As bibliotecas virtuais têm permitido que a experiência educativa oferecida pelas IES seja muito mais flexível, significativa e acessível. 

  1. Por que as bibliotecas virtuais realmente possibilitam uma experiência educacional mais significativa?
    1.1. Sistemas de gestão de bibliotecas: conhecimento ao alcance de um clique 
    1.2. Acesso ampliado aos recursos: o mundo na palma de sua mão
    1.3. Bibliotecários com um papel mais próximo e estratégico
    1.4. Educação on-line muito mais versátil e enriquecida
    1.5. Novas tecnologias que redimensionam o conhecimento 
    1.6. Maior personalização e interação com o conhecimento
  2. Biblioteca Virtual da Pearson para inovação educacional

A chegada da biblioteca virtual no cenário educacional conseguiu que se convertessem de armazéns de livros a prodígios digitais que refletem a essência da adaptabilidade. A revolução na gestão de bibliotecas que tem surgido nas últimas décadas evidencia a relação simbiótica entre inovação e tradição, mas, sobretudo, cria uma experiência educacional com a qual os bibliotecários do passado nem ousaram sonhar. 

O debate sobre as vantagens das bibliotecas físicas sobre as bibliotecas virtuais é algo que praticamente ficou no passado, pois se tornou claro que não é necessário escolher entre uma e outra, mas que as instituições de formação profissional podem desfrutar do melhor dos dois mundos, sem deixar de aproveitar as qualidades únicas das bibliotecas físicas como espaços silenciosos e livres de distrações para estudar e fazer projetos em equipe. 

Certamente você já sabe que uma biblioteca digital é uma ferramenta essencial em sua universidade hoje, mas sabia que ela também pode ser um dos pilares de sua proposta de valor educacional, ajudando a formar egressos muito mais preparados para enfrentar os desafios de amanhã?

Por que as bibliotecas virtuais realmente possibilitam uma experiência educacional mais significativa?

Por-que-bibliotecas-virtuais-possibilitam-uma-experiência-educacional-mais-significativa

A união entre tecnologia e conhecimento atemporal mantém as bibliotecas firmes em sua missão de promover o aprendizado, a curiosidade e a conexão entre todos os seres humanos, mas a transformação digital vai além da mera conveniência; as plataformas eletrônicas ampliam o alcance do conhecimento para além dos limites dos volumes físicos, permitindo aos usuários que acessem e-books, artigos e conteúdos multimídia de suas casas, democratizando o acesso ao conhecimento e adaptando-se a diferentes estilos de aprendizagem. 

Em torno do conceito de biblioteca virtual orbitam algumas ferramentas, tecnologias e metodologias fundamentais que servem de pontes para que toda essa disponibilidade de conhecimento atualizado e estratégico possa ser muito mais bem utilizada. Vejamos seis das maneiras mais relevantes pelas quais as bibliotecas digitais tornam a experiência de aprendizagem mais significativa:

1. Sistemas de gestão de bibliotecas: conhecimento ao alcance de um clique  

Por meio de sistemas de gestão de bibliotecas, estas evoluíram de meros repositórios estáticos de informação para centros de conhecimento dinâmicos e práticos. Equipadas com tecnologias avançadas como RFID, inteligência artificial (IA) e até mesmo a internet das coisas (IoT), as bibliotecas mais inovadoras estão perfeitamente equipadas para enfrentar os desafios da era digital, que incluem a necessidade de acesso dinâmico e ágil a fontes de informação físicas e virtuais. 

Além disso, as bibliotecas virtuais podem ser facilmente integradas aos sistemas de gestão da aprendizagem (AVA), permitindo aos educadores que incorporem recursos diretamente em seus cursos e materiais didáticos, melhorando assim a consistência e a relevância dos conteúdos educacionais.

2. Acesso ampliado aos recursos: o mundo na palma de sua mão  

As bibliotecas virtuais fornecem acesso a uma ampla gama de recursos digitais, incluindo e-books, revistas acadêmicas, artigos e multimídia. Isso significa que alunos e educadores têm à sua disposição uma quantidade e uma variedade de informações muito maiores do que poderiam encontrar em uma biblioteca física tradicional. 

Como se isso não bastasse, eles podem acessá-los a partir de seus dispositivos móveis, fomentando habilidades de pesquisa e pensamento crítico. Os alunos aprendem a pesquisar, avaliar e sintetizar informações de diversas fontes com um olhar crítico, uma habilidade fundamental na era da informação.

3. Bibliotecários com um papel mais próximo e estratégico

Entre outras coisas, as bibliotecas virtuais permitiram aos bibliotecários que evoluíssem além de seu papel tradicional e se tornassem facilitadores para estudantes, professores e pesquisadores navegarem no vasto e em constante mudança mundo da informação digital

Esses profissionais estão sempre criando coleções virtuais, fazendo curadoria e organizando uma ampla variedade de referências on-line para garantir que os usuários acessem as informações mais pertinentes e confiáveis.  

Além disso, tornaram-se transmissores de conhecimento que é imperativo para “aprender a aprender”, por exemplo, ensinando habilidades essenciais que permitem aos usuários identificar, analisar e alavancar efetivamente os recursos on-line, garantindo que o conhecimento permaneça acessível e enriquecedor para todos. 

4. Educação on-line muito mais versátil e enriquecida

Para muitos estudantes, professores e universidades, a transição para a educação on-line tem sido um desafio, mas também uma oportunidade para desenvolver novas habilidades e paixões. Ao contrário das bibliotecas físicas, as bibliotecas virtuais estão disponíveis a qualquer momento, permitindo aos alunos que acessem materiais de estudo de acordo com os próprios horários e necessidades, o que facilita o aprendizado autônomo e flexível. 

Para alunos com deficiência ou que vivem em áreas remotas, as bibliotecas virtuais também removem barreiras físicas e geográficas, oferecendo oportunidades iguais de acesso à educação profissional de qualidade.

5. Novas tecnologias que redimensionam o conhecimento  

As bibliotecas virtuais estão caminhando decisivamente para a integração de tecnologias emergentes, como a realidade virtual (RV) e a realidade aumentada (RA), que oferecem experiências educacionais imersivas e cativantes. Essas tecnologias permitem aos alunos que explorem ambientes históricos, científicos ou literários de maneira interativa, enriquecendo a compreensão e o engajamento deles quanto ao material de estudo. 

Por outro lado, para quem tem preocupações relacionadas à legalidade e aos direitos autorais, a implementação da tecnologia blockchain em bibliotecas virtuais promete revolucionar a autenticação e a segurança dos recursos digitais, garantindo acesso confiável e protegido às informações.  

banner pearson higher education inscreva-se em nossa newsletter

6. Maior personalização e interação com o conhecimento

A personalização é apoiada por algoritmos e tecnologias de IA capazes de adaptar a experiência de aprendizagem do usuário às necessidades, aos interesses e às preferências individuais dele. Ferramentas de personalização, como a criação de listas de leitura de acordo com o perfil do aluno, funcionalidades que possibilitam anotações em textos e acesso a recomendações baseadas em interesses anteriores, estimulam maior interação e aprofundamento dos tópicos de estudo. 

As bibliotecas virtuais também facilitam muito o trabalho em equipe em projetos universitários, que exigem muita colaboração e comunicação, permitindo a alunos e educadores compartilhar notas, avaliações e sugestões em tempo real. A personalização, com a ampliação das possibilidades de interação, promove uma aprendizagem mais significativa e adaptada aos desafios do mundo atual.

Biblioteca Virtual da Pearson para inovação educacional

Biblioteca-Virtual-da-Pearson-para-inovação-educacional

Nem todas as bibliotecas digitais conseguem elevar o nível de qualidade educacional acima das expectativas da era da informação. No entanto, a Biblioteca Virtual Pearson é uma ferramenta com o suporte de nossas décadas de experiência no ensino superior e nosso compromisso com a inovação tecnológica. 

Nossa biblioteca virtual, contém mais de 15 mil obras e o acervo é atualizado constantemente, disponíveis para seus usuários a partir de qualquer dispositivo inteligente. A plataforma não apenas complementa os programas acadêmicos de sua universidade e fornece a seus professores e alunos praticamente todas as informações confiáveis de que precisam em um só lugar, como também se integra perfeitamente a seus sistemas de gerenciamento de aprendizagem existentes. 

Com recursos de aprendizagem mais personalizados, seus alunos e professores poderão agilizar os estudos, as pesquisas, os projetos e o planejamento deles com:

  • Ferramenta de busca avançada.
  • Marca-texto e notas individuais para estudos avançados.
  • Referências.
  • Cartões de estudos para memorização.
  • Criação de lista de livros para que o aluno encontre facilmente as obras que necessita.

Invista agora mesmo em uma plataforma de ponta que impulsiona um aprendizado virtual significativo e adaptável. Com uma vasta gama de conteúdo de autores e editoras renomadas, a Biblioteca Virtual Pearson, pioneira no Brasil, com mais de 18 anos, é a escolha perfeita para a gestão do conhecimento na era digital. Veja o Case de Sucesso da PUC Minas e a Biblioteca Virtual da Pearson! 

ebook gratis case de sucesso biblioteca virtual e PUC minas

Referências

AJIBADE, P.; MUTULA, S. Virtual Learning: A Disruptive Service in Academic Libraries. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1108/LHTN-07-2020-0067. Acesso em: 19 jan. 2024. 

SARKAR, Laksman. Importance of Virtual Library in Higher Education in Present Era: A Challenge for Indian Educational Library System Importance of Virtual Library in Higher Education in Present Era. Naihati, W. B.: RBC Evening College, 2022. 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados