Ainda não conhece quais são as principais funcionalidades da Biblioteca Virtual Pearson? Veja como a solução facilita os trabalhos dos bibliotecários!
- Fácil acesso à plataforma
- Ferramenta do gestor com interface simples
- Filtros para detalhes das publicações
- Recurso para fazer citações
- Ferramenta para gestão de usuários
- Análise de cenário, dashboards e relatórios
- Comunicação acadêmica direto na plataforma
- 5 funcionalidades extras da Biblioteca Virtual Pearson
A Biblioteca Virtual Pearson torna o acesso ao conhecimento mais simples e oferece vários benefícios para as IES. A plataforma oferece um acervo de livros digitais com milhares de títulos de diversas categorias e conta com mais de 25 editoras parceiras.
Mas quais são as funcionalidades da Biblioteca Virtual Pearson que interferem e auxiliam no trabalho dos bibliotecários no dia a dia da IES? A seguir, elencamos as melhores praticidades que todos os usuários e gestores poderão usufruir. Acompanhe!
1- Fácil acesso à plataforma
A primeira funcionalidade da Biblioteca Virtual Pearson é, sem dúvida, o fácil acesso à plataforma.
Para entrar, você recebe um endereço de URL e as credenciais de permissão. Em seguida, faz o login, utilizando o seu e-mail e a sua senha.
Um detalhe importante é que caso você esqueça a senha, poderá recuperá-la quando precisar, pois é um processo muito simples.
2 - Ferramenta do gestor com interface simples
Logo após efetuar o login de gestor na Biblioteca Virtual, você terá acesso à tela principal. O painel serve para mostrar um resumo dos principais números da plataforma no mês vigente.
Além disso, permite um acompanhamento rápido de dados e um comparativo com o mês anterior. Nessa tela, você terá acesso a informações como:
- alunos ativos na plataforma;
- livros do acervo atual;
- pageviews do mês atual;
- páginas e livros impressos pelos alunos;
- histórico de pageviews dos últimos 12 meses.
A Biblioteca Virtual da Pearsonpossuiuma ferramenta de gestãomuito rica em informações, porém com uma interface simples. O painel conta com um menu, no qual você consegue acessar os conteúdos e recursos digitais que deseja. Há ainda filtros que facilitam a busca na plataforma.
O gestor tem acesso ao histórico de alterações, que mostra todos os usuários e as datas em que eles realizaram modificações em um conteúdo.
Essa funcionalidade permite aos bibliotecários identificar quem cadastrou e quem foi a última pessoa a editar um artigo, por exemplo.
3 - Filtros para detalhes das publicações
Você poderá gerenciar todo o acervo da Biblioteca Virtual Pearson nessa área e visualizar todas as publicações. Com essa ferramenta, é possível ter uma prévia de como o livro é exibido aos alunos. Isso facilitará a navegação dos estudantes e também dos bibliotecários.
Outro detalhe importante é que você terá todas as informações sobre o livro, desde o nome do autor até se a obra poderá ser impressa gratuitamente ou não. Para facilitar a vida de profissionais e estudantes, ainda há tags que auxiliam os usuários a encontrarem publicações com assuntos em comum.
Na gestão do acervo, você tem os relatórios de publicação, que mostram uma listagem dos levantamentos já realizados pelos usuários. Ainda nessa funcionalidade, é possível encontrar um arquivo chamado Marc21, com todas as publicações às quais você tem acesso.
4 - Recurso para fazer citações
Os alunos poderão fazer citações em livros da Biblioteca Virtual Pearson. O status poderá estar em privado, ativo ou ativo destaque.
Ainda nesse campo, você verá citação, livro, autor, curtidas, dados do usuário da citação, data de cadastro, data de última exibição e status.
Além desse recurso, os alunos poderão avaliar todas as obras contidas na Biblioteca Virtual Pearson.
5 - Ferramenta para gestão de usuários
Ideal para gerenciar alunos: fazer o cadastro individual, importar e inativar.
Nessa ferramenta, você cadastra os dados do estudante, vê o histórico de acessos de leituras e as impressões que ele realizou.
Aqui, também é possível dar um reset na senha e modificar o nome da instituição, sempre que for necessário.
6 - Análise de cenário, dashboards e relatórios
Nessa ferramenta, o gestor consegue analisar o cenário educacional, filtrar e baixar as informações.
Para filtrar informações nos relatórios, basta informar os dados desejados na área de filtro e fazer a busca.
Outra praticidade é que os relatórios podem ser exportados para Excel. O bibliotecário poderá exportar e analisar os seguintes tipos de relatórios:
- Dashboard de pageviews.
- Pageviews por editora.
- Pageviews por publicação.
- Visualização por publicação e usuário.
- Impressões por publicação.
- Downloads por publicação.
- Avaliações das publicações.
7 - Comunicação acadêmica direto na plataforma
Por meio da plataforma, os alunos conseguirão entrar em contato com a Universidade e até mesmo com a Pearson para sanar possíveis dúvidas. Além disso, o gestor consegue controlar as mensagens recebidas, responder e encaminhar.
5 funcionalidades extras da Biblioteca Virtual Pearson
Além de todas as funcionalidades citadas até aqui, na Biblioteca Virtual Pearson, os bibliotecários e gestores acadêmicos conseguem:
- Sugerir leituras.
- Criar metas de leitura e listas de livros.
- Navegar pelos livros.
- Criar cartões de estudos.
- Baixar livros para leitura off-line no aplicativo mobile.
Vale ressaltar que a plataforma Biblioteca Virtual está em constante atualização e evolução, tanto nas funcionalidades de acessibilidade quanto na atualização do acervo digital.
Como vimos, existem várias funcionalidades na Biblioteca Virtual Pearson para bibliotecários. Agora que você conhece cada uma delas, sabe como é vantajoso para a IES ter uma solução tecnológica como essa, não é mesmo?
E se a sua Instituição de Ensino Superior tivesse a oportunidade de testar a ferramenta gratuitamente por 30 dias? Agora é possível testar todas as funcionalidades da plataforma na prática. Aproveite!
Deixe um comentário