As credenciais digitais estão ganhando cada vez mais popularidade e prevê-se que possam mesmo substituir a formação profissional tradicional. 

  1. Quais são os recursos das credenciais digitais?
  2. Importância e vantagens das credenciais digitais 
  3. Desafios das credenciais digitais na formação profissional
  4. Selos digitais: uma solução para os desafios de validade
  5. Personabilities da Pearson: selos digitais nas principais habilidades interpessoais

Hoje, além de adquirir todos os conhecimentos e habilidades que são fundamentais em sua área profissional, todo estudante universitário deve aprender a aprender ao longo da vida. As credenciais digitais, também chamadas de microcredenciais, são uma das melhores estratégias para promover esse objetivo. 

As microcredenciais são particularmente relevantes para os novos percursos de aprendizagem universitários e para a cooperação com as empresas. Embora essas certificações ainda não possam ser consideradas educação formal, elas são cada vez mais valorizadas tanto no território da competência profissional quanto dentro das próprias universidades, que já começam a incorporá-las como um dos pilares de sua oferta de valor educacional.  

De fato, 85% das universidades concordam que credenciais digitais são importantes para o futuro, especialmente porque se adaptam melhor às novas realidades sociais e permitem a mais pessoas que adquiram habilidades de empregabilidade. Por sua vez, empresas proeminentes como Apple, Google, IBM e Bank of America não exigem mais diplomas formais para suas contratações, e até mesmo fornecem certificações profissionais e programas educacionais, muitas vezes em colaboração com instituições de ensino superior. 

Hoje vamos aprender mais sobre credenciais alternativas, a importância e como você pode aproveitá-las em sua universidade.

Quais são os recursos das credenciais digitais?

Quais-são-os-recursos-das-credenciais-digitais

Credenciais digitais são certificações em competências ou habilidades específicas que são obtidas em cursos de curta duração, geralmente com duração inferior a um ano. Embora tenham começado como uma alternativa ao ensino universitário, tornaram-se, paradoxalmente, uma estratégia que cada vez mais universidades estão adotando.  

O fenômeno precursor das credenciais digitais foram os cursos on-line abertos e massivos (MOOCs), que foram rapidamente adotados por algumas das universidades mais prestigiadas do planeta para tornar alguns de seus programas de especialização acessíveis a um público mais amplo graças ao formato on-line. Embora isso tivesse algumas restrições, milhares de pessoas puderam começar a obter certificações em negócios, tecnologia e outros ramos que, sem a validade de um curso universitário de quatro anos, endossaram algumas competências-chave que estavam em alta demanda no local de trabalho. 

Essas certificações ganharam aceitação tanto de estudantes quanto de empregadores e são consideradas uma nova forma de educação na era pós-pandemia. Seu valor no mercado de trabalho tem aumentado, com estatísticas mostrando que o ano de 2020 ficou conhecido como o “ano das credenciais digitais”.  

Credenciais digitais podem ser obtidas por meio da conclusão de cursos em várias plataformas on-line, como Google, Coursera, EdX, LinkedIn Learning etc. O Google, por exemplo, oferece um programa de “Certificado Google” que, em tese, equivale a quatro anos de experiência profissional. Além disso, eles podem ser completamente independentes e reconhecidos individualmente, mas também podem ser modulares, o que significa que fazem parte de programas mais amplos que buscam uma educação mais completa.  

Algumas de suas principais características são as seguintes:

  • Eles se concentram em habilidades específicas ou conjuntos de habilidades em demanda no mercado de trabalho.
  • Eles são mais baratos do que os programas de graduação tradicionais e podem ser concluídos em um período mais curto de tempo.
  • São mais acessíveis e flexíveis; muitos programas estão disponíveis on-line e permitem aos alunos que aprendam no próprio ritmo.
  • Eles podem substituir os diplomas universitários em áreas de habilidades em constante evolução, como tecnologia.  
  • A avaliação baseia-se na demonstração de habilidades e competências, em vez de horas de estudo ou créditos acumulados.
  • Eles ajudam a construir um perfil de pós-graduação único e diferenciado que permite ao aluno potencializar sua inserção no mercado de trabalho.  
  • Frequentemente, eles reconhecem a aprendizagem que ocorre fora das salas de aula tradicionais, como aprendizagem baseada no trabalho, cursos on-line, oficinas etc.
  • Eles são oferecidos por uma variedade de organizações, incluindo universidades, empresas privadas, plataformas de educação on-line e organizações profissionais. Muitas dessas credenciais são desenvolvidas ou validadas por empresas ou setores específicos.

Essas características refletem uma mudança no cenário educacional e de emprego, no qual a flexibilidade, a relevância e a acessibilidade estão se tornando aspectos fundamentais: as universidades estão cada vez mais engajadas com os empregadores para a concepção e a implementação de tais credenciais, a fim de fornecer aos estudantes as habilidades e os conhecimentos necessários para ter sucesso em suas carreiras. 

Embora o conceito de credenciais digitais seja amplo e ainda esteja em plena construção, todas precisam ser mensuráveis, reconhecíveis, cumulativas e rastreáveis, o que significa que precisam permitir aos usuários que verifiquem a própria educação e as habilidades adquiridas ao longo do tempo.  

Leia também: 👉 Credly é o certificador oficial da ferramenta Personabilities

Importância e vantagens das credenciais digitais

Importância-e-vantagens-das-credenciais-digitais

A obtenção de um diploma profissional convencional pode envolver anos de estudo, um investimento financeiro considerável e, em muitos casos, não garante uma preparação eficaz para o mundo do trabalho. Esses programas tradicionais representam um ônus financeiro significativo aos indivíduos e suas famílias, bem como às empresas e à sociedade, considerando tanto as despesas diretas quanto os custos associados.  

Além disso, a digitalização e a automação estão acelerando a “obsolescência” de muitos empregos, com uma estimativa de que 85 milhões de trabalhos desaparecerão nos próximos quatro anos. Os novos postos de trabalho que surgirão como resultado da mudança no panorama tecnológico estarão de mãos dadas com uma necessidade urgente de a mão de obra adquirir competências emergentes. 

Como se não bastasse, o impacto da pandemia no mercado de trabalho acelerou o equivalente a uma década, no espaço de apenas um ano, essas tendências de reskilling e upskilling que já vinham se formando em anos anteriores. Os empregadores não tiveram escolha a não ser começar a reconhecer o valor das habilidades alternativas e aumentar a inclusão no mercado de trabalho, já que a tecnologia permite arranjos de trabalho mais flexíveis para os funcionários, com base em suas habilidades específicas, e não apenas em seus diplomas acadêmicos. 

Perante essa situação, um número crescente de estudantes e empregadores está optando por credenciais digitais, como certificações e distintivos digitais, que oferecem formação mais relevante, de menor duração e mais acessível, servindo tanto como alternativa como complemento às graduações tradicionais. 

Embora as credenciais digitais sejam geralmente associadas ao mundo da tecnologia ou dos negócios, também é uma realidade que qualquer pessoa que estude um campo não tecnológico pode se beneficiar delas, adquirindo habilidades e conhecimentos complementares que lhe permitam integrar melhor as novas tecnologias em seus respectivos campossoft skills no plano academico

Desafios das credenciais digitais na formação profissional

Dado seu crescimento exponencial, o mercado de credenciais digitais tornou-se altamente complexo por conta da infinidade de opções disponíveis, desde as oferecidas pelas instituições de ensino até as proporcionadas pelas diversas organizações. O crescente interesse em credenciais digitais por parte de governos, corporações, estudantes e universidades é impulsionado pelo desejo de melhor compreensão e participação nesse cenário em rápida evolução.  

No entanto, persistem desafios em termos de falta de regulamentação e reconhecimento entre diferentes organizações, sem um quadro comum de avaliação e acreditação. Por isso, todos os atores envolvidos nesse novo mercado (universidades, empregadores, governo, fundações, organizações sem fins lucrativos, empresas privadas etc.) devem priorizar a transparência nas informações e estabelecer padrões comuns de qualidade. 

Outro grande desafio é que algumas universidades não têm competências para oferecer esses cursos, e uma das principais preocupações é a falta de regulamentação, o que gera incerteza sobre sua validade no mercado de trabalho. A esse respeito, os governos devem intervir para garantir a qualidade, em vez de torná-las demasiadamente inflexíveis. 

Além disso, as universidades precisam considerar como integrar essas credenciais em estruturas nacionais para profissionais qualificados, o que pode ser um desafio a alguns países. No entanto, isso não anula as várias oportunidades apresentadas por credenciais digitais para melhorar as oportunidades de emprego de estudantes e graduados.

Leia também: 👉 Credenciais digitais ajudam a atrair alunos para as IES

Selos digitais: uma solução para os desafios de validade

Selos-digitais-uma-solução-para-os-desafios-de-validade

Os selos digitais, que simbolizam as credenciais digitais obtidas, são uma das melhores formas de rastrear sua validade, e podem ser facilmente compartilhados em plataformas e redes, a fim de que o perfil dos candidatos ganhe maior visibilidade e relevância para os empregadores. Eles podem ser classificados em três categorias principais:

  • Certificados que atestam a conclusão do curso, incluindo certificados de cursos on-line abertos e em massa.
  • Certificados que comprovem a conclusão de programas de treinamento, como bootcamps de programação ou programas de aprendizagem.
  • Certificações que validam habilidades específicas, por exemplo, soft skills, como trabalho em equipe ou responsabilidade social.

Embora atualmente não haja uma regulamentação generalizada, os metadados de um selo digital devem incluir:

  • O nome do selo.
  • A URL do endereço onde as informações relacionadas ao selo estão localizadas.
  • O nome e a URL da instituição e a área que o emite.
  • Uma descrição das habilidades, competências, conhecimentos ou atitudes desenvolvidas.
  • O valor da formação que dá origem ao selo e os critérios de acreditação.  
  • Datas de emissão e vencimento.  

Personabilities da Pearson: selos digitais nas principais habilidades interpessoais

Ao considerar opções alternativas de acreditação, as universidades podem melhorar a própria relação com os empregadores e as perspectivas dos estudantes e licenciados. Essas acreditações podem não só ser de natureza “técnica”, mas refletir competências interpessoais fundamentais, que são de interesse transversal para o mercado de trabalho em todos os setores.

Convidamos você a conhecer o Personabilities da Pearson, uma experiência de aprendizagem modular que complementa a formação profissional de seus alunos com soft skills de alta demanda. Com o Personabilities, eles não só desenvolvem habilidades que serão muito úteis no mundo do trabalho, mas também adquirem selos digitais em:

  • Responsabilidade social
  • Liderança
  • Comunicação
  • Trabalho em equipe
  • Pensamento crítico  
  • Autogestão

Ofereça a seus graduados mais oportunidades e aumente sua proposta de valor universitária. Aproveite esta e todas as soluções profissionais que nós, da Pearson, temos para você. Faça o download do nosso catálogo de soluções e conheça também as credenciais digitais do nosso programa de credenciamento Credly by Pearson

desenvolva soft skills na sua ies

Referências

TECNOLÓGICO de Monterrey. Credenciales alternativas & emociones en el aula virtual. 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BeZmub6z9CY. Acesso em: 13 dez. 2023. 

UNIVERSIDAD Autónoma de Nuevo León. Las credenciales alternativas como apuesta de la educación superior post-pandemia. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=sbYN9dBzMQ4. Acesso em: 13 dez. 2023. 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados