Não importa quantas habilidades e certificações os jovens possuem, sem o apoio das soft skills certas é um desafio obter melhores posições profissionais. 

  1. Por que as hard skills dependem das soft skills para se potencializarem?
  2. Como você está fortalecendo as soft skills dos alunos da nova geração?
  3. 5 tendências que moldam o aprendizado de soft skills
    3.1. Certificações em soft skills são tão valorizadas como as certificações acadêmicas
    3.2. Upskilling e re-skilling
    3.3. O investimento pessoal no desenvolvimento de soft skills aumentará
    3.4. As soft skills devem se adaptar aos ambientes de trabalho remotos
    3.5. Gamificação, microlearning e realidade virtual

Uma das realidades emergentes mais relevantes da indústria e do mercado de trabalho é o interesse da geração de novos trabalhadores em obter uma formação integral que inclua experiência e aprendizado de soft skills. 

A educação universitária continua sendo valorizada por recrutadores e grandes empresas, mas o fator decisivo de contratação, cargo e permanência na empresa é a presença das soft skills estratégicas da Indústria 4.0. 

Esse fenômeno está necessariamente mudando a forma como as pessoas se preparam para bons empregos, bem como os critérios de seleção e avaliação dos candidatos. 

Estamos certamente no auge de um ponto de transição que mudará muitos aspectos na forma como as empresas se relacionam com o talento, mas também na forma como os profissionais optam por abrir oportunidades para si mesmos. Manter-se em sintonia com essas tendências é a melhor maneira de sua instituição de ensino se manter competitiva. Acompanhe!

Por que as hard skills dependem das soft skills para se potencializarem?

wepik-export-20240321154953WiFx (1)

Tem sido amplamente repetido que as hard skills e os conhecimentos aplicados podem ser aprendidos mais rapidamente do que as soft skills podem ser desenvolvidas, e isso se deve à noção amplamente aceita de que este último depende em grande parte de aptidões e atitudes que são bastante inatas à personalidade

Isso não significa que seja impossível aprender novas soft skills, porém o modelo tradicional de ensino médio e superior na maioria das instituições não possui (ainda) estratégias sólidas ou uma abordagem pedagógica que permita fortalecer aspectos como comunicação assertiva, negociação, trabalho em equipe, liderança ou autogestão, para citar apenas alguns.  

O desafio é que, não importa quantas habilidades e certificações técnicas possuímos em nossa área de conhecimento, sem o apoio das soft skills certas é muito difícil colocar nosso talento onde ele pode melhor florescer

Em outras palavras: podemos ser excelentes na teoria e na prática do que fazemos, mas para obter melhores posições e abrir desafios profissionais mais interessantes, é necessário saber navegar pelo mundo dos negócios com a ajuda de soft skills. 

Portanto, os profissionais das novas gerações estão buscando opções muito ativas para aprender soft skills que vão além dos programas acadêmicos tradicionais. 


soft skills no plano academico

Como você está fortalecendo as soft skills dos alunos da nova geração?

O aprendizado das soft skills é uma preocupação que começa a se manifestar a partir da seleção profissional na etapa do ensino médio, e que acompanha o estudante durante todo o seu desenvolvimento profissional. Os seguintes fatores são decisivos no momento de escolher a melhor universidade para cursar:

  • Busca por uma educação universitária mais abrangente 
    Ao escolher uma carreira e uma universidade, as instituições com maior ênfase na formação de soft skills como parte fundamental e não meramente complementar do programa acadêmico, são mais propensas a serem escolhidas pelos candidatos. 

    As universidades que investem mais recursos no ensino de soft skills abrem mais oportunidades de empreendedorismo e chances de empregabilidade para seus egressos, fortalecem sua reputação e desempenham um papel mais relevante no mercado de trabalho de suas áreas de ensino.
  • Aprendizagem autodidata e cursos especializados 
    Não podemos deixar de mencionar a enorme oferta de aprendizagem contínua, autodidata e/ou independente que está aparecendo no mercado na forma de cursos, seminários, workshops e serviços personalizados de coaching focados no desenvolvimento de soft skills. 

    O crescimento contínuo desse nicho de mercado mostra que os profissionais estão investindo cada vez mais em seu desenvolvimento pessoal, pois é uma das melhores ferramentas para obter um estilo de vida melhor. Se a universidade oferece um programa de desenvolvimento de habilidades, certamente será a sua melhor escolha.

5 tendências que moldam o aprendizado de soft skills

tendências-que-moldam-o-aprendizado-de-soft-skills

Embora as soft skills tenham ganhado relevância no cenário do trabalho por pelo menos duas décadas, a indústria teve mudanças vertiginosas nos últimos anos e nem as soft skills mais valorizadas nem a maneira de aprendê-las são as mesmas de antes. 

Abaixo, listamos cinco tendências globais que podem ajudar a moldar novos programas de aprendizagem de soft skills em diferentes tipos de instituições de ensino.

1 – Certificações em soft skills são tão valorizadas como as certificações acadêmicas

Em novos processos de recrutamento, uma forte preparação para liderança, gestão remota de equipes, sustentabilidade, inovação e comunicação assertiva bidirecional podem "vencer" uma preparação curricular/teórica mais abrangente. 

Da mesma forma, a experiência para a realização de objetivos concretos relacionados à área do conhecimento será mais importante do que as empresas listadas em um currículo. Ou seja, recém-formados que tiveram experiência significativa com projetos de inovação na universidade podem ter melhores oportunidades do que profissionais que têm mais experiência em negócios.

2 – Upskilling e re-skilling

De acordo com um estudo do McKinsey Global Institute, até 2030 aproximadamente 15% da força de trabalho terá que reorientar suas oportunidades profissionais graças à automação e digitalização de suas atividades. 

Reskilling é o aprendizado contínuo de novas habilidades para poder migrar para novas posições em diferentes áreas, enquanto upskilling significa otimizar as competências da nossa área para poder continuar crescendo nela. 

Ambos requerem ênfase considerável no aprendizado de soft skills relacionadas à versatilidade, flexibilidade, autogestão, negociação e liderança.

3 – O investimento pessoal no desenvolvimento de soft skills aumentará

Isso significa que aprender soft skills é um benefício extra tanto nas universidades quanto nas organizações empresariais. Ou seja, é um investimento adicional que os alunos estão dispostos a fazer e um valor agregado que é interpretado como um benefício adicional em ambientes corporativos, mas ao mesmo tempo se torna cada vez mais indispensável.

4 – As soft skills devem se adaptar aos ambientes de trabalho remotos

As soft skills mais importantes para o sucesso profissional hoje são, em sua maioria, de natureza transversal, ou seja, elas cruzam toda a organização e na maioria dos cargos. Com o surgimento do trabalho remoto, essas soft skills devem ser capazes de se adaptar a ambientes virtuais e digitais

Por exemplo, muitas pessoas acham que a habilidade de negociação é necessária apenas na área comercial, quando a realidade é que é fundamental para qualquer profissional que queira crescer dentro de uma empresa ou ter atividade independente. 

Por mais que as habilidades de negociação continuam a ter os mesmos fundamentos, o cenário em que eles são implantados agora é muito diferente, e para que essa habilidade se desenvolva, é necessário que seja mesclada com outras soft skills relacionadas ao uso de tecnologias digitais, por exemplo.

5 – Gamificação, microlearning e realidade virtual

Essas tecnologias estão permeando praticamente todos os ambientes de ensino formais e informais, desde a educação universitária online, o onboarding dos colaboradores, até a formação de empregos e aprendizado de soft skills. 

Gamificação refere-se à adaptação do processo de aprendizagem a um modelo lúdico que promove interesse e motivação por meio de recompensas e feedback positivo constante. 

Microlearning é um formato de ensino que, geralmente por meio de canais digitais, distribui pequenas "pílulas de conhecimentos" personalizadas e atividades que incentivam a aprendizagem contínua. 

Finalmente, a realidade virtual está se mostrando uma das melhores opções para o desenvolvimento de soft skills devido à possibilidade que oferece para recriar ambientes desafiadores de interação humana muito semelhantes aos desafios enfrentados pelos profissionais na vida real. 

Como você pode aproveitar essas tendências na sua instituição de ensino? Uma ótima maneira de começar é aproveitar a solução da Pearson Higher Education Personabilities, que tem como foco o desenvolvimento das 6 soft skills mais prestigiadas no mercado de trabalho e exigidas em diferentes carreiras. 

Convidamos você a aprender como a solução pode beneficiar a sua instituição com estudantes mais bem preparados para a inovação. Conheça Personabilities
 
desenvolva soft skills na sua ies

Referências

BERTRAND, O. (2000). Avaliação e certificação de competências e qualificações profissionais. Madrid: OEI 

Jennifer R. Burnett & Timothy C. Lisk (2019) O Futuro do Engajamento dos Funcionários: Monitoramento em Tempo Real e Ferramentas Digitais para Engajar uma Força de Trabalho, Estudos Internacionais de Gestão & Organização, 49:1, 108-119, DOI: 10.1080/00208825.2019.1565097 

GARCÍA FRAGA, J. e BUENO ARCAS, A.: "Qual a importância do credenciamento das qualificações profissionais hoje? O que são qualificações profissionais?", na ENSAYOS, Revista de la De Educa Facultadción de Albacete, nº 24 de 2009. http://www.uclm.es/ab/educacion/ensayos 

Danielle Hart (2019). Treinamento em Soft Skills: Tendências em Aprendizagem Digital e Tecnologias Emergentes. Blog da Indústria de Treinamento. Extraído de: https://trainingindustry.com/articles/leadership/soft-skills-training-trends-in-digital-learning-and-emerging-technologies/ 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados