O metaverso na educação é um ambiente virtual que trará grandes oportunidades para as instituições de ensino e para os estudantes. Conheça mais!


  1. O que é metaverso?
    1.1 Exemplos atuais para o uso do metaverso
  2. O Metaverso na Educação: 4 tecnologias essenciais
    2.1 Realidade aumentada e realidade virtual
    2.2 Lentes de realidade virtual (VR) e óculos inteligentes
    2.3 Inteligência artificial (IA)
    2.4 Blockchain e contratos inteligentes
  3. 4 Exemplos do metaverso na educação
    3.1 Campus virtuais no metaverso
    3.2 Simuladores de alta fidelidade contextual
    3.3 Viagens virtuais ao redor da Terra
    3.4 Aprendizagem on the go
  4. Como aproveitar o metaverso em sua instituição universitária

A Internet se tornou um elemento de nossas vidas diárias tão importante quanto a realidade tangível que nos cerca. À medida que oferece opções cada vez mais imersivas para interação, trabalho, aprendizado, compras ou diversão, mais força ganha o conceito do Metaverso.

Assim como as salas de aula virtuais e híbridas que já estão substituindo aos poucos a sala de aula tradicional com a nova era da educação, é praticamente um fato que em breve o metaverso emergirá como o ambiente natural de ensino-aprendizagem para as novas gerações.

Hoje vamos explicar exatamente o que é esse território digital, quais são as implicações para a educação do futuro e como as instituições já estão aproveitando suas vantagens para serem mais competitivas e inovadoras. Acompanhe!

O que é metaverso?

o que e metaverso na educacao

O metaverso ganhou popularidade recente, especialmente porque a empresa Facebook anunciou a transição do nome da marca para Meta. A proposta se baseia em um ecossistema unificado de ambientes virtuais em 3D que permite aos usuários: socializar, aprender, colaborar e se divertir de maneiras inimagináveis.

No entanto, o "pré-metaverso" de uma forma ou de outra já existia há muitos anos. Podemos citar como exemplo o grande número de jogos online que simulam universos abertos e permitem que os usuários explorem diferentes mundos, personalizem avatares, interajam entre si e até participem de diferentes formas de transações financeiras virtuais.

Antes da pandemia e do boom da tecnologia blockchain, os universos de realidade virtual eram principalmente considerados opções recreativas. Mas com a chegada do confinamento e a necessidade de explorar novas possibilidades de trabalho e estudos remotos, o metaverso emergiu como uma ferramenta inovadora para todos os tipos de atividades diárias, incluindo a educação.

Pode ser um pouco complexo entender a finalidade do metaverso e como ele afetará todas as áreas da nossa vida no futuro. Uma maneira simples que podemos analisar é refletirmos que o metaverso será como uma "nova internet" e que muitas empresas ou plataformas web se tornarão ambientes imersivos de realidade virtual entre os quais o usuário poderá navegar com seu avatar livremente.

banner baixar ebook solucoes e tendencias educacionais para o ensino superior

Exemplos atuais para o uso do metaverso

Os ambientes digitais do metaverso apresentam oportunidades para todos os tipos de aplicações práticas e já existem planos de uso para os seguintes setores:

  • E-commerce.
  • Instituições educacionais e culturais.
  • Universidades.
  • Instituições financeiras.
  • Construção civil.
  • Mídias sociais.
  • Entretenimento.
  • Turismo.
  • Etc.

Por sua natureza, os games online e o metaverso têm uma relação privilegiada, e tudo indica que o videogame definirá um modelo base para a implementação dos metaversos. Dessa forma, poderá existir uma exploração maior no uso das estratégias de gamificação e, talvez, seja um dos primeiros passos para a aplicação da nova tecnologia.

Atualmente já existem plataformas semelhantes aos jogos que permitem fazer negócios, ganhar dinheiro e até especular posses de imóveis virtuais. Por exemplo:

  • SecondLive: é um projeto de realidade virtual 3D focado na troca de NFTs, no qual, por meio de avatares personalizados, os usuários interagem com os outros e trocam objetos de colecionador digital. 
  • Axie Infinity: esta plataforma é caracterizada por oferecer aos seus jogadores a possibilidade de ganhar dinheiro enquanto jogam. O modelo de negócio envolve a criação de jogadores (algo remotamente semelhante à mineração de criptomoedas) de tokens NFT até que eles atinjam um determinado preço e possam ser vendidos no mercado de colecionadores.
  • Decentraland: o que caracteriza esse ambiente, além de seu modelo de governança autônoma e sua moeda MANA, é que os usuários podem comprar "pedaços" de terra e até obras de arte.

O Metaverso na Educação: 4 tecnologias essenciais

metaverso na educacao tecnologias

Muitas empresas ao redor do mundo estão começando a desenvolver tecnologia 3D imersiva voltada para fins educacionais. Mais uma vez, um dos melhores exemplos é o próprio Facebook, que em seu site indica que atualmente está investindo US$ 150 milhões em recursos de realidade virtual para o aprendizado.

Começar a alavancar o metaverso na educação exige que as instituições se familiarizem com as tecnologias imersivas que alimentam os ambientes virtuais e que permitam proporcionar aos estudantes uma experiência mais próxima do mundo real. Algumas das mais importantes são:

1. Realidade aumentada e realidade virtual

Embora tenham muito em comum, realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR) não são estritamente iguais. No primeiro caso, todo o ambiente com o qual o usuário está interagindo é gerado por computador. No segundo, é possível integrar elementos digitais à realidade circundante graças à tela de um dispositivo ou de óculos inteligentes.

A realidade aumentada será uma maneira muito eficiente de conectar o metaverso com o mundo real.

Leia também: 👉 Educação virtual é o melhor investimento para o ensino superior

2. Lentes de realidade virtual (VR) e óculos inteligentes

Embora seja possível acessar ambientes virtuais ou modificar a realidade a partir de uma tela, a tendência aponta para experiências muito mais imersivas e orgânicas por meio das lentes inovadoras de realidade virtual e dos óculos inteligentes.

As lentes VR servem para conectar o usuário aos ambientes 100% digitais gerados por computador que poderão ser acessados via qualquer dispositivo.

Os óculos inteligentes, cujo desenvolvimento e comercialização ainda estão em seus estágios iniciais, permitem que elementos virtuais sejam combinados ao ambiente físico do usuário.

Considera-se que, em breve, os óculos inteligentes serão dispositivos para uso pessoal tão populares quanto os smartphones e, de acordo com algumas previsões, talvez poderiam até substituí-los.

3. Inteligência artificial

A inteligência artificial (AI), entre muitas outras aplicações, permite analisar enormes quantidades de dados em tempo real e personalizar a experiência de ambientes imersivos de acordo com as necessidades e preferências do usuário.

No campo da aprendizagem adaptativa isso é especialmente relevante, pois graças à IA os alunos poderão avançar nos cursos em seu próprio ritmo e com conteúdos dinâmicos que se adaptem aos seus estilos de aprendizagem.

Leia também: 👉 Análise preditiva no Ensino Superior ajuda a reduzir a evasão escolar

4. Blockchain e contratos inteligentes

Uma vez que as atividades e operações realizadas no metaverso terão o mesmo impacto e validade que aquelas realizadas no mundo real, sistemas de controle e segurança muito sofisticados serão necessários com o propósito de evitar possíveis hacks e roubo de informações.

A tecnologia blockchain, especialmente em sua forma de criptomoedas e contratos inteligentes, permite que ambientes virtuais ofereçam altas garantias de confiança e segurança tanto para usuários quanto para empresas.

ambientes virtuais de aprendizagem pearson para ensino superior

4 Exemplos do metaverso na educação

As aplicações da realidade virtual em ambientes de aprendizagem digital são muitas em praticamente todos os níveis escolares e especialmente no ensino superior. É razoável pensar que, em um futuro não muito distante, muitos alunos realizarão a maioria de suas atividades escolares a partir do conforto de suas casas graças ao metaverso.

1. Campus virtuais no metaverso

Uma das metas a médio prazo de muitas instituições de ensino superior é iniciar uma migração digital para o metaverso. O objetivo é que os estudantes de todo o mundo possam frequentar um campus 100% virtual, idêntico ao campus universitário real, e coexistir simultaneamente com colegas e professores no modo remoto e presencial.

Como exemplo, podemos citar o campus virtual do Tec de Monterrey. O ambiente foi especialmente projetado para que os estudantes assistam às aulas com seus avatares personalizados. Além disso, podem socializar com os colegas em diferentes cenários como quadra de esportes, sala de aula virtual, auditório, praça de alimentação, etc.

Para a implementação de um campus virtual será necessário a construção de ambientes dinâmicos de alta complexidade capazes de reproduzir fielmente a experiência da vida universitária, mas também é necessário que estudantes e funcionários tenham acesso aos dispositivos de VR para que possam interagir remotamente, por exemplo, óculos inteligentes.

2. Simuladores de alta fidelidade contextual

Atualmente já existem simuladores para estudantes de carreiras como medicina, aeronáutica ou engenharia civil, que envolvem um alto nível de complexidade, o qual um movimento falso pode demonstrar o perigo real. Graças à tecnologia, antes de praticar no mundo real, os estudantes podem experimentar operações críticas em ambientes controlados.

O metaverso pode ajudar a evoluir esses simuladores e inseri-los em ambientes contextuais completamente alinhados com aqueles que os recém-formados encontrarão na vida real.

Por exemplo, indo de um simulador que permite que você pratique operações cardíacas para um hospital virtual completo, o qual será possível realizar pré-residências, ou de um simulador de voo "simples" para toda uma rede de aeroportos virtuais idênticos aos principais aeroportos do mundo.

3. Passeios virtuais ao redor da Terra (ou outros planetas)

Museus, cidades distantes, ecossistemas naturais e até mesmo diferentes épocas geológicas podem ser explorados graças à realidade virtual. Por exemplo, o metaverso permitirá que um aprendiz de inglês na Colômbia ou no Brasil ouça e pratique a língua em ambientes que emulam uma cidade de língua inglesa e com falantes nativos.

Além disso, a tecnologia promete uma imersão completa e única para cursos de astronomia em que os estudantes poderão visualizar, em detalhes, as principais particularidades de cada planeta, constelação e galáxia. 

4. Aprendizagem on the go

Se o estudante tiver acesso aos óculos inteligentes, poderá complementar suas visitas aos sites acadêmicos ou plataformas com diversas informações adicionais.

Por exemplo, em uma visita a um local histórico ou ruínas de uma civilização antiga, a tecnologia poderá digitalizar códigos QR, implantar recursos acadêmicos adicionais, conteúdos digitais complementares e registrar a porcentagem de progresso do aluno durante toda a experiência de aprendizagem realizada.

[ENTREVISTA] 👉 Metaverso na educação com professor Márcio Catapan

Como aproveitar o metaverso em sua instituição universitária

metaverso na educacao superior

Além da competitividade na educação, começar a levar em conta os novos ambientes virtuais de aprendizagem imersiva permitirá que seus alunos se familiarizem com uma realidade que, de uma forma ou de outra, chegará a eles quando entrarem no mundo do trabalho.

Certamente teremos que experimentar uma transição na qual as ferramentas de aprendizagem começam a incluir dispositivos VR e salas virtuais idênticas às presenciais.

A adoção da educação híbrida com plataformas de e-learning ou mobile learning, do modelo de aprendizagem adaptativa, da gamificação, entre outros, são passos seguros que sua instituição pode tomar para se mover lentamente em direção à educação imersiva que, em breve, será um padrão educacional universitário.

Com as soluções de ensino superior da Pearson Higher Education, tenha a certeza de que a sua instituição terá as ferramentas mais inovadoras e modernas para acompanhar as últimas tendências educacionais. Vamos, juntos, dar o primeiro passo para o futuro? Conheça as 6 soluções exclusivas!

Conheça as Soluções Educacionais!

 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados