Com o ano de 2020 veio a necessidade de adaptação. A pandemia provocada pelo novo coronavírus fez muitas instituições de ensino superior se reinventarem. Docentes e demais colaboradores tiveram que aprender a trabalhar em plataformas tecnológicas.

Outro problema foram as dificuldades em conciliar o trabalho em home office com a família e os filhos.

No entanto, todas essas situações não afetaram somente os professores, mas os próprios alunos, que não tiveram o tempo necessário para se dedicarem às metodologias de ensino.

Entretanto, é preciso entender que as mudanças de agora vão acompanhar o ensino superior em 2021. Mas como será isso? Neste post, explicaremos tudo sobre o assunto. Ficou interessado em conferir o artigo com a gente? Então, acompanhe!

Quais os maiores desafios dos profissionais do ensino superior?

A falta de conhecimento em relação às novas tecnologias é um dos maiores desafios dos profissionais do ensino superior nessa nova década. Há muitos profissionais que não dominam as ferramentas tecnológicas que auxiliam no trabalho em home office.

Por isso, o corpo docente e outros profissionais devem se capacitar para essas novas tecnologias. Outra dificuldade é entender que as aulas presenciais não devem ser reproduzidas no online.

Em vez disso, é necessário tornar os alunos mais ativos na construção do conhecimento. Portanto, as universidades e faculdades precisam investir em soluções tecnológicas que aproximam tanto os alunos quanto os profissionais da educação.

Outra dificuldade é que apesar do ensino a distância ser uma realidade em muitas unidades de ensino superior, ainda há instituições sem estruturas para as aulas. Também não há o suporte necessário para os profissionais.

Entretanto, hoje no mercado há empresas que oferecem soluções digitais para serem aplicadas nas redes de ensino brasileiras.

Outro desafio é que as universidades precisam avançar e para isso é necessário ter uma nova cultura. Os professores, assim como os outros profissionais, precisam aceitar as mudanças, principalmente as tecnológicas.
Também é preciso olhar as particularidades do País.

Segundo um levantamento realizado pelo Comitê Gestor da Internet, responsável por monitorar a adoção de tecnologias da informação há 15 anos, 70 milhões de brasileiros têm acesso precário à Internet ou não tem acesso.

Para ter um ensino superior de qualidade em 2021, não dá para improvisar os recursos tecnológicos. As universidades e faculdades devem se preparar para evitar que professores cedam computadores ou compram pacotes de dados da Internet para que os alunos possam estudar.

Como será o ensino superior em 2021?

Sem dúvidas, o ensino superior terá muitos desafios em 2021. No entanto, se as instituições manterem os recursos digitais de forma planejada em suas salas de aula, poderão colher bons frutos. Entre eles, podemos destacar os profissionais criativos e capacitados.

Outra expectativa é a inteligência artificial presente no ensino superior. São vários recursos que já são implantados como plataformas digitais, que auxiliam professores e profissionais, promovendo assim uma verdadeira personalização do ensino.

Além disso, espera-se que em 2021, o ensino superior seja:

Mais flexível em relação ao currículo

A flexibilização curricular será uma realidade do ensino superior. O grande desafio das universidades e faculdades será ensinar aos estudantes apenas o que é importante saber.

O aluno terá no currículo o que o fará de diferente em relação aos outros profissionais que estão no mercado. Tudo será novo, inclusive a didática aplicada.

Um bom exemplo de como será o ensino superior em 2021 é o que acontece no Olin College of Engineering, nos Estados Unidos. Por lá, o ensino é centrado na resolução de problemas e não há departamentos acadêmicos ou professores com cátedra.

Mais acessível em relação ao conhecimento

Em 2021, as instituições de ensino superior deverão contar com uma biblioteca virtual. Desta maneira, o acesso ao conhecimento será mais simples e moderno. Há bibliotecas que possuem acervo de livros digitais de várias editoras e diferentes títulos em várias categorias profissionais e literárias.

A universidade ou faculdade que optar por uma biblioteca digital saberá que seus alunos terão todos os recursos disponíveis para enriquecer ainda mais seu nível de conhecimento. Além disso, quem trabalha na biblioteca, terá a sua disposição uma ferramenta tecnológica fácil e que dará acesso às obras das melhores editoras do País.

Também é importante falar das imensas possibilidades que o estudante terá em usar os serviços da biblioteca virtual. Ele poderá cumprir metas de leitura, imprimir páginas, compartilhar citações e trechos importantes nas redes sociais.

Mais moderno em relação a gestão

O ensino superior em 2021 será mais moderno em relação a gestão em sala de aula. Os professores deverão estar preparados para se adaptarem a gravarem cursos para que os alunos possam baixá-los e rever as aulas quantas vezes quiserem.

No Brasil, os diplomas das instituições brasileiras que são reconhecidos, mas certamente, em breve, poderão validar o ensino oferecido nas melhores universidades do mundo.

Pois, hoje, você assiste online e sem custo, aulas de instituições como Stanford.

Como se preparar para oferecer um bom ensino superior?

Veja como se preparar para o futuro com algumas ferramentas digitais:

Tenha um laboratório virtual

O laboratório virtual tem softwares que realizam experimentos realistas e sofisticados com os principais recursos de um laboratório físico.

Invista em uma rede com aulas digitais

Há empresas que oferecem uma solução tecnológica para os institutos de ensino superior investirem em aulas digitais, com materiais de apoio ao professor. É mais uma ferramenta que transforma o seu trabalho.

Agora você já viu como será o ensino superior em 2021, não é verdade? Fique atento às mudanças!

Quer conferir mais conteúdos como este? Veja 5 maneiras de tornar a sua instituição de ensino superior mais inovadora!

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados