A motivação para aprender está diminuindo. Conheça sete maneiras de inspirar e incentivar seus alunos a se envolverem no aprendizado. 


  1. Estabeleça metas claras de aprendizagem
  2. Aumente a acessibilidade à aprendizagem
  3. Ofereça cursos de microcredencial
  4. Recompense conquistas com reconhecimento
  5. Desbloqueie oportunidades de carreira
  6. Demonstre valor de longo prazo
  7. Promova uma mentalidade de crescimento
  8. Comece hoje mesmo a aplicar essas estratégias na sua IES!

Sabemos que a motivação é um pilar fundamental e que denota o nível de qualidade da aprendizagem e do desempenho do estudante na universidade. O docente é o principal condutor desse processo, no qual pode impulsionar as potencialidades dos estudantes, além de afetar positivamente a forma como o discente enxerga o seu próprio caminho de aprendizagem. 

Motivação e aprendizagem caminham lado a lado. Conheça a seguir sete estratégias para colocar em prática e tornar as aulas ainda mais efetivas na universidade.

1 – Estabeleça metas claras de aprendizagem

Os alunos têm melhor desempenho quando sabem o que a instituição espera deles, pois o próprio resultado das metas de aprendizagem serão pontos de motivação. As instituições precisam alinhar os objetivos do aluno às necessidades e demandas de habilidades dentro da equipe.

Principais dicas:

Com o mapeamento de metadados, as badges das credenciais digitais podem ajudar a definir a próxima meta dos alunos depois da obtenção da primeira credencial digital, fornecendo recomendações contínuas para objetivos de aprendizagem relacionados com base nas habilidades e nos níveis de proficiência que o aluno alcançou.

2 – Aumente a acessibilidade à aprendizagem

A flexibilidade não é mais apenas uma vantagem educacional e sim uma necessidade. Hoje, proporcionar vários métodos de aprendizagem, como uma sala de aula on-line equipada com recursos digitais, é necessário para permitir aos alunos que aprendam de modo conveniente e eficaz.

Principais dicas:

Um sistema de gestão de aprendizagem (LMS, learning management system) de qualidade é fundamental para a criação de cursos que podem ser acessados a qualquer hora, em qualquer lugar. A plataforma Brightspace D2L integra-se com muitos softwares e aplicativos personalizados líderes do setor que podem ajudar nos planos de aula híbridos. Conheça mais sobre a solução abaixo: 

Leia também: 👉 Plataforma de aprendizagem: conheça o sistema Brightspace

3 – Ofereça cursos de microcredencial

Estruturar um plano de cursos modulares e autogerenciáveis que atendam às necessidades e aos horários dos alunos pode reduzir as barreiras de entrada, permitindo a eles que equilibrem o aprendizado com outras responsabilidades e tornando mais fácil que se mantenham motivados e engajados.

Principais dicas:

A plataforma Personabilities oferece 6 cursos de curta duração com foco nas principais soft skills que podem ser alocados em diferentes grades curriculares. Além disso, traz como diferencial a oferta das badges ou credencial digital quando o aluno finaliza o curso. Conheça mais sobre a solução abaixo: 

Leia também: 👉 Personabilities: complemente a grade curricular com soft skills

4 – Recompense conquistas com reconhecimento

As microcredenciais aprimoram os certificados em papel, reconhecendo não apenas o conhecimento em sala de aula, mas também as valiosas soft skills. Esses ativos on-line facilmente compartilháveis permitem aos alunos que visualizem prontamente os resultados do curso e obtenham reconhecimento por suas conquistas. Um excelente motivador, não é mesmo?

Principais dicas:

Toda vez que um aluno compartilha uma credencial digital que ganhou no curso, isso agrega um valor significativo para a competitividade da sua instituição de ensino, gera mais visibilidade para a marca, uma vez que a credencial digital leva o logotipo da IES. Além disso, os metadados podem melhorar a classificação do mecanismo de pesquisa das páginas do curso, gerando melhor posicionamento para o site da sua instituição e até mesmo a divulgação gratuita do mesmo.

5 – Desbloqueie oportunidades de carreira

Os estudantes estão exigindo maior clareza no valor que podem esperar de um investimento no ensino superior, seja um curso de graduação em tempo integral ou um curso livre. Para motivar os alunos a aprender, é crucial mostrar como os resultados de aprendizagem podem aumentar suas perspectivas de empregabilidade.

Principais dicas:

Anexe metadados detalhados a cada credencial digital emitida, que está relacionado a requisitos de trabalho específicos e padrões do setor. Isso ajuda seus alunos a aproveitar ao máximo suas conquistas educacionais e destacá-las no mercado de trabalho. 

CTA Banner Ensino Hibrido e Tecnologia Educacional

6 – Demonstre valor de longo prazo

Os estudantes desejam mais do que apenas um certificado para procurar emprego depois de investir em educação. As credenciais digitais proporcionam um perfil profissional robusto, mostrando suas habilidades e conquistas de diversas fontes.

7 – Promova uma mentalidade de crescimento

Promover uma mentalidade de crescimento motiva os alunos a continuar aprendendo (lifelong learning), com a crença de que as habilidades podem ser desenvolvidas por meio de trabalho árduo. As credenciais digitais mostram efetivamente as habilidades adquiridas, incentivando o crescimento contínuo.

Comece hoje mesmo a aplicar essas estratégias na sua IES!

Como pudemos perceber, as credenciais digitais têm se mostrado fundamentais para motivar os alunos com uma série de benefícios a todas as partes interessadas nas instituições. Se você que atua na docência deseja aprender como as credenciais digitais podem auxiliar nos planos de aula, agende uma demonstração com o nosso Consultor de Transformação Digital. Acesse a página da Credly By Pearson e saiba mais! 

Infográfico BoFu Ecossistema de soluções Digitais para IES

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados