Novas tecnologias na educação ou EdTech são uma das principais preocupações dos coordenadores acadêmicos. Saiba por quê. 

  1. De onde surgiu o conceito de EdTech?
  2. O novo papel dos coordenadores acadêmicos na era EdTech
  3. A revolução das EdTechs: personalização, automação e imersã
  4. Pearson Higher Education é EdTech pronta para uso na universidade!

O que caracteriza a era digital em que vivemos é o fato de que a tecnologia está avançando mais rápido do que em qualquer outro momento da história. Por isso, embora há apenas algumas décadas falávamos em transformação educacional, computação e internet, hoje já estamos falando de EdTech em níveis muito mais avançados, com ferramentas emergentes como inteligência artificial, blockchain, realidade virtual e análise de big data, entre outros. 

Em um cenário educacional em que a tecnologia cotidiana, como dispositivos inteligentes e aplicativos, já é dada como certa, a mudança de paradigma tem muito a ver com a forma como os dados de uma comunidade acadêmica cada vez maior são gerenciados, como o desempenho dos alunos é monitorado e previsto, como o ensino é personalizado e como as certificações acadêmicas são validadas para garantir a legitimidade delas. 

Neste artigo, vamos explicar quais são as principais tecnologias para tornar sua universidade mais competitiva e como elas são aplicadas na realidade prática. Acompanhe!

De onde surgiu o conceito de EdTech?

De-onde-surgiu-o-conceito-de-EdTech-universidade

O conceito de EdTech, ou tecnologia educacional, refere-se a todas as ferramentas e métodos utilizados para melhorar o ensino e a aprendizagem, portanto, é algo que acompanha a humanidade desde sempre. Hoje, o termo evoluiu para abranger uma ampla gama de tecnologias projetadas para facilitar a educação. Embora seja um processo contínuo, o desenvolvimento da EdTech acelerou muito em resposta à necessidade de tornar a educação mais acessível, eficiente e adaptável às realidades em mudança do mercado de trabalho e da sociedade digital. 

Por exemplo, a introdução da lousa no século XIX pode ser considerada um dos primeiros grandes avanços da tecnologia educacional, pois permitiu aos professores escrever e desenhar de maneira visível para toda a turma, facilitando o ensino em grupo. 

Depois, em meados dos anos 1920, surgiram os projetores de transparência, que permitiam ampliar as imagens e melhorar a visualização do conteúdo, em uma época em que livros, diagramas e monografias ainda não eram tão numerosos e as fotocopiadoras não existiam. 

O rádio e a televisão também tiveram um forte impacto na educação, pois as expectativas sobre os formatos e a disseminação dos conteúdos educacionais mudaram, abrindo caminho para a era da educação multimídia. Então, com a revolução digital dos computadores pessoais na década de 1980, os equipamentos de informática lentamente se tornaram parte das ferramentas educacionais básicas, a ponto de hoje substituírem quase completamente cadernos e livros.  

A era digital também impulsionou a EdTech da crescente necessidade de aprender a usar tecnologias emergentes para poder entrar no mercado de trabalho, já que os computadores começaram a ser usados para todos os tipos de tarefas administrativas. 

No entanto, o verdadeiro ponto alto da tecnologia educacional veio da internet, um universo que permitia a navegação por enciclopédias inteiras e o compartilhamento de informações em questão de minutos. A expansão da internet revolucionou a educação, dando a certas pessoas acesso imediato a recursos educacionais e notícias de todo o mundo e em tempo real. 

Quase imediatamente, surgiram as primeiras plataformas de aprendizagem on-line e, algumas décadas depois, a maioria da população pôde acessar todos esses recursos a partir de um dispositivo inteligente na palma da mão. Placas inteligentes, conteúdo multimídia e aplicativos educacionais foram rapidamente adicionados à experiência educacional, e são algo com o qual as novas gerações já estão totalmente familiarizadas. 

No entanto, recentemente, chegaram novas tecnologias que podem gerar um impulso quase tão grande quanto o que a internet teve na educação, incluindo inteligência artificial, realidade virtual, big data e blockchain.  

Não podemos esquecer que, quando falamos de EdTech, estamos falando também, em grande medida, das metodologias educacionais que foram desenvolvidas lado a lado com as neurociências, a psicologia social e a necessidade de tornar a educação mais eficiente para uma população mundial de mais de sete bilhões de habitantes. Por exemplo, gamificação, microlearning, aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem adaptativa e muito mais.

infográfico estatísticas do ensino superior análise do contexto digital

O novo papel dos coordenadores acadêmicos na era EdTech

A era EdTech transformou significativamente o papel dos professores e coordenadores acadêmicos, que agora devem aprender a integrar e usar tecnologias em constante mudança na educação.
 
Em grande medida, o papel dos coordenadores acadêmicos hoje é garantir que as instituições de ensino não sejam deixadas para trás nos níveis técnico ou curricular e sejam capazes de oferecer treinamento de acordo com as necessidades e os desafios do mundo real. Por essa razão, milhares de coordenadores se deparam agora com a necessidade de aprender a aplicar tecnologias que podem soar intimidadoras, como IA ou realidade virtual, e, não menos complicado, descobrir como integrá-las sem exceder um orçamento institucional apertado. 

Por exemplo, os coordenadores acadêmicos são responsáveis por selecionar, implementar e supervisionar o uso de plataformas e ferramentas tecnológicas. Além disso, para que professores e alunos possam aproveitá-las ao máximo, elas devem fornecer recursos de treinamento e apoio contínuos. 

Note que não é a mesma coisa falar de tecnologia na educação e falar de tecnologia para a educação. A linha entre o uso responsável e irresponsável dos recursos digitais pode ser muito tênue, e os coordenadores acadêmicos também têm a missão de entender as diferentes aplicações possíveis de novas ferramentas e quais delas realmente promovem a aprendizagem significativa.

banner pearson higher education inscreva-se em nossa newsletter

A revolução das EdTechs: personalização, automação e imersã

Podemos falar muito sobre IA, blockchain ou realidade virtual, mas, para entender melhor o impacto deles, é mais útil falar sobre suas aplicações. Com essas novas tecnologias, é possível fazer coisas que antes soariam como ficção científica, por exemplo:

  • Democratizar o acesso a estatísticas avançadas, ou seja, tendências baseadas em dados concretos, que permitam a tomada de melhores decisões.
  • Automatizar respostas personalizadas para cada usuário, sem a necessidade de intervenção humana.
  • Validar documentos e contratos através de um registro imutável e transparente.
  • Criar simulações cada vez mais realistas de contextos complexos.

Mas como exatamente essas tecnologias se parecem no ensino? Quando falamos sobre as aplicações específicas delas na indústria da educação, estamos falando de:

  • Unificação de conteúdos educacionais e acervos institucionais.  
  • Aprendizagem adaptativa, ou seja, sistemas que podem se adaptar automaticamente ao ritmo e ao nível de cada aluno.  
  • Experiências emocionais positivas com gamificação.
  • Análise de informações e business intelligence disponíveis mesmo para pequenas instituições.
  • Avaliações automatizadas e feedback em tempo real.
  • Sistemas em nuvem e software de trabalho colaborativo que reduzem drasticamente a carga de trabalho administrativo.
  • Alcance máximo do público-alvo através das modalidades de estudo oniline e/ou híbrida.
  • Simulações de realidade virtual que permitem que processos críticos sejam praticados sem o risco de fazê-los no mundo real.  
  • Conceder diplomas, graus e certificados acadêmicos de maneira totalmente virtual e com muito mais segurança do que com formatos físicos.

Como você pode ver, todas essas aplicações já são algo sobre o qual ouvimos falar há vários anos, e elas soam muito menos técnicas e abstratas do que “blockchain” ou “VR”. Essas são apenas algumas formas específicas de aproveitar as tecnologias no contexto educacional que estão moldando nossa realidade em todas as áreas.

Leia também: 👉 Metodologias de aprendizagem para aceleração digital na IES  

Pearson Higher Education é EdTech pronta para uso na universidade!

Pearson-Higher-Education-EdTech-pronta-para-uso-na-universidade

Na Pearson Higher Education, nossas ferramentas são projetadas de acordo com as necessidades da era EdTech, e é por isso que otimizam a experiência educacional de seus alunos por meio de personalização de ensino, microcertificação, gestão de aprendizagem e desenvolvimento de soft skills essenciais para a empregabilidade. 

Todas as nossas plataformas de aprendizagem como a Biblioteca Virtual, MyCredSkills, Personabilities, Certiport, Brightspace D2L e MyTeacherXp são atualizados e mantidos à frente das necessidades do setor educacional, aproveitando o melhor das tecnologias mais recentes, como análise preditiva de grandes quantidades de informações em tempo real e automação de processos. 

Dê aos alunos e professores da sua instituição o melhor da tecnologia educacional focada na melhor experiência educacional como principal diferencial. Com a Pearson Higher Education, você tem o melhor aliado para impulsionar o futuro de seus alunos. Entre em contato conosco e solicite uma apresentação do nosso Ecossistema de Soluções para o Ensino Superior!  

catalogo de soluções Pearson Higher Education

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados