Em 2025, o novo panorama do ensino superior deve ser de mais matriculados na modalidade a distância.
O Ministério da Educação, por meio do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), divulgou em outubro passado os dados do Censo da Educação Superior 2023, que além de consolidar o mapa do ensino no país, ainda fornece dados para estimativas do futuro desse setor.Os números mostram a solidificação de uma tendência que já vinha mostrando crescimento significativo desde 2015 (ano no qual o número de matriculados na modalidade presencial alcançou seu maior pico): o novo perfil dos ingressantes no ensino superior que optam pela modalidade a distância. Confira:
ANO |
EAD |
Presencial |
Total de matrículas |
Diferença de matrículas |
2015 |
1.393.752 |
6.633.545 |
8.027.297 |
5.239.793 |
2016 |
1.494.418 |
6.544.283 |
8.038.701 |
5.049.865 |
2017 |
1.756.982 |
6.529.681 |
8.286.663 |
4.772.699 |
2018 |
2.056.511 |
6.394.244 |
8.450.755 |
4.337.733 |
2019 |
2.450.264 |
6.153.560 |
8.603.824 |
3.703.296 |
2020 |
3.105.803 |
5.574.551 |
8.680.354 |
2.468.748 |
2021 |
3.716.370 |
5.270.184 |
8.986.554 |
1.553.814 |
2022 |
4.330.934 |
5.112.663 |
9.443.597 |
781.729 |
Segundo o Censo, os números coletados em 2023 mostram que, dos 9,9 milhões de estudantes que entraram no ensino superior, 4,9 milhões optaram pela modalidade a distância e 5,06 milhões ainda integram o modelo presencial.
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Inversão iminente
Impulsionado pelo momento de reclusão causado pela pandemia, esse novo paradigma sobre o modo de aprendizagem ganhou cada vez mais adeptos, acelerando muito uma tendência que já vinha se mostrando promissora.
Se em 2022, dos 9,4 milhões de estudantes, a diferença entre os inscritos na modalidade a distância e na modalidade presencial era 781.729 vagas, em 2023, esse número caiu para apenas 150.220 matrículas.
Ainda que os dados de 2024 não tenham se consolidado, se a tendência observada nos anos anteriores se mantiver, as curvas devem se cruzar em 2025, quando mais da metade dos matriculados no ensino superior no país for de estudantes que nem sequer colocam os pés em salas de aula, segundo Carlos Eduardo Moreno, diretor de Estatísticas Educacionais do INEP.
Preparação das universidades para um novo cenário
Com a iminente inversão entre o número de matriculados no EAD e no ensino presencial, as universidades precisam de uma preparação robusta e estratégica. Para atender um público cada vez mais conectado e exigente, as instituições precisam investir em tecnologia, infraestrutura digital e metodologias pedagógicas que garantam uma experiência de aprendizagem completa e efetiva para o aluno a distância.
A formação e a capacitação dos professores também são importantíssimos nesse cenário. Desenvolver habilidades para ensinar no ambiente virtual, dominar ferramentas de ensino a distância e criar materiais didáticos voltados ao aprendizado digital são passos essenciais para garantir que os estudantes recebam uma educação de qualidade, independentemente da modalidade escolhida.
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Referências
https://www.poder360.com.br/educacao/ensino-superior-a-distancia-deve-superar-presencial-em-2024-diz-inep/
https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2024-10/com-quase-10-milhoes-numero-de-universitarios-e-o-maior-em-nove-anos
https://www.apufsc.org.br/2024/10/04/ensino-a-distancia-deve-superar-o-presencial-em-2024-aponta-censo-de-educacao-superior/
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