O aluno precisa de uma experiência de ensino completa. A plataforma de aprendizagem leva a educação da sala para qualquer lugar. Conheça Brightspace D2L!


  1. O que é gestão de aprendizagem?
  2. Qual a importância de um sistema de gestão de aprendizagem na IES?
  3. Por que optar pela plataforma de aprendizagem Brightspace D2L?
    3.1 10 Benefícios exclusivos da Brightspace D2L
    3.2 Promove a personalização do ensino

Atualmente, trabalhar com uma plataforma de aprendizagem é imprescindível, independentemente se a instituição em questão é de Ensino Superior, Médio ou Fundamental.

Afinal, o modo de aprender mudou. Além de o método passivo não proporcionar mais os bons resultados de antes, hoje o aluno não pode limitar sua sede de conhecimento à sala de aula.

Aliás, isso ficou bem perceptível com a pandemia de Covid-19 e a necessidade de estudar em casa.

A seguir, você vai entender o que é uma plataforma de aprendizagem e por que o sistema Brightspace D2L é a melhor escolha. Confira!

O que é gestão de aprendizagem?

learning management system lms plataformas de aprendizagem brightspace pearson higher education

Durante muitos anos, a jornada de aprendizagem foi fixa: o professor falava e o aluno escutava.

Com a expansão do acesso à internet, novas formas de aprendizado surgiram e se modernizaram. O aluno percebeu que não precisa apenas ouvir — ele também aprende trocando experiências e ensinando. Foi aí que o método passivo perdeu a sua força, dando oportunidade para que metodologias ativas mostrassem outras maneiras de assimilar conhecimento.

Certamente, a escolha de matérias deve obedecer às determinações do Ministério da Educação (MEC). No entanto, o ensino pode ser personalizado. O formato, embora extremamente importante, muitas vezes não se adapta às particularidades dos estudantes e não oferece oportunidades para que possam ir além daquilo que lhes é oferecido.

Nesse contexto, surge a gestão de aprendizagem, que foca no nível de assimilação dos alunos. Para isso, o ensino visa um aprendizado integral, valorizando o conhecimento teórico e prático que será usado em diversas esferas da vida do educando.

Esse conceito, porém, não se limita ao que acontece em aula. Toda a gestão da escola é modificada, pois é preciso reservar parte do orçamento para investir em soluções inovadoras e eficazes de educação, além de trazer os responsáveis por essas ferramentas para dentro do sistema de ensino.

Para a aprendizagem em si, é essencial adotar metodologias que consigam unir ação e tecnologia. Isso, é claro, deve começar por uma mudança substancial das técnicas usadas pelos professores. Assim, o estudante se torna protagonista do seu próprio conhecimento.

Qual a importância de um sistema de gestão de aprendizagem na IES?

Um dos meios para que isso seja possível é a plataforma de aprendizagem, também denominada sistema de gestão da aprendizagem (Learning Management System ou LMS).

Disponível online, esse recurso pode ser acessado dentro ou fora da sala, durante ou após o horário de aula, de modo a oferecer ao aluno mais oportunidades para estudar.

Uma plataforma desse tipo conta com duas interfaces:

  • do administrador: é aquela que será gerida pela instituição. Nela, o gestor vai criar, organizar e gerenciar todos os conteúdos que pretende disponibilizar. Além disso, terá acesso a métricas fundamentais para entender o uso. Por fim, ele pode extrair relatórios com dados completos;
  • do aluno: é aquela que o estudante visualiza ao longo de seus estudos. Será nela que acontecerá o processo de aprendizado. Tudo o que ele vê foi previamente escolhido pelo administrador.

Por que optar pela plataforma de aprendizagem Brightspace D2L?

Criada pela multinacional de tecnologia D2L, a Brigthspace é utilizada por escolas, universidades e corporações do mundo inteiro.

Agora também está disponível entre as soluções da Pearson Higher Education — e a um passo de estar presente em sua instituição de ensino.

Resumidamente, a Brightspace D2L é uma plataforma de gerenciamento para que cada aluno atinja o seu máximo potencial.

Essa ferramenta permite o controle de todo o processo de ensino-aprendizagem, proporcionando uma experiência diferenciada a todos os envolvidos.

10 Benefícios exclusivos da Brightspace D2L

plataformas de aprendizagem brightspace pearson higher education

  1. seu público em primeiro lugar: pensada para oferecer uma boa experiência a alunos e professores;
  2. personalização: cada instituição tem uma plataforma de aprendizagem adaptada às suas necessidades;
  3. simplicidade: criação de cursos completos graças a funcionalidades como a de arrastar e soltar conteúdos;
  4. responsividade: adequação a diferentes dispositivos, como computadores, smartphones e tablets;
  5. acessibilidade: recursos que possibilitam o acesso a todos, o que proporciona inclusão;
  6. resultados: visualização de dados sobre o uso por meio de relatórios detalhados;
  7. consultoria com especialistas: a Pearson acompanha de perto o crescimento de cada cliente;
  8. compatibilidade: se integra facilmente a diversas ferramentas;
  9. conteúdo sempre em dia: atualizações fáceis e sob o controle da sua instituição;
  10. segurança: investimentos de duas gigantes da tecnologia educacional para oferecer o que há de mais seguro em termos de plataforma de aprendizagem.

Personalização do ensino

Como vimos, a plataforma permite um uso flexível, que seja a cara da sua instituição de ensino.

Ao trabalhar com uma plataforma de aprendizagem, você pode notar um certo padrão de layout, o que a tornaria a experiência digital semelhante à dos concorrentes.

Isso não acontece com a Brightspace, pois a ferramenta conta com diversos recursos que tornam sua solução única.

Essa personalização pode ser feita de diversas maneiras:

  • disponibilização de diferentes conteúdos em condições de liberação — depois de terminar determinada tarefa ou após algum tempo de curso, por exemplo;
  • automatização de notificações com agentes inteligentes;
  • comentários personalizados com mensagens de vídeo;
  • slides simples ou conteúdo multimídia dinâmico;
  • uso da marca da instituição nos cursos;
  • discussões online em grupos;
  • alteração da interface.

A Pearson Higher Education busca oferecer as melhores ferramentas para sua escola ou IES. E isso vai além da tecnologia: nossos especialistas estão à disposição para ajudar você a lançar cursos, desenvolver novos serviços e tirar o máximo de proveito de seus dados.

Viu como a plataforma de aprendizagem correta permite que a sua instituição ofereça um novo nível de ensino aos seus alunos? Para saber mais sobre a Brightspace D2L e outras soluções, baixe a apresentação completa sobre a solução e conheça a nova experiência educacional para Ensino Superior!

Baixe a Apresentação!

 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados