Nesta palestra, Juliano Costa fala sobre o empoderamento do aluno diante de sua criatividade na educação a distância. Veja a cobertura na íntegra!


Do dia 20 a 24 de março aconteceu em Fortaleza-CE a 27° edição do CIAED (Congresso Internacional ABED de Educação a Distância).  Liderado pela ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância), o evento contou com a presença de grandes players do mercado educacional e também de instituições educativas de todo o canto do país.

O tema central do CIAED foi: modelos de Educação a Distância, como evitar o instrucionismo e privilegiar a criatividade?

A Pearson Higher Education não podia ficar de fora e marcou presença com um estande exclusivo e informativo representado com maestria pelos nossos executivos de vendas: André Barbosa, Gustavo Calixto, Erika Pumar e Maria Freitas.

equipe representantes de vendas pearson higher education

Na foto da esquerda para a direita: Maria Freitas, Juliano Costa, Erika Pumar e André Barbosa.

O empoderamento do aluno diante de sua criatividade na educação a distância

No dia 23 de março, Juliano Costa, VP de Produtos Educacionais na Pearson LATAM realizou uma palestra totalmente pertinente ao tema central do evento, a qual abordou a criatividade como uma habilidade de grande valor para o desenvolvimento da humanidade.

Juliano falou ainda sobre a relação da educação com o ambiente educacional e como isso pode influenciar diretamente no desempenho dos estudantes nas aulas remotas. Veja alguns destaques da palestra:

A integração da autonomia no processo criativo

Esclarecendo que na relação professor/aluno a autonomia deve ser estimulada, Juliano aborda que o empoderamento, por meio da criatividade, só acontece se houver espaço para o exercício da autonomia. 

Nesse contexto, como os estudantes se percebem autônomos? Veja alguns fatores importantes que devem ser levados em conta:

  • Acolhimento
  • Apoio
  • Estímulo
  • Confiança
  • Responsabilidade
  • Inclusão

Os alunos que se percebem autônomos em suas interações educacionais, seja com outros estudantes, seja com o professor, apresentam resultados positivos. Juliano explicou que os docentes podem observar as mudanças e o aumento significativo do desempenho nos seguintes aspectos: motivação, engajamento, desenvolvimento, aprendizagem, notas e estado psicológico. 

A criatividade é uma habilidade de grande valor e genuinamente humana. Na educação, pode ser evidenciada pelos percursos do estudante diante seus desafios acadêmicos e pela forma como toma suas decisões. Os espaços acadêmicos, físicos e virtuais, devem privilegiar o empoderamento de seus estudantes, a fim de que a criatividade seja manifestada e a autonomia exercida.

Metodologias ativas

São as Metodologias Ativas que ajudam os alunos a exercer a autonomia e o desenvolvimento da criatividade. Existem diversas possibilidades da aplicação das metodologias ativas. Entretanto, Juliano abordou na palestra o processo incidente para a prática do sistema de rubricas na aprendizagem, já que é um recurso essencial para melhorar o feedback aos alunos, promover agilidade, automação e produtividade nas aulas a distância.

Aproveite para conferir um resumo da palestra realizada na 27° edição do CIAED, por Juliano Costa:

juliano-costa-palestra-ciaed-27

Pearson Higher Education atende toda a região LATAM e desenvolve soluções tecnológicas eficientes e inovadoras para promover um ensino superior de excelência.

Estamos evoluindo para um aprendizado mais personalizado, virtual, equitativo e acessível a todos. Estamos transformando a forma de ensinar para uma experiência de aprendizado mais dinâmica, ágil e que vai ao encontro com a nova maneira de adquirir conhecimentos, com aulas virtuais e ensino a distância. Ajudamos os estudantes da sua IES a atingirem o potencial máximo!

 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados