4 tecnologias de educação indispensáveis no ensino superior

Tempo de Leitura: 3.5 minutos
alunos-universitarios-estudando-em-grupo-com-auxilio-de-notebook-e-tecnologias-educacionais

O discurso sobre a importância das tecnologias de educação se torna cada vez mais rotineiro.

Ainda que muitas instituições de ensino superior adotem um modelo mais tradicional de estratégias e metodologias de aprendizagem, não é mais possível negar que a revolução tecnológica está batendo na porta do setor.

Com a pandemia de Covid-19 e a necessidade do isolamento social, esse debate ganhou ainda mais força, já que alunos de diferentes cursos e instituições precisaram realizar aulas de forma completamente online.

Tudo isso corrobora para que reitores revejam suas estratégias de forma a atender essa necessidade, combinando os avanços da tecnologia ao ensino de qualidade.

Entretanto, é preciso lembrar que as tecnologias de educação vão além do ensino a distância. Elas também são peças fundamentais para modelos híbridos e um diferencial para cursos presenciais.

Além disso, elas podem ajudar a IES a otimizar recursos, aumentar a rentabilidade e potencializar a aprendizagem e o engajamento dos alunos.

No artigo de hoje, apresentaremos algumas dessas tecnologias de educação que já são indispensáveis para uma IES eficiente e moderna. Continue a leitura e confira como elas podem dinamizar a gestão e os processos de ensino-aprendizagem. 

Benefícios das tecnologias de educação no ensino superior

A inserção das tecnologias de educação leva a novos caminhos e possibilidades de gestão e aprendizagem. 

Essa inovação não traz ganhos apenas para dentro da sala de aula. A instituição se moderniza e passa a acompanhar as exigências do mercado por formação especializada, aumentando o seu poder de atração de novos alunos.

De forma geral, a atualização educacional por meio da utilização dessas ferramentas resulta na automatização de diversos procedimentos. Isso torna certas rotinas mais rápidas e assertivas, o que melhora a experiência de alunos e professores.

Além disso, a comunicação torna-se mais direta e livre de ruídos. Outro benefício significativo é poder contar com dados, números, gráficos e informações em tempo real, que podem ser utilizados nas tomadas de decisões e para gerar insigths valiosos para o negócio.

É importante ressaltar que essa interação entre as tecnologias de educação e as instituições vai muito além da utilização de notebooks e do ensino a distância.

Tornar o mundo digital um aliado do ensino depende da forma como as ferramentas são incorporadas ao portfólio e às práticas da instituição.

Principais tecnologias de educação para o ensino superior

A seguir, saiba quais recursos tecnológicos são indispensáveis para otimizar e dinamizar a gestão da IES e os processos de ensino-aprendizagem. Eles vão elevar a competitividade da instituição e sua atratividade em um mercado cada vez mais digitalizado:

1. Plataforma que personaliza e flexibiliza a aprendizagem dos alunos

Um dos principais motivos por trás da evasão no ensino superior é a falta de interesse dos alunos com o que está sendo ensinado.

Muitos deles consideram que a grade curricular obrigatória e padronizada não reflete suas necessidades e preferências de aprendizado.

Para reverter esse cenário, uma boa opção é a flexibilização curricular, que permite que os estudantes escolham as disciplinas que sejam compatíveis com seus objetivos profissionais. E há tecnologias de educação focadas exatamente nessa demanda.

A personalização da experiência dos alunos torna o processo de aprendizado mais atrativo. Isso resulta no aumento do engajamento e retenção, reduzindo os índices de evasão e de turmas deficitárias, ao mesmo tempo em que otimiza os ensalamentos da instituição.

2. Biblioteca virtual

Uma das tecnologias de educação indispensáveis é a biblioteca virtual. A BV simplifica o acesso ao conhecimento, por meio de um rico acervo de livros digitais, de diferentes categorias profissionais e literárias.

A utilização dessa ferramenta traz diversos benefícios e vantagens, como a possibilidade de os estudantes terem acesso às obras a qualquer hora e em qualquer lugar, por exemplo.

Para a IES, ela agrega escalabilidade para a qualificação e o crescimento de seu catálogo, ótimo custo-benefício para modernização de sua biblioteca e recursos valiosos de acessibilidade para os alunos.

3. Laboratório virtual

Os ambientes virtuais permitem que os alunos possam fazer escolhas como se estivessem em laboratórios reais. É possível simular situações e experimentos a partir do conhecimento obtido nas aulas, com segurança e precisão.

Essa tecnologia está alinhada às modernas metodologias ativas de aprendizagem, contribuindo para que o aluno tenha experiências práticas e relevantes para potencializar seu aprendizado.

4. Software de gestão

Os sistemas de gestão podem auxiliar na construção e nutrição do relacionamento com o público desejado, possibilitando automatizar determinadas rotinas e respostas.

Por meio de softwares específicos, é possível gerar relatórios regulares que ajudam na gestão da IES e são importantes para a tomada de ações. Dentre elas, a identificação de tendências, planejamentos, análise de campanhas, fluxo de trabalho, entre outros processos.

A evolução digital beneficia diversos setores. Isso não é diferente na educação. As tecnologias de educação podem revolucionar a forma como as pessoas aprendem, otimizam recursos e trazem inúmeros ganhos para a gestão e a competitividade da IES.

Para conhecer mais sobre tecnologias de educação e outras tendências do setor, leia também o artigo sobre como melhorar o desempenho dos alunos no ensino superior.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ler notícia Plataformas de Aprendizagem

Tecnologias digitais na educação: 6 motivos para aplicar na IES

05.ago.2021

Entenda a importância das tecnologias digitais na educação e conheça as principais razões para aplicá-las na sua instituição de ensino superior!

Ler notícia tecnologias educacionais no ensino superior jovem mulher aprendendo online em sua casa Plataformas de Aprendizagem

A importância das tecnologias educacionais para o avanço do Ensino Superior

03.ago.2021

O digital pode transformar a aprendizagem na instituição. Entenda as mudanças e praticidades que as tecnologias educacionais proporcionam para o Ensino Superior!

Ler notícia trilhas de aprendizagem tres colegas estudantes de diferentes etnias com notebook na mesa Plataformas de Aprendizagem

Trilhas de aprendizagem: você já conhece esse conceito?

29.jul.2021

As trilhas de aprendizagem combinam as necessidades dos estudantes com o conteúdo transmitido pelo discente. São fundamentais para o Ensino Superior.