Se preparar para o mercado de trabalho é um grande desafio para seus alunos. A IES tem um importante papel para consolidar o aluno em sua carreira profissional!


Ingressar no mercado de trabalho como um profissional preparado é o sonho de todo aluno da sua IES. Não apenas conseguir um emprego, mas construir uma carreira de sucesso, é o desejo de muitos estudantes.

O mercado, no entanto, está cada vez mais concorrido. Por isso, apenas sair da faculdade com um diploma não é o suficiente.

Mas sua IES pode ajudar os alunos a entrarem no mercado de trabalho. Confira abaixo algumas dicas que podem contribuir para que os estudantes conquistem seus espaços!

Garanta uma educação de qualidade

Esse é o primeiro passo para formar profissionais bem qualificados. Invista em bons professores, métodos atualizados e materiais referência.

Além disso, busque por novas tecnologias que possam otimizar o processo de ensino. Ofereça aulas teóricas embasadas e aulas práticas úteis.

Uma educação de qualidade não apenas ensina teorias, mas mostra ao aluno como tomar decisões, administrar o tempo, dar feedbacks e muito mais.

Promova a flexibilização curricular

Flexibilização curricular é um conceito novo no Brasil. Aliás, pode ser uma ótima solução para a IES que procura ajudar os alunos a entrarem no mercado de trabalho com total segurança.

Com a flexibilização curricular, os estudantes não ficam presos aos cursos que a IES propõe. Eles podem criar o próprio currículo, com assuntos que realmente os interessam.

Isso permite a exploração de suas qualidades e fraquezas, ou seja, faz com que se tornem profissionais únicos. Além disso, eles podem desenvolver habilidades importantes que não estão no currículo.

Aposte no conceito de Lifelong Learning

Lifelong Learning é a ideia de que devemos continuar aprendendo sempre. Ela pode se aplicar em várias frentes, mas é especialmente útil no mercado de trabalho.

Quem quer ingressar no mercado de trabalho deve estar sempre disposto a aprender. Isso porque se atualizar significa crescer no ambiente profissional. Aliás, eventualmente surgem novas tecnologias, ferramentas e metodologias inovadoras, seja qual for a área de atuação. 

Uma boa ideia é optar por uma plataforma de disciplinas eletivas, em que os alunos podem escolher quais fazem mais sentido para seus objetivos profissionais.

Nova call to action

Estimule o trabalho em equipe

Os trabalhos em equipe são atividades essenciais para desenvolver habilidades socioemocionais, que envolvem a aptidão para lidar com diferentes desafios. São características muito procuradas pelas empresas.

Saber lidar com as diferenças e mudanças são fatores primordiais em qualquer ambiente de trabalho. Aprender a utilizar os pontos fortes de cada um da equipe também. Mesmo o espírito de liderança pode se manifestar nesses momentos.

Incentive as atividades extracurriculares

como a ies pode ajudar o aluno a entrar no mercado de trabalho estudantes voluntarias doando roupas

O trabalho da IES precisa ir além da sala de aula. As opções de atividades extracurriculares devem ser extensas e variadas.

Isso porque entrar no mercado de trabalho exige certa experiência. Sendo assim, os alunos precisam colocar em prática os aprendizados e vivenciar atividades relacionadas à carreira ainda na IES.

Alguns exemplos de atividades extracurriculares a serem oferecidas são:

  • empresas juniores;
  • trabalhos voluntários;
  • bolsas de iniciação científica;
  • monitorias;
  • organização de eventos;
  • participação em eventos.

Ofereça orientação profissional

Mesmo que um aluno tenha escolhido um curso, não quer dizer que ele conheça todas as possibilidades dessa formação e, talvez, possa ter interesse em outras áreas. Por isso, a orientação profissional é válida nas IES.

Convide profissionais de áreas diferentes para conversarem com os estudantes. Estimule os professores a falarem mais sobre a realidade da profissão e seus desafios.

Mostrar aos alunos uma percepção diferente vai tornar a transição após a faculdade mais fácil, decisiva e sem surpresas.

Valorize o estágio como porta de entrada para o mercado de trabalho

O estágio é a porta de entrada do mercado de trabalho para muitos alunos. E o melhor: já podem entrar em contato com a sua área de atuação mesmo antes de finalizar o curso de graduação.

No estágio, os estudantes aprendem como funciona a rotina da profissão. Sem olhar pela perspectiva alheia, eles podem descobrir do que realmente precisam melhorar e quais especializações devem focar. 

O estágio também é uma oportunidade de conhecer as possibilidades da profissão. Afinal, existem muitos caminhos diferentes dentro de cada área.

A IES pode anunciar estágios em quadros de aviso e em seu site. Enviar e-mails também pode ser um meio de comunicação interessante. Outra ideia é promover feiras de emprego com empresas interessadas em oferecer oportunidades.

Ingressar no mercado de trabalho é um processo que exige muito cuidado e dedicação. Porém, é muito mais simples quando trabalhamos juntos.

A Pearson Higher Education quer ajudar sua IES nessa tarefa. Oferecemos soluções eficientes para auxiliar seus alunos nessa transição tão importante. Conheça! 👇

Conheça as Soluções Educacionais!

 

 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados