Atualmente, a produtividade e competitividade das empresas depende muito das habilidades digitais de seus colaboradores estarem alinhados com as demandas do contexto atual, e são essenciais para manter uma filosofia organizacional de inovação constante.
- Quais são as habilidades digitais e por que elas são tão importantes?
- 8 habilidades digitais essenciais para o emprego do futuro!
2.1 Gestão da informação
2.2 Comunicação digital
2.3 Trabalho colaborativo virtual
2.4 Visão digital estratégica
2.5 Liderança Digital
2.6 Segurança digital e solução técnica de problemas
2.7 Automação de escritórios e edição de conteúdo
2.8 Saúde Digital & Bem-Estar
Desde o início da era digital, habilidades relacionadas ao uso da internet, redes e dispositivos inteligentes evoluíram para um caminho sem volta. Mas as habilidades digitais não se limitam às aplicações pessoais do dia a dia, mas tornaram-se essenciais para executar atividades em qualquer área de atuação.
Com o surgimento do Marketing Digital, das tecnologias em nuvem e do trabalho remoto —para citar apenas algumas tendências —, as ferramentas digitais são pilares cada vez mais importante de nossas atividades de trabalho, não importa qual seja nossa profissão.
Um colaborador atualizado nesse sentido representa maior produtividade, flexibilidade, competitividade e inovação para a empresa, além da valorização profissional. É por isso que, juntamente com as famosas soft skills, os recrutadores estão priorizando o domínio e compreensão de certas tecnologias-chave no momento de selecionar e avaliar os candidatos. Acompanhe!
Quais são as habilidades digitais e por que elas são tão importantes?
As habilidades digitais se referem tanto ao conhecimento especializado quanto a uma compreensão geral e integrada das tecnologias com as quais vivemos diariamente, uma vez que a grande maioria tem acesso a partir de dispositivos móveis.
Estima-se que 4,66 bilhões de pessoas em todo o mundo sejam usuários de internet, o que representa quase 60% da população mundial. Entretanto, na realidade há uma pequena fatia que pode se orgulhar de ter um conjunto de habilidades digitais que permite executar atividades de forma eficiente a nível profissional na economia 4.0.
Ter habilidades digitais significa, de forma geral, usar, integrar e aproveitar diferentes ferramentas para facilitar e agilizar o trabalho. Além disso, entender a hipertextualidade e omnicanalidade de conteúdo e informação, bem como as lógicas digitais que intervêm nos movimentos de mercado e indústria.
Atualmente, a produtividade, competitividade, flexibilidade e adaptabilidade das empresas depende muito das competências digitais dos colaboradores para colaborar com uma cultura organizacional saudável e com a inovação no mercado.
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8 habilidades digitais essenciais para o emprego do futuro!
Assim como nas soft skills, quando falamos de habilidades digitais é difícil estabelecer uma diferenciação rigorosa, pois muitas vezes se sobrepõem umas às outras. No entanto, em linhas gerais, podemos identificar oito grandes áreas que são atualmente as mais valorizadas pelas empresas. Veja!
1. Gestão da informação
Implica, entre outras coisas, saber navegar na Internet, como e onde procurar recursos, produtos e serviços; saber como gerenciar, rastrear e organizar informações em uma biblioteca pessoal de conteúdo, por meio de pastas, guias ou assinaturas; identificar a validade, atualização e confiabilidade das fontes e distinguir entre diferentes formatos de arquivo.
No campo empresarial, essa habilidade também significa entender a utilidade do big data, além de saber interpretar estatísticas e indicadores universais de desempenho, como o número de visitas a um site ou seguidores nas redes sociais de uma marca.
Por exemplo: uma pessoa com habilidades digitais em gestão da informação é perfeitamente capaz de distinguir entre conteúdo patrocinado e uma notícia ou um estudo científico, mesmo que o anúncio se apresente como "notícia científica".
O profissional também compreende que cada usuário gera muitas informações comportamentais através de uma "pegada digital" única que pode ser aproveitada para obter indicadores gerais da atividade do cliente e tomar melhores decisões de negócios.
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2. Comunicação digital
A habilidade da comunicação digital significa poder criar relações pessoais e profissionais no contexto virtual, saber como e quando enviar mensagens, informações ou anexos, do canal ao formato adequado; e o domínio da chamada netiquette ou "etiqueta web", ou seja, as regras de cortesia da Internet.
Da mesma forma, inclui a familiarização com a comunicação assíncrona, e aquela que ocorre ao vivo, mas remotamente em eventos, reuniões ou webinars, podendo usar corretamente a ferramenta de videoconferência, participar e entender sem nos distrair com detalhes técnicos.
Por exemplo: uma pessoa com habilidades de comunicação na era digital sabe distinguir quando uma mensagem pode ser enviada pelo WhatsApp e quando é melhor enviar um e-mail institucional formal. Além disso, quando pode enviar um arquivo compactado em baixa resolução e quando não pode; em que momento é relevante fazer certos tipos de solicitações; como você pode agendar uma chamada de vídeo em grupo com seus colaboradores, etc.
3. Trabalho colaborativo virtual
Refere-se à capacidade de usar ferramentas para desenvolver trabalhos em equipe assíncronso ou remoto. Por exemplo: documentos na nuvem, edição colaborativa de arquivos em tempo real, calendários de tarefas e plataformas de gerenciamento de projetos como Trello ou Asana.
Essa habilidade também se refere à inteligência social necessária para que o trabalho em equipe remoto seja harmonioso, por isso está intimamente relacionado à competência de comunicação.
Por exemplo: uma pessoa com competências de trabalho colaborativo digital é capaz de acompanhar fluxos de trabalho virtuais, usar nomenclatura e organização adequada para arquivos compartilhados, entregar seu trabalho em tempo hábil e entender como sua contribuição impacta positiva ou negativamente o trabalho dos outros.
4. Visão digital estratégica
Isso significa que o profissional é capaz de projetar como as ferramentas digitais ajudam a tornar a organização mais eficiente. Além disso, pode identificar novas oportunidades de negócios relacionadas à inovação tecnológica e tendências de consumo, também detectar quando os comportamentos virtuais do público-alvo estão mudando e quais ajustes deve fazer em seus serviços, produtos ou comunicação para se manter em sintonia com os usuários.
Por exemplo: um diretor da área de atendimento ao cliente em uma cadeia de restaurantes de fast food que, sem ser especialista em e-commerce, pode identificar a tendência crescente de encomendar alimentos em casa por meio de aplicativos móveis e, consequentemente, propõe um projeto para desenvolver um aplicativo próprio adaptado às necessidades de seus clientes.
5. Liderança Digital
Significa poder gerenciar uma identidade virtual, pessoal ou empresarial, com grande visibilidade e aprovação entre os stakeholders, desde a criação ou distribuição de conteúdo orgânico de valor (ou seja, não publicidade) e a interação correta nas redes sociais.
Uma pessoa com liderança digital tem noções sólidas de marca e marca pessoal, pode conscientemente diferenciar seu perfil digital pessoal e privado daquele que é profissional e público. Além disso, sabe como evitar e mitigar crises de imagem em ambientes virtuais, além de fazer propostas inovadoras em diferentes canais e redes sociais.
A liderança digital é essencial para profissionais independentes e consultores ou colaboradores relacionados à comunicação corporativa, mas também é muito apreciado que um trabalhador que não tem nada a ver com essas áreas tenha uma presença digital "limpa", positiva, proativa e congruente com os valores da organização.
6. Segurança digital e solução técnica de problemas
Essa habilidade está relacionada à capacidade de identificar, evitar e/ou corrigir todos os tipos de riscos ou problemas comuns no campo digital.
Por exemplo: software malicioso, tentativas de golpe, vulnerabilidade de dados pessoais ou confidenciais, perda de informações por falta de backup, roubo de identidade, violação de direitos autorais e licenças, etc.
Simplificando, significa que, sem precisar ser um especialista em segurança cibernética, você sabe como manter você e todos os funcionários da empresa seguros, como proteger seus dados pessoais e aqueles que a empresa confia a você, e como responder de forma rápida e eficiente a qualquer situação suspeita.
Além disso, tem a capacidade de diagnosticar e resolver problemas técnicos superficiais.
Por exemplo: se uma falha de conectividade no WiFi tem a ver com a recepção do computador ou com o modem, ou se um programa não funciona corretamente devido à falta de atualização.
7. Automação de escritórios e edição de conteúdo
Significa ter, pelo menos, noções de ciência da computação e uso de software suficiente para aprender rapidamente a usar programas específicos de automação de escritórios.
Por exemplo: pacotes Windows e outras ferramentas administrativas, como um CRM (Customer Relationship Management), um ERP (Enterprise Resource Planning) ou um CDP (Customer Data Platform). São tecnologias cada vez mais presentes em todos os tipos de organizações.
Além disso, as habilidades básicas da edição simples de conteúdo, como imagens, vídeos e conteúdo da Web, são altamente valorizadas.
Por exemplo: quando falamos de um colaborador do departamento de marketing que também pode projetar artes simples para redes sociais quando o designer não está disponível.
8. Saúde Digital & Bem-Estar
Por fim, essa é uma das habilidades digitais menos comentadas, mas ainda é altamente importante. Isso significa que somos capazes de manter um equilíbrio saudável entre o tempo que passamos online e o tempo que estamos desconectados, que sabemos identificar e evitar riscos psicológicos, sociais ou ergonômicos quando estamos usando dispositivos inteligentes, e que podemos fazer uma avaliação crítica e informada das vantagens e desvantagens da conectividade e suas práticas associadas.
Por exemplo: uma pessoa com a competência da saúde digital e do bem-estar sabe que não é apropriado passar muito tempo nas redes sociais ou brincar com aplicativos, ou mesmo realizar atividades de trabalho quando dificulta o autocuidado de alguma forma.
As habilidades digitais são as novas prioridades das instituições de ensino, pois visam proporcionar mais e melhores oportunidades para os futuros profissionais. Convidamos você a conhecer os 6 benefícios do desenvolvimento profissional no Ensino Superior!
Referências bibliográficas
Segrera-Aarellana, Jesús Rafael, & Paez-Logreira, Heyder David, & polo - Tovar, Alexander Alberto (2020). Competencias digitales de los futuros profesionales en tiempos de pandemia. Utopía y Praxis Latinoamericana, 25(11),222-232.[fecha de Consulta 26 de Octubre de 2021]. ISSN: 1315-5216. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=27964922015
Banco Mundial (2019). Informe sobre el desarrollo mundial 2019. La naturaleza cambiante del trabajo. Recuperado de: https://www.bancomundial.org/es/publication/wdr2019
Banga, K., y te Velde, D. W. (2019). Preparing developing countries for the future of work: understanding skills-ecosystem in a digital era. The Pathways for Prosperity Commission on Technology and Inclusive Development. Oxford. 29
Traduzido e adaptado do Blog Pearson Latam
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