A sua IES observou recentemente um aumento no índice de evasão escolar? É essencial mudar as estratégias e metodologias. Veja!


  1. Como evitar evasão no ensino superior
  2. Conheça o perfil dos estudantes
  3. Aplique a análise preditiva na IES
  4. Ofereça bolsas de estudo
  5. Trabalhe as competências digitais do futuro
  6. Ajude o aluno a entrar no mercado de trabalho
  7. Aprimoramento contínuo do corpo docente
  8. Ouça o que o aluno tem a dizer
  9. Adote metodologias inovadoras
  10. Tecnologia educacional
  11. Tenha um plano de recuperação em caso de evasão escolar

A evasão escolar é um dos principais problemas que uma instituição, inclusive de Ensino Superior, pode enfrentar. O abandono dos cursos acontece muito no Brasil por inúmeros motivos.

Em alguns cenários, além de deixar a vaga em aberto, o estudante fica inadimplente em relação às obrigações do cancelamento, como multas.

Se uma instituição apresenta uma taxa elevada de evasão escolar, consequentemente terá impacto no balanço das finanças. Afinal, nem sempre é possível preencher imediatamente a vaga deixada por um estudante evadido, o que se torna uma parcela de receita perdida.

Até aqui, já podemos perceber a gravidade da evasão escolar no Ensino Superior. A seguir, descubra algumas estratégias realistas e objetivas para evitar ou prever comportamentos que possam agravar o desafio. Acompanhe!

Como evitar evasão no ensino superior

evasao escolar no ensino superior estrategias para evitar

O termo evasão é bem comum nas discussões e planejamentos educacionais. Aliás, é uma preocupação frequente nas IES brasileiras, pois é um fator que pode abalar até a reputação da instituição.

Uma coisa é fato: para o cenário do Ensino Superior é muito essa lacuna é muito mais fácil de ser preenchida.

Entretanto, além da do quesito evasão, é importante analisar estratégias de captação, metodologias inovadoras e como a instituição está preparando os estudantes para a empregabilidade do futuro.

Claramente a perda de estudantes é vista como algo negativo para todo o setor de gestão, mas pior ainda quando acontece por motivos que a instituição pode prevenir.

Separamos 10 dicas para colocar em prática na sua instituição e evitar a evasão escolar no Ensino Superior. Veja só!

1 - Conheça o perfil dos estudantes

Para que seja possível identificar casos de potencial evasão escolar e lidar com eles de forma eficiente, é importante conhecer o perfil dos estudantes da sua IES.

E não se trata apenas de conhecer o perfil geral, mas também os individuais.

Estudantes com perfil mais vulnerável requerem um acompanhamento próximo ou até mesmo um ensino personalizado.

2 - Aplique a análise preditiva na IES

Estamos na era dos dados e a Análise Preditiva deve ser uma estratégia de gestão do Ensino Superior.

Trata-se de um processo de coleta de informações e comportamentos frequentes dos estudantes, em relação às aulas e à instituição. Na abordagem, há um processamento de dados minucioso com a finalidade de buscar padrões e definir ações estratégicas.

Dessa forma, o gestor e os coordenadores têm o domínio de compreender melhor o comportamento dos estudantes e prever uma possível evasão.

3 - Ofereça bolsas de estudo

Outra solução para evitar a evasão escolar que ocorre devido ao valor das mensalidades é oferecer bolsas de estudos a alunos que tenham bom desempenho acadêmico e restrições financeiras sérias.

No entanto, para que essa estratégia funcione e não prejudique a própria instituição, é fundamental estabelecer critérios claros para a concessão e a manutenção das bolsas.

4 - Trabalhe as competências digitais do futuro

Nos últimos anos, vimos um grande avanço tecnológico que impactou todos os setores do mercado e áreas de atuação.

Quando pensamos no mercado de trabalho brasileiro, devemos levar em conta as inovações tecnológicas que as empresas estão vislumbrando. Preparar o estudante com conhecimentos avançados em tecnologia e recursos digitais, independentemente do curso, será um grande diferencial para a IES.

Essa estratégia pode ser colocada em prática, por meio de testes e certificações complementares.

5 - Ajude o aluno a entrar no mercado de trabalho

E por falar em empregabilidade e mercado de trabalho, especialmente no Ensino Superior, outra razão pela qual a evasão escolar ocorre é que muitos estudantes precisam trabalhar imediatamente, mas não conseguem encontrar oportunidades que sejam compatíveis com as suas rotinas de estudos.

Esses casos podem ser evitados se a instituição promover iniciativas para ajudar os seus alunos a entrarem no mercado de trabalho, direcionando os estudantes para empregos e estágios que possam ser conciliados com os cursos e colaborem para a formação.

6 - Aprimoramento contínuo do corpo docente

como evitar a evasao escolar no ensino superior

Nem sempre o motivo da evasão escolar é financeiro. Em muitos casos, os alunos abandonam os cursos porque não se identificam com a metodologia ou não conseguem se adaptar à dinâmica de ensino.

Para ajudar esses estudantes a superarem qualquer obstáculo que encontram na sala de aula, o papel do professor é fundamental.

Por isso, os professores devem ser preparados para observar os estudantes, identificar aqueles que enfrentam dificuldades e prestar o apoio necessário. Da mesma forma, devem estar preparados para identificar o potencial de cada um.

7 - Ouça o que o aluno tem a dizer

A pessoa que melhor poderá indicar o risco de evasão escolar e os motivos por trás da decisão é, na verdade, o próprio estudante.

Por isso, é indispensável que a instituição tenha mecanismos para ouvir os alunos, como a realização de pesquisas periódicas de satisfação ou até mesmo um canal exclusivo para reclamações e dúvidas.

8 - Adote metodologias inovadoras

Uma forma eficiente de evitar a evasão escolar é adotar, proativamente, medidas para manter os alunos mais engajados. Isso inclui a implementação de metodologias de ensino inovadoras.

Para isso, não é preciso gastar tempo para longas pesquisas e comparativos para o desenvolvimento de estratégias metodológicas.

Por exemplo, a Pearson oferece soluções efetivas como Disciplinas Pearson, que permitem levar aos estudantes mais de 300 matérias online e recursos exclusivos, proporcionando uma experiência de aprendizado interativa e dinâmica.

Quando paramos para pensar na expansão do ensino remoto, devemos levar em conta a inovação nos processos de ensino-aprendizagem para que o estudante se adapte melhor e colha resultados no desempenho.

9 - Tecnologia educacional

Assim como no caso das metodologias de ensino inovadoras, o investimento em tecnologias é uma forma proativa de aumentar a motivação dos alunos e, assim, evitar a evasão escolar.

Além disso, algumas tecnologias colaboram para tornar o ensino mais acessível e prático para os alunos, eliminando alguns dos problemas que poderiam levar ao abandono dos cursos, como falta de tempo ou recursos.

Nesse caso, uma boa parceria é o caminho mais simples para trazer a tecnologia moderna e eficiente para dentro da IES.

Um excelente exemplo de solução tecnológica de grande valor agregado que a Pearson traz aos seus parceiros é a Biblioteca Virtual, um acervo com mais de 8 mil obras em formato digital que os alunos podem acessar a qualquer hora e em qualquer lugar, por computador, tablet ou smartphone. 

A Brightspace D2L também é uma ferramenta indispensável, principalmente em tempos de ensino híbrido. É uma plataforma de Gestão da Aprendizagem, a qual oferece muitos recursos de avaliação, análise comportamental, jornada do estudante, personalização do ensino, segurança da informação, acessibilidade e praticidade, além de facilitar a comunicação entre docentes e discentes.

banner brightspace d2l promove inovacao ensino superior

10 - Tenha um plano de recuperação em caso de evasão escolar

Sabemos que nem sempre é possível evitar a evasão escolar. Entretanto, quando acontece, existem formas de recuperar alguns estudantes que deixaram os seus cursos.

Para isso, é necessário ter um plano que envolva entender o motivo do abandono, avaliar a situação do estudante e elaborar uma proposta que possa incentivá-lo a retornar ou, ao menos, conhecer as novidades da sua instituição.

Neste artigo, você conferiu várias estratégias para lidar com a evasão escolar no Ensino Superior e também conheceu alguns motivos realistas.

Como você pôde perceber, a inovação tem um papel muito importante para a retenção de alunos. Compartilhe esse conteúdo com outras pessoas e não deixe de conhecer as principais Soluções Educacionais da Pearson Higher Education!

Conheça as Soluções Educacionais!

 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados