A Biblioteca Virtual evolui em grande velocidade com um acervo digital para se adaptar às mudanças tecnológicas. Saiba quais são as vantagens para sua IES!


  1. Biblioteca digital e virtual, são iguais?
  2. Acervo Digital: ponto de encontro para artistas, cientistas e empreendedores
  3. Como um Acervo Digital ajuda a minha instituição de ensino?
  4. Por que é tão importante usar uma Biblioteca Virtual?
  5. Como tirar o máximo de um acervo digital na minha instituição de ensino?
  6. As 5 melhores Bibliotecas Virtuais do mundo!

As bibliotecas foram fundamentais para o desenvolvimento do ser humano. Atualmente, evoluíram para um ambiente virtual, dinâmico e moderno. Portanto, é necessário ter uma plataforma virtual eficiente para que seja possível administrar um acervo de qualidade. Principalmente, para atender à alta demanda por conteúdo multidisciplinar em apenas alguns cliques.

Com o crescimento da internet no final dos anos 90, as instituições acadêmicas começaram a enxergar o enorme potencial da Biblioteca Virtual. Logo, assumiram a tarefa de digitalizar suas bibliotecas e transformá-las em pontos de acesso globais. Essa iniciativa transformou radicalmente a forma de adquirir conhecimento.

Por mais que os materiais não estejam fisicamente presente em nosso espaço de estudos, é acessível para nós termos diversas versões digitais.

Mas será que as ferramentas interativas que algumas plataformas oferecem são suficientes para engajar os estudantes na leitura?

Embora seja verdade que "Conhecimento é poder", atualmente, o Big Data representa a espinha dorsal das empresas de desenvolvimento humano e instituições de ensino. Então, como é possível tirar o máximo de proveito do acervo digital?

"Chegou um momento em que eu tinha lido todos os livros na biblioteca da escola [...]. Tentei convencer o bibliotecário a encomendar mais livros para mim. Então comecei a ler a Enciclopédia Britânica." - Elon Musk.

A pandemia global teve uma reviravolta dramática na educação a distância. Acelerou um processo que já era inevitável. Ter bibliotecas virtuais que permitam que alunos e professores acessem conteúdo de qualidade de forma imediata e remota.

Isso forçou as instituições de ensino a abandonar o conceito de bibliotecas tradicionais (vistas como espaços simples para consultar livros), e transformá-las em pontos dinâmicos de crescimento acadêmico, econômico e cultural.

O papel do acervo digital na sociedade é tão essencial hoje em dia que vale a pena entender como realmente funciona, quais são as alternativas mais viáveis e, acima de tudo, as enormes vantagens que trarão à sua instituição. Acompanhe!

Biblioteca digital e virtual, são iguais?

À primeira vista, eles operam da mesma forma, embora haja algumas diferenças notáveis. Veja só um comparativo abaixo:

Biblioteca digital Biblioteca Virtual
A Biblioteca Britânica define como: uma série de "Coleções e conteúdo digital organizados e disponibilizados ao público". Como podemos ver, a biblioteca digital tem as mesmas funções de uma biblioteca tradicional, mas a partir de um backup não físico que nos permite catalogar e preservar em espaços muito menores uma enorme quantidade de conteúdo. Emula o ambiente de uma biblioteca tradicional e orienta o usuário a localizar conteúdo em formatos que vão desde um PDF ou e-book até arquivos multimídia (podcast e audiobooks). Por trás do que parece ser um simples sistema de pesquisa, há um imenso banco de dados vinculado a outros sistemas que garantem ao usuário um universo de informações.

Então, qual é a diferença entre uma Biblioteca Digital e Biblioteca Virtual? Simples, a biblioteca virtual independe de espaço físico: não atua como um backup digital da biblioteca tradicional, mas a substitui para se tornar um ambiente puramente virtual, suportado através de um servidor e um ambiente web.

Nova call to action

Acervo Digital: ponto de encontro para artistas, cientistas e empreendedores

Um acervo universitário virtual não é uma simples "digitalização" de conteúdo, é uma nova forma de acessar o conhecimento por meio da "possibilidade de realizar comunicações remotas e diálogos entre indivíduos e grupos" para transmitir fluxos de informações em todas as disciplinas.

Vale ressaltar que a Biblioteca Virtual não se limita aos círculos acadêmicos: nos últimos anos, expandiu sua influência para o setor empresarial, graças à sua capacidade de interconectar comunidades de empreendedores que todos os dias demandam mais e melhores recursos para sua formação.

Projetos tão ambiciosos quanto o Leadership Brief: Fortalecendo bibliotecas como hubs empreendedores, surgiu da necessidade de transformar o pessoal do serviço de biblioteca em "conselheiros" capazes de interligar esses grupos de empreendedores com ideias e leituras semelhantes, ampliando assim suas oportunidades de evolução.

Como um Acervo Digital ajuda a minha instituição de ensino?

acervo digital universitario para ensino superior beneficios

A Biblioteca Virtual quebra as barreiras do espaço físico e o uso de recursos limitados. Se você ainda tem dúvidas sobre seus benefícios, considere todas essas vantagens que uma biblioteca tradicional não lhe oferece.

  1. Rompe com o limite de espaço-tempo do livro físico:
    icone-economizar-tempoA sua IES para de depender de registros burocráticos, tempo de entrega e espera por títulos existentes.

  2. Oferece acessibilidade total:
    icone-socialO acervo digital não tem horário de funcionamento ou apresenta cópias limitadas. O estudante pode "visitá-lo" a qualquer momento e de qualquer lugar do mundo por meio de qualquer dispositivo.

  3. Desenvolve uma cultura inclusiva:
    icone-compaixaoA maioria das bibliotecas online tem formatos amigáveis para pessoas com determinadas limitações auditivas ou visuais.

  4. Expanda a variedade de formatos:
    icone-escreverAs leituras são enriquecidas com arquivos multimídia, além de infográficos, galerias e jogos interativos.

  5. Rentabilidade atrativa:
    icone-analise-evolucaoTanto para a instituição quanto para o estudante. Muito menos funcionários para gerenciar o acervo digital serão necessários. E como a maioria dos catálogos são gratuitos, é possível acessá-los sem gastar um centavo.

  6. Preserva o ambiente universitário:
    icone-networkingSendo formatos não físicos, o custo do papel é zero. Também não é necessário alocar recursos para sua conservação. Além disso, o processo de armazenamento e manutenção serão muito mais eficientes e ágeis.

  7. É constantemente atualizado:
    icone-aprendizagem-rapidaTer as últimas edições é uma prioridade para a Biblioteca Universitária. Isso torna o acervo digital indispensável para a comunidade científica e acadêmica. Principalmente, porque eles precisam estar cientes de novas descobertas em seu campo de estudo.

Por que é tão importante usar uma Biblioteca Virtual?

É muito fácil se perder no mar de informações digitais. A busca frenética por dados e o mau hábito de "pesquisar" por tudo nos levou a sofrer um tipo de ansiedade ou angústia gerada por uma superexposição à imensa quantidade de informações descartáveis. Imagens de baixa qualidade e informações desordenadas surgem a cada segundo, um fenômeno conhecido como Infoxication.

Diante desse grave problema, as bibliotecas virtuais atuam como um farol que guia o estudante de forma segura e confiável para conteúdo de qualidade específica para seus estudos. Como seu interesse não é comercial, o ambiente da Biblioteca Virtual foi projetado para evitar distração nas pesquisas.

Leia também: 👉 11 diferenciais da Biblioteca Virtual da Pearson

Como tirar o máximo de um acervo digital na minha instituição de ensino?

acervo digital universitario para ensino superior importancia

Para obter todas as vantagens de uma Biblioteca Virtual é preciso conhecer a fundo as necessidades da instituição, especialmente na área de recursos acadêmicos, para projetar um plano de conversão digital que nos permita migrar do livro físico para um verdadeiro ambiente virtual de aprendizagem.

  • Estabeleça os objetivos: para onde o projeto está indo, busca promover a leitura, otimizar o conteúdo acadêmico, engajar os estudantes nas aulas? O que você espera atingir com uma Biblioteca Virtual?
  • Transição digital segura: se você quiser criar sua própria Biblioteca Virtual, será um processo mais trabalhoso, já que consiste em digitalizar todo o conteúdo disponível na biblioteca física por meio de critérios prioritários, começando pelo conteúdo de maior demanda.
  • Sobre os conteúdos: o material deve ser atrativo para o aluno e comunidade acadêmica, ter recursos multimídia, atualizados ou constantemente atualizados.
  • Gerencie um ambiente amigável: o acervo digital deve ser extremamente intuitivo e fácil de navegar. Lembremos que, na pedagogia, menos é mais. Uma plataforma simples, mas eficiente, sempre será mais atraente.
  • Garanta que todos saibam: gerar campanhas de divulgação da Biblioteca Virtual, vincular atividades de classe e projetos acadêmicos, promover o link para o site e criar comunidades virtuais (grupos de estudo e pesquisa) são atitudes que geram interação constante com o acervo.
  • Bibliotecas vivendo juntas em harmonia: é um erro comum considerar a Biblioteca Virtual para substituir completamente a biblioteca física. Embora isso seja possível, é melhor manter ambos os sistemas para maior aquisição de usuários.
Leia também: 👉 Conheça o acervo da Biblioteca Virtual da Pearson

As 5 melhores Bibliotecas Virtuais do mundo!

acervo digital universitario para ensino superior como usar

Já aconteceu com você quando navega na Internet por horas sem encontrar o que você realmente estava procurando? É tão fácil se perder no mar de informações, que há anos bibliotecas virtuais têm sido avaliadas pela sua qualidade de informação. Saiba quais são os melhores acervos de conteúdo que já passaram pela nossa história.

1. Biblioteca Digital Mundial:

Sua missão é compartilhar gratuitamente e em diversas linguagens textos fundamentais de culturas ao redor do planeta, a fim de "promover a compreensão internacional e intercultural", fornecendo recursos de alta qualidade para a comunidade acadêmica e leitores em geral.

2. Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes:

Criada em 1999, é uma das bibliotecas pioneiras em espanhol. Seu catálogo ultrapassa 200 registros bibliográficos que vão desde artigos de pesquisa, material histórico e jornalístico em formatos audiovisuais, som e até vídeos em linguagem de sinais.

3. Europeana:

Esta biblioteca é uma janela para o universo infinito da arte, ciência e cultura, embora também ofereça espaço para tecnologia, esporte e entretenimento. Possui mais de 2 milhões de arquivos digitais traduzidos em mais de 20 idiomas e é, sem dúvida, um dos espaços virtuais mais recomendados para universitários.

4. Biblioteca Cibernética:

Ela se autodenomina "a maior biblioteca virtual do mundo", e possui mais de 130.000 títulos. Como ela se destaca das outras? Simplesmente por apresentar uma seção chamada biblioteca cibernética escolar, destinada exclusivamente aos textos acadêmicos.

5. Google Books:

É verdade que o Google Books não atende aos critérios de uma biblioteca virtual (já que é um mecanismo de busca). Mas certamente vale a pena acrescentar nessa lista, se levarmos em conta que, tecnicamente, essa plataforma foi a base para o que conhecemos hoje como o gigante das pesquisas na Internet.

O Google Books surgiu de um "projeto de tecnologias digitais aplicado às bibliotecas da Universidade de Stanford". Sergey Brin e Larry Page trabalharam para este projeto e criaram um mecanismo de busca de livros digitais chamado BackRub, no qual eles contavam para desenvolver os algoritmos PageRank que moldaram o Google que conhecemos hoje.

Se você quiser conhecer e aproveitar todas as vantagens de uma biblioteca virtual de qualidade, conheça a Biblioteca Virtual da Pearson Higher Education, um grande repositório de conteúdo dinâmico e personalizável, onde você pode aplicar abordagens pedagógicas de ponta, como gestão emocional, autocontrole, abordagem baseada em competências, fortalecer o senso de liderança, entre outras habilidades que beneficiarão a vida acadêmica, social e profissional dos seus estudantes.

Teste Grátis!

 

Referências bibliográficas

Vance, A., & Martín, L. F. (2017). Elon Musk (Edición mexicana): El empresario que anticipa el futuro (2a ed.). Paidós, México.

Han, B. C. (2016). Por favor, cierra los ojos. Alianza Editorial.

Lebert, Marie (2011). Del libro impreso al libro digital. Proyect Gutemberg.

 

* Traduzido e adaptado do Blog Pearson Latam

 

 

Fique por dentro das tendências e inovação educacional no Ensino Superior!

👉 Siga-nos nas redes sociais!  icone facebook com link para a rede social  icone linkedin com link

 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados