internet teve na educação, incluindo inteligência artificial, realidade virtual, big data e blockchain.
Não podemos esquecer que, quando falamos de EdTech, estamos falando também, em grande medida, das metodologias educacionais que foram desenvolvidas lado a lado com as neurociências, a psicologia social e a necessidade de tornar a educação mais eficiente para uma população mundial de mais de sete bilhões de habitantes. Por exemplo, gamificação, microlearning, aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem adaptativa e muito mais.
A era EdTech transformou significativamente o papel dos professores e coordenadores acadêmicos, que agora devem aprender a integrar e usar tecnologias em constante mudança na educação.
Em grande medida, o papel dos coordenadores acadêmicos hoje é garantir que as instituições de ensino não sejam deixadas para trás nos níveis técnico ou curricular e sejam capazes de oferecer treinamento de acordo com as necessidades e os desafios do mundo real. Por essa razão, milhares de coordenadores se deparam agora com a necessidade de aprender a aplicar tecnologias que podem soar intimidadoras, como IA ou realidade virtual, e, não menos complicado, descobrir como integrá-las sem exceder um orçamento institucional apertado.
Por exemplo, os coordenadores acadêmicos são responsáveis por selecionar, implementar e supervisionar o uso de plataformas e ferramentas tecnológicas. Além disso, para que professores e alunos possam aproveitá-las ao máximo, elas devem fornecer recursos de treinamento e apoio contínuos.
Note que não é a mesma coisa falar de tecnologia na educação e falar de tecnologia para a educação. A linha entre o uso responsável e irresponsável dos recursos digitais pode ser muito tênue, e os coordenadores acadêmicos também têm a missão de entender as diferentes aplicações possíveis de novas ferramentas e quais delas realmente promovem a aprendizagem significativa.
Podemos falar muito sobre IA, blockchain ou realidade virtual, mas, para entender melhor o impacto deles, é mais útil falar sobre suas aplicações. Com essas novas tecnologias, é possível fazer coisas que antes soariam como ficção científica, por exemplo:
Mas como exatamente essas tecnologias se parecem no ensino? Quando falamos sobre as aplicações específicas delas na indústria da educação, estamos falando de:
Como você pode ver, todas essas aplicações já são algo sobre o qual ouvimos falar há vários anos, e elas soam muito menos técnicas e abstratas do que “blockchain” ou “VR”. Essas são apenas algumas formas específicas de aproveitar as tecnologias no contexto educacional que estão moldando nossa realidade em todas as áreas.
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Na Pearson Higher Education, nossas ferramentas são projetadas de acordo com as necessidades da era EdTech, e é por isso que otimizam a experiência educacional de seus alunos por meio de personalização de ensino, microcertificação, gestão de aprendizagem e desenvolvimento de soft skills essenciais para a empregabilidade.
Todas as nossas plataformas de aprendizagem como a Biblioteca Virtual, MyCredSkills, Personabilities, Certiport, Brightspace D2L e MyTeacherXp são atualizados e mantidos à frente das necessidades do setor educacional, aproveitando o melhor das tecnologias mais recentes, como análise preditiva de grandes quantidades de informações em tempo real e automação de processos.
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