A síndrome de burnout é uma realidade para muitos professores do ensino superior, devido à sobrecarga de trabalho e demandas acadêmicas intensas. 

  1. Reconheça os sinais do burnout!
  2. Saiba que você não é o único profissional a passar por isso
  3. Ainda há esperança — Como lidar com burnout

Você tem ouvido muito o termo "burnout"? O que é? Quais são os sinais? Como é diferente da simples exaustão física? A área de psicologia define o burnout como "um estado de exaustão emocional, mental e muitas vezes física, que é provocada por estresse prolongado ou repetido".  

Se você docente está passando por isso, veja a seguir como identificar e se cuidar!

Reconheça os sinais do burnout!

Se a maioria desses sintomas aparece no seu dia a dia, você pode estar experimentando burnout.

  • Problemas para começar a trabalhar ou começar o trabalho ou falta de motivação.
  • Percebe que seu desempenho no trabalho caiu.  Burnout pode acontecer lentamente, então compare seu desempenho com o de anos anteriores vs. semanas ou meses.
  • Está vivenciando mudanças em seus relacionamentos com aqueles ao seu redor, seja por ter mais conflitos ou que tenha se tornado uma pessoa mais retraída.
  • Passa muito tempo pensando no trabalho quando você não está trabalhando. Se você não pode desligar seu cérebro durante o tempo em família ou quando você deve estar dormindo, pode ser um sinal de que você está em modo burnout.
  • Acha mais difícil se concentrar. Se tornou mais difícil planejar uma palestra ou responder a uma pergunta complicada dos alunos?  

banner pearson higher education inscreva-se em nossa newsletter

Saiba que você não é o único profissional a passar por isso

Se você checou a maioria dos itens acima e está sentindo esgotamento, saiba que você não está só. 52% dos docentes dizem estar passando por burnout e 75% já experimentaram isso em algum momento de sua carreira. 

Kevin R. McClure, professor associado de ensino superior da Universidade da Carolina do Norte em Wilmington, compartilhou isso sobre sua experiência com burnout: "Eu me deparei com uma parede física e emocional. Eu estava cansado - cansado de uma forma que um cochilo não poderia consertar. No final de um dia particularmente longo, lembro-me de uma reunião do Zoom na qual um colega sugeriu que encontrássemos uma maneira de reconhecer nossos alunos de mestrado.  

Minha resposta imediata foi: "Temos que fazer isso?" Não foi característico o suficiente para outro colega dizer que estavam preocupados comigo.”
  
A pandemia parece ter aumentado o número de pessoas que sofrem de burnout. Uma pesquisa realizada pelo The Chronicle of Higher Education constatou que 70% dos docentes com quem falaram atualmente se sentiam estressados, enquanto em 2019 apenas 32% disseram a mesma coisa. Além disso, mais da metade dos entrevistados estava pensando seriamente em se aposentar ou mudar de carreira. 

Banner Ebook Tecnologia substituirá os professores

Ainda há esperança — Como lidar com burnout

Burnout, se não for identificado no momento oportuno, pode levar a sérios impactos em sua saúde física e mental. O professor McClure (com a ajuda de seu colega) reconheceu os sinais e foi capaz de fazer algo sobre isso e você também pode! 

Experimente algumas dessas técnicas ou pontos de vista diferentes para reorganizar a sua mente e suas ações.

  • Não veja o burnout como um fracasso. Isso pode acontecer com qualquer profissional das mais diversas áreas de atuação. 
  • Priorize a saúde mental (sono suficiente, boa nutrição, exercício, socialização de forma segura). Priorize você ao invés demandas desorganizadas. “Uma vida sem organização é um mar de caos sem fim” – Ulysses Matias.
  • Tire um tempo para fazer atividades ou hobbies que tirem sua mente do trabalho (ler, cozinhar, correr, música).
  • Encontre maneiras de expressar todas as suas emoções sobre qualquer situação ou fazer parte de um sistema de suporte ao próximo como ongs.

Quando se trata de burnout, é importante lembrar que você não está só - a maioria das pessoas experimenta isso durante um período de sua carreira. Existem muitos motivos para isso, seja a ansiedade em se capacitar, adquirir novas habilidades para crescer na profissão, seja por falta de organização e planejamento. 

Entretanto, há muitas maneiras de superá-lo, você só precisa reconhecer os sinais e tomar atitudes que tenham como foco o seu bem-estar e evolução pessoal. Repasse as informações, compartilhe com algum colega de profissão ou compartilhe em suas redes sociais para que possa alcançar mais pessoas que também precisam de ajuda. 

Referências

“10 Signs You’re Burning Out — And What To Do About It,”  Forbes, April 1, 2013. 

Mayo Clinic Staff, “Job Burnout: How to spot it and take action,” Mayo Clinic, June 5, 2021. 

Morrison, Courtney. “16 Employee Burnout Statistics You Can’t Ignore,” everyonesocial.com, May 4, 2021. 

McClure, Kevin R., “Burnout is Coming to Campus. Are College Leaders Ready?,” EdSurge, August, 14, 2020. 

Gewin, Virginia, “Pandemic burnout is rampant in Academia,” nature.com, March 15, 2021. 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados