Como complementar seu EAD com conteúdo personalizado terceirizado?

Tempo de Leitura: 3 min
jovens-universitarios-estudando-pelo-notebook-na-biblioteca-da-faculdade

Com a tecnologia, surgiu uma nova maneira de ensinar. O estudo EAD (ensino a distância) não para de crescer no Brasil. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sagah, a projeção é que em 2023 tenham mais alunos matriculados em cursos EAD do que presenciais.

Hoje, no Brasil, o ensino superior a distância é representado por 26% do número total de estudantes. No entanto, você que é reitor, precisa saber como complementar seu EAD com conteúdo personalizado. Só assim conseguirá preparar os alunos para o mercado de trabalho.

Bom, mas como oferecer conteúdo de qualidade para quem estuda no EAD e superar as dificuldades do ensino a distância? Descubra no nosso post!

Quais são os maiores desafios do EAD no Brasil?

Antes de você descobrir como complementar seu EAD com conteúdo personalizado, abordaremos um pouco sobre os desafios do ensino a distância.

O Brasil tem experiência em EAD na educação superior. As instituições privadas são as que deram o primeiro passo para essa modalidade. Segundo o Censo de 2018, o número de cursos universitários a distância era de 7,1 milhões.

O dado que foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira mostrou que em 2018, o número de vagas em cursos presenciais era de apenas 6,3 milhões. No entanto, ainda há uma baixa quantidade de estudantes que consegue se formar na modalidade de ensino a distância.

Você que é reitor, sabe muito bem as dificuldades de cada aluno em relação a faculdade. Em 2018, o Brasil formou no ensino presencial cerca de 990 mil estudantes. Isso significa que menos da metade da quantidade, cerca de 2 milhões de alunos, se matricularam nas universidades presenciais.

No ensino a distância, a situação foi pior. Apenas 274 mil alunos se formaram em relação ao número de matriculados, cerca de 1,3 milhão. E porque isso aconteceu?

Há estudantes que acham que o curso à distância é mais fácil. No entanto, a modalidade pode ser até mais desafiadora, pois o aluno precisa ter maturidade, foco e disciplina. Por outro lado, ainda faltam professores EAD capacitados e conteúdo personalizado.

Entretanto, há soluções que podem ajudar as instituições de ensino superior a oferecer um curso de qualidade. E uma delas é a Disciplinas Pearson, que explicaremos no próximo tópico deste artigo.

O que é a Disciplinas Pearson?

A Disciplinas Pearson oferece conteúdo personalizado e terceirizado. Mas o que é isso? É uma das ferramentas digitais que permitem a Instituição de Ensino Superior utilizar o seu próprio ambiente virtual para ofertar aulas para seus alunos.

Desta maneira, você complementa seu EAD com conteúdos de alta qualidade.

Neste caso, são mais de 300 disciplinas para 17 cursos de graduação, tecnólogos e de extensão.

E porque é terceirizado e personalizado?

A sua instituição terceiriza as aulas dos profissionais de acordo com as necessidades da faculdade ou universidade. Só para você entender: cada disciplina tem vários conteúdos como vídeos, textos online, atividades, materiais impressos e livros de apoio ao conteúdo digital. Tudo é baseado na melhor bibliografia de cada área do conhecimento.

E o mais importante é que com a Disciplinas Pearson, a sua instituição consegue se integrar com outras plataformas de aprendizagem que podem ser customizadas com materiais e conteúdos da própria instituição.

Como essa solução complementa o EAD?

Com um conteúdo personalizado, você oferece cursos de qualidade e com preço competitivo.

Além disso, atende as exigências do Ministério da Educação. No caso da Disciplinas Pearson, os conteúdos cumprem com as recomendações e especificações do MEC e são indicados para cursos a distância (EAD), semipresenciais, cursos livres e de extensão.

Por que é uma vantagem terceirizar conteúdo?

Além de sua instituição contar com professores especialistas, os alunos aprendem os conteúdos de uma maneira mais interativa e dinâmica.

Já os professores contam com materiais para auxiliar nos planos de aula, condução dos cursos e também nos conteúdos complementares.

Sem falar que tudo isso por um ótimo preço para a universidade ou faculdade.

Como você pode ver, é fácil complementar seu EAD com conteúdo personalizado terceirizado. Se você é daqueles reitores que querem oferecer cursos de qualidade por um preço justo, invista em soluções que ajudarão a sua instituição.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato com a Pearson e fale com um de nossos consultores!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ler notícia analise preditiva ajuda a evitar evasão ies Plataformas de Aprendizagem

Análise preditiva no Ensino Superior ajuda a reduzir a evasão escolar

14.out.2021

Entenda o que é a análise preditiva e como ela pode ajudar você a controlar a evasão escolar na sua instituição de ensino superior!

Ler notícia learning analytics na instituição de ensino superior Plataformas de Aprendizagem

Learning Analytics: 5 vantagens para o processo de ensino-aprendizagem

12.out.2021

Descubra o que é Learning Analytics e entenda como isso pode auxiliar professores e alunos na sua instituição de ensino superior! Conheça 5 vantagens!

Ler notícia tecnologia na educação Higher Education

Tecnologia na educação: 5 soluções para atrair, converter e reter alunos

30.set.2021

Quer modernizar a sua IES? Conheça algumas soluções de tecnologia na educação que ajudam a atrair, converter e reter alunos!