Saiba como escolher as melhores disciplinas eletivas no ensino superior para destacar a sua IES e atrair mais estudantes interessados!


A partir da Reforma Universitária de 68, foi estabelecido o regime de matrícula por disciplina, o qual acompanha um sistema de créditos para controlar a integridade da conclusão dos cursos.

Nesse sistema, a instituição de ensino superior oferece aos estudantes uma série de disciplinas obrigatórias, eletivas e optativas. Cada disciplina obrigatória possui uma carga horária específica e cada uma tem um peso na conclusão do curso.

De acordo com as regras do Ministério da Educação (MEC), o mínimo para uma graduação é uma carga horária de 2.400 horas e o máximo é de 7.200 horas.

As disciplinas eletivas são aquelas escolhidas livremente pelo aluno entre as disciplinas obrigatórias e que não estejam incluídas entre as disciplinas optativas. Desse modo, o estudante seleciona as disciplinas que melhor atendam seus objetivos profissionais ou que possam enriquecer sua experiência acadêmica. 

Como escolher as melhores disciplinas eletivas para a minha IES?

Para ajudar a sua Instituição de Ensino Superior a selecionar as melhores disciplinas eletivas, preparamos um infográfico completo com muita informação relevante. Faça o download gratuito agora mesmo! 👇

hed-banner download disciplinas eletivas

BAIXAR INFOGRÁFICO!

Outro aspecto importante é que a IES deve auxiliar o estudante a escolher as melhores disciplinas que vão complementar a sua grade curricular e essa é uma grande preocupação dos gestores e docentes.

Mas existem algumas práticas que podem ajudar os estudantes a selecionar com sabedoria e responsabilidade ramificações de estudo que realmente poderão agregar para o futuro profissional. Veja:

  • Faça treinamento para educadores para orientação dos estudantes;
  • Monte eventos ou fóruns de discussão a respeito das disciplinas eletivas;
  • Dê preferência para disciplinas que utilizem recursos tecnológicos inovadores;
  • Obtenha uma solução educacional específica com disciplinas completas e recursos adicionais.

Como você pôde perceber, as disciplinas eletivas são fundamentais na formação superior dos estudantes. Com elas, é possível construir uma trajetória acadêmica personalizada e atualizada, principalmente quando levamos em conta os principais objetivos profissionais e as mudanças significativas do mercado de trabalho.

Aproveite para fazer o download gratuito do material em seu dispositivo e consulte sempre que precisar! 👇 

BAIXAR INFOGRÁFICO!

 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados